JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Monografias Direito Civil

A importância da mediação e da conciliação

A preocupação com as grandes demandas judiciais e o problema da morosidade nas soluções judicias, trazem aos instrumentos de autocomposição, mediação e conciliação uma importância que potenializa a efetividade da duração razoável do processo.

Texto enviado ao JurisWay em 07/11/2017.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

A obrigatoriedade da mediação

 

            O Código Processual Civil exige que o autor indique na petição inicial se deseja ou não a mediação ou conciliação. Caso, não estiver presente esta informação o juiz determinará  que o autor a emende  no prazo de 15 dias (artigo 319 c/c 321). De igual maneira, o §5º do artigo 334 determina que o réu deverá manifestar o seu desinteresse na audiência de mediação, expressamente por escrito, pelo menos 10 dias antes do dia designado para a audiência.

            Não haverá audiência de mediação apenas quando ambas as partes se manifestarem expressamente, sobre o desinteresse pela composição consensual do litígio ou se a natureza da ação inadmitir transação (artigo 334, §4º).

            Entende-se, portanto, que o Código Processual de 2015 introduziu no sistema jurídico uma obrigatoriedade mitigada na composição de mediação, que é presumida e somente pode ser afastada por meio de anuência concreta dos litigantes.

            Caso haja o não comparecimento injustificado do autor e réu à audiência de mediação, é considerado como ato atentatório à dignidade da justiça, reincidindo a uma multa de 2% (dois por cento) do valor pretendido ou sobre o valor da causa, que será revertida em favor da União ou do Estado (artigo 334, §8º).

            Além disso, o Código de Processo Civil prevê dois casos de obrigatoriedade absoluta da mediação, em que o encaminhamento do processo para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e  Cidadania (CEJUSC), independentemente do consentimento das partes.

A primeira incidência deste encaminhamento se dá nas ações relacionadas à família. Em razão das peculiaridades e complexidades que envolvem os assuntos familiares, o Código preceitua haja um esforço considerável para satisfazer a solução do conflito consensualmente, o juiz deve dispor do auxílio de profissionais de outras áreas do conhecimento para a mediação e a conciliação. No parágrafo único, permite que o juiz, por meio de requerimento das partes, que estas se submetam à mediação extrajudicial ou de atendimento multidisciplinar.

A segunda hipótese estabelece no artigo 565, que nos litígios coletivos envolvendo posse de imóveis, havendo esbulho ou turbação alegada na petição inicial houverem ocorrido há mais de um ano e dia, antes de analisar o pedido liminar, o juiz deverá designar audiência de mediação.

 

 

A Conciliação no Código de Processo Civil

 

            No Instituto da conciliação também existe a participação de um terceiro, porém o poder decisório é exclusivo das partes envolvidas.

            O conciliador tem uma atuação mais ativa, podendo sugerir alternativas para as partes na solução do conflito. Segundo Fredie Diddier Jr., a conciliação é mais indicada nos casos em que não exista relação/vínculo entre as partes (DIDDIER JR., Fredie, 2013, p. 2019).

            Na definição do Conselho Nacional de Justiça, “o conciliador é uma pessoa que atua, de forma voluntária e após treinamento específico, como facilitador do acordo entre os envolvidos, criando um contexto propício ao entendimento mútuo, a aproximação de interesse e a harmonização das relações”. (online)

            Portanto, o conciliador atua como um esclarecedor das consequências nas decisões a serem tomadas, estando atento a todas as posições demonstradas e interesses de cada uma das partes.

            A conciliação é regida na maior parte, pela Resolução 125 de 2010do Conselho Nacional de Justiça, auxiliado pelo Código de Processo Civil 2015.

            A título de exemplificação da relevância dada ao instituto da conciliação, no atual código a palavra “conciliação” aparece 37 (trinta e sete) vezes, enquanto que no Código de Processo Civil de 1973 a expressão é encontra 10 (dez) vezes.

           

Da Homologação

 

            Quando há um acordo por meio da conciliação, esta deverá ser assinada pelas partes, ser homologada pelo juiz e assim, terá força de sentença.

            Caso o acordo homologado não seja cumprido pelas partes, é passível de gerar um procedimento de execução, uma vez que sendo homologada se torna um título executivo, conforme o artigo 515, inciso III, do CPC, que diz que a decisão homologatória de autocomposição extrajudicial de qualquer natureza é título executivo judicial.

            Conclui-se que uma vez resolvido o litígio entre as partes por meio de um acordo homologado pelo juiz, não há mais no que se falar em discutir aspectos do conflito, pois se fez coisa julgada material e põe fim à fase de conhecimento do processo.

 

O benefício da Conciliação e da Mediação

 

A primazia da conciliação e da mediação, para a solução de conflitos, é sem dúvida uma tendência mundial. Que em alguns países, como nos Estados Unidos, se iniciou e obteve sua relevância para dirimir litígios de maneira natural, pois faz parte daquela cultura resolver seus próprios problemas e buscarem a solução. No Brasil, a inauguração e predominância destes institutos se deram pelo volume de processos nas prateleiras.

Mas para que os benefícios sejam notórios, é preciso que a sociedade seja conscientizada, de forma a valorizar os métodos de solução consensual de conflitos.

            Com isto, a solução será mais célere, simples e barata. Contribuirá para a pacificação social, pois poderá resolver não apenas o litígio, mas o conflito entre as partes.

Para Dias (2015, p. 3)


Diante de um litígio, é preciso enfrentar as questões controvertidas de forma racional, desprezando as reminiscências fáticas motivadoras do conflito e as questões emotivas que podem representar uma barreira intransponível para a autocomposição. Os esforços dos envolvidos precisam trilhar no caminho do diálogo, sem priorizar o problema, o que seria um retrocesso, rompendo as barreiras do silêncio, da mágoa, do ressentimento, buscando, nas divergências, as convergências a fim de avançar rumo à composição do litígio de forma vantajosa para todos os envolvidos.

 

 

 

Conclusão

 

Os institutos de conciliação e mediação se apresentam como instrumentos que contribuem e promovem a pacificação social e além disso, ao convidarem os envolvidos a um diálogo, busca-se colocar fim à excessiva duração processual. Uma solução consensual é o corolário para a efetivação do princípio da razoável duração do processo.

Diante das necessidades da busca por uma resposta mais célere do judiciário e da otimização dos procedimentos, o Código de Processo Civil de 2015 valorizou os métodos de solução consensual de conflitos, com maior enfoque na mediação e conciliação.

Porém, para que os métodos sejam eficazes, não basta apenas a atuação de mediadores e conciliadores, mas é necessário que se faça uma mudança de cultura e de paradigmas na sociedade, fortalecendo a conscientização de que os meios consensuais são mais adequados para a solução dos conflitos.

Ao Estado, cumpre o dever de adotar medidas adequadas e dar suportes financeiros necessários para o funcionamento do sistema de solução consensual de conflitos, de maneira a atingir os objetivos propostos, para uma sociedade mais justa, menos conflituosa, igualitária e de acordo com os fundamentos assegurados na Constituição Federal.

A conciliação e mediação  são capazes de reduzir as demandas judiciais, trazerem a humanização dos processos e prestar a tutela jurisdicional de maneira rápida e efetiva, contudo, sem violar outras garantias constitucionais do processo.


Referências Bibliográficas

         Artigos doutrinários, http://bdjur.stj.jus.br/jspui/bitstream/2011/21276/utilizacao_mediacao_conflitos_processo.pdf. Acesso em 30 de junho de 2017.

         Revista Jurídica vol. 03, n°. 44, Curitiba, 2016. pp.597-630 DOI: 10.6084/m9.figshare.4667966

         SIX, François Jean. Dinâmica da Mediação, 2001.

         JÚNIOR, Rodrigues Edson Walsir. A prática da mediação e o acesso à justiça, 2007.

 

         TAVARES, Horta Fernando. Mediação e Conciliação, 2002.

 

 

 

 

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Mayara Gonçalves Barreto).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados