JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Deborah Caldeira Silva
Estudante de Direito. Faculdade Centro Universitário Monte Serrat- UNIMONTE. Servidora pública no setor admiistrativo.

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Civil

AÇÕES POSSESSÓRIAS

Texto enviado ao JurisWay em 13/05/2017.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Ações possessórias

 

1. cONCEITO DE POSSE

É o exercício aparente dos direitos da propriedade. A posse é apenas um dos elementos que caracteriza a propriedade. A posse está relacionada ao mundo da aparência.

Existem duas teorias que defendem a definição de posse. Uma delas é a teoria de Ihering, teoria adotada no Código Civil Brasileiro. Tal teoria tem caráter objetivo chamado de corpus que é a manifestação, ou melhor, a exteriorização de quem se comporta como dono.

A segunda teoria é de Savigny, teoria subjetiva que define aposse como a junção do corpus (a relação do homem com o bem) mais o animus dominni(vontade de ser dono). Na teoria de Savigny fica claro que para ter a posse, é necessária a manifestação da conduta de dono como o caráter objetivo, mais a vontade de ser dono como caráter subjetivo. Na teoria de Ihering basta a conduta.

No Direito Brasileiro, as ações possessórias são direitos reais que se aplicam na proteção do direito à posse de bens móveis e imóveis.

As ações possessórias são desmembradas em dois termos: as ações de posse nova são até o ano e dia do fato e, as ações de posse velha são as ações após ano e dia do fato.

A principal diferença entre elas é que na ação de posse nova é possível o requerimento de liminar de reintegração de posse imediata, desde que comprovado o lapso temporal que poderá ser concedida pelo juiz sem a obrigação do magistrado em ouvir a parte contrária. Ressaltando que se o juiz considerar necessário, ele designará uma audiência conhecida como justificação prévia.

 

1.1  Fungibilidade

às vezes é difícil a identificação de qual ação cabe ao caso, por isso que o direito brasileiro prevê a chamada fungibilidade.  Esse princípio permite ao direito considerar a impetração da ação possessória mesmo que ela esteja caracterizada de forma diversa do fato. Ex: O requerente solicita uma ação de reintegração de posse, porém o magistrado, ao analisar o pedido de reintegração, percebe que o caso se enquadra em uma ação de manutenção de posse. Com isso, o princípio da fungibilidade permite a não invalidação do requerimento por considerar difícil, até para o direito, a identificação de qual ação é cabível dependendo do caso. É possível também a cumulação de pedidos com perdas e danos, o desfazimento de obra ou plantação e multa para o caso de reicindência.

 

1.2 Cumulação e Duplicidade (Arts. 921 e 922 CPC)

As ações possessórias permitem a cumulação de pedidos como perdas e danos, penas inibitórias e desfazimento. O réu poderá demandar a sua proteção possessória. Lembrando que tal fato não se confunde com a reconvenção.

Pelo sistema do Código de Processo Civil existem três tipos de ações possessórias:

üReintegração de Posse;

üManutenção da Posse;

üInterdito Proibitório.

  

2. REINTEGRAÇÃO DA POSSE E MANUTENÇÃO DA POSSE

Ambas apresentam características semelhantes, portanto, serão consideradas conjuntamente, apenas destacando suas ínfimas particularidades.

Manutenção de posse - caracteriza-se pela existência de atos praticados que configuram a invasão que pode levar a perda da posse. É a turbação. (Perda parcial).

Reintegração de posse - está configurada por completo a perda da posse. O real proprietário não mais possui a posse de seu bem, com isso para recuperá-lo terá que ingressar com a ação de reintegração. É o esbulho (perda total).

Em nenhuma hipótese será discutido a ação de reconhecimento de domínio paralelamente com a ação possessória, conforme estabelece o artigo 923 do CPC amparado pela lei 6820/80.

 

2.1 Legitimados

A reintegração de posse e a manutenção da posse requerem do possuidor, que objeta recuperar ou proteger a posse do seu bem e foi impedido de exercer o seu direito em relação à propriedade, uma ação prevista e respaldada na lei. Para isso faz-se necessário a comprovação de que era o antigo possuidor e que perdeu tal privilégio por sofrer uma ofensa que ensejou a perda.

Um fato importante é a comprovação da data da ocorrência do fato, ou seja, da perda da posse.

“Art. 927. Incumbe ao autor provar:

I A sua posse;

II A turbação ou esbulho praticado pelo réu;

III A data da turbação ou do esbulho;

IV A continuação da posse, embora turbada, na ação de manutenção, perda

da posse, na ação de reintegração.” (Código de Processo Civil Brasileiro)

 

Art. 95 CPC. Local do bem. É uma competência absoluta embora envolva competência de foro, pois o juiz poderá remeter os autos ao juiz competente de oficio.

Para que o possuidor possa fazer uso destes dois instrumentos, é necessário de inicio que o requerente tenha (na hipótese de manutenção) ou tinha a posse anterior do bem (na reintegração).

O autor deverá também, no caso de turbação (manutenção da posse) provar quais os meios que ameaçam, impedem ou limitam o seu direito como possuidor. Tais meios por parte do invasor poderá ser de forma direta ou indireta. Na forma direta o bem é atacado diretamente com condutas concretas por parte do invasor sobre o imóvel. Na forma indireta, o invasor ou turbador usa de meios externos para atacar o direito de posse do possuidor.

Ex: O turbador usa a influência e impede que o real possuidor alugue o imóvel.

 

2.2.Procedimento legal

                 Em relação à lei devem-se considerar todos os requisitos elencados no artigo 282 CPC.

A liminar deve ser ajuizada e só é cabível na situação em que a perda da posse não tenha ultrapassado o período de um ano e dia, devendo respeitar o que determina os artigos 928 e 929 CPC.  O juiz poderá conceder a liminar sem ouvir a parte contrária, o réu no caso. Importante salientar que no caso da ação ser ajuizada contra pessoa jurídica de direito público, o juiz não poderá conceder a liminar sem ouvir o representante da parte contraria.

Para a contestação da ação, independente da concessão da liminar, o réu deverá ser citado,no prazo de cinco dias. No mais, é aplicado o rito ordinário. (artigo 930 e 931 CPC).

Quanto ao recurso cabível, independente o recebimento da liminar, cabe agravo com efeito devolutivo, visto se tratar de decisão interlocutória que, nesse caso, não põe fim ao processo.

 

 

3. do interdito proibitório

 

3.1 Características e requisitos

Há uma gradação nos atos perturbadores da posse, dando origem a três procedimentos possessórios distintos, embora com idêntica tramitação: ameaça, turbação e esbulho. Esta é a mais grave das ofensas, porque retira do esbulhado o poder de fato que exercia sobre a coisa, acarretando a perda da posse. A ação de reintegração de posse visa restaurar o poder fático anterior, restituindo-o ao prejudicado pelo ato ilícito. Em caso de turbação, que apenas embaraça o exercício da posse, mas não acarreta sua perda, é cabível a ação de manutenção da posse.

A terceira ação tipicamente possessória é o interdito proibitório. Tem caráter preventivo, pois visa a impedir que se concretize uma ameaça a posse. Para cada etapa, destarte, prevê-se uma ação específica.

Assim, se o possuidor está apenas sofrendo uma ameaça, mas se sente na iminência de uma turbação ou esbulho, poderá evitar, por meio da referida ação que venham a consumar-se.

Malgrado estejam bem definidas as características dos aludidos atos molestadores, situações há em que se torna extremamente tormentoso afirmar se o ato é de turbação, de esbulho ou simples ameaça. Não é qualquer receio que constitui ameaça suscetível de ser tutelada por meio da ação de interdito proibitório. Faz-se mister que o ato, objetivamente considerado, demonstre aptidão para provocar receio numa pessoa normal. Dispõe o art. 932 do Código de Processo Civil:

“O possuidor direto ou indireto, que tenha justo receio de ser molestado na posse, poderá impetrar aos juiz que o segure da turbação ou esbulho iminente, mediante  mandado proibitório, em que se comine ao réu determinada pena pecuniária, caso transgrida o preceito”

A ação de interdito proibitório pressupõe, portanto, os seguintes requisitos:

 a) posse atual do autor;

 b) ameaça de turbação ou esbulho por parte do réu;

c) justo receio de ser concretizada a ameaça.

O primeiro requisito é, portanto, a posseatual do autor. O artigo 932 supratranscrito afirma que a posse a ser protegida pode ser a direta ou a indireta. Na verdade, essa legitimação ocorre também para os outros interditos, não havendo razão para ser destacada no dispositivo em apreço. É certo que a posse a ser provada é a atual, pois se já a perdeu, por consumada a ameaça, o remédio apropriado será, então, a ação de reintegração de posse.

O segundo requisito – ameaça de turbação ou de esbulho por parte do réu – entrelaça-se com o terceiro que é o justo receio de que seja concretizada. Não é qualquer ameaça como foi dito que enseja a propositura dessa ação.

Consoante à lição de ADROALDO FURTADO FABRÍCIO, “o justo receio de um lado, é o temor justificado, no sentido de estar embasado em fatos exteriores, em dados objetivos. Nesse enfoque, não basta como requisito para obtenção do mandado proibitório o receio infundado, estritamente subjetivo – ainda que existente. Por tibieza de temperamento ou até mesmo por deformação psíquica pode alguém tomar como ameaça à posse o que não passa de maus-modos de um vizinho incivil”.

Nessa consonância, como assentou antigo julgado, “não basta à violência provável, porque o Código, exigindo que seja iminente, exige mais alguma coisa, que a violência seja quase certa diante das circunstâncias, dos indícios existentes traduzidos em atos que não tenham outra explicação senão a próxima violência a ser perpetrada”.

 

3. 2 Cominação de pena pecuniária

     O interdito proibitório assemelha-se à ação cominatória, pois prevê, como forma de evitar a concretização de ameaça, a cominação ao réu de pena pecuniária, caso transgrida o preceito. Deve ser pedida pelo autor e fixada pelo juiz, em montante razoável, que sirva para desestimular o réu de transgredir o veto, mas não ultrapasse, excessivamente, o valor do dano que a transgressão acarretaria ao autor.

Quem indica o valor da pena pretendida é o autor. Nem por isso fica o juiz adstrito a essa avaliação, podendo reduzi-la, mas não aumenta-la.

Consoante a lição de PONTES DE MIRANDA, se foi pedida a proibição de turbação e o réu esbulhou, além de se lhe aplicar a pena cominada por infração do preceito, expede-se contra ele o mandado de reintegração, liquidando-se na execução as perdas e danos em que for então condenado, ainda que acima da pena cominada, mas independente dela (art.374).

Assim, se a ameaça vier a se concretizar no curso do processo, o interdito proibitório será transformado em ação de manutenção ou de reintegração de posse, concedendo-se a medida liminar apropriada e prosseguindo-se no rito ordinário. Entretanto o contrário não é verdadeiro, isto é, ajuizada a ação de manutenção, não há mais lugar para ser intentado o interdito proibitório, por falta de interesse de agir.

Ao determinar a aplicação ao interdito proibitório, concernente às ações de manutenção e de reintegração de posse, o estatuto processual (art.933) permitiu, também, que se concedesse liminar em interdito proibitório, o que não era admitido na vigência do Código anterior.

Hoje não paira mais a dúvida sobre a possibilidade de se impetrar tal ação contra ato da Administração Pública, visto que o art.928 dispõe que a medida não será concedida in limine litiscontra as pessoas jurídicas de direito público, sem prévia audiência dos respectivosrepresentantes judiciais. A única restrição é que devem ser ouvidos os seus representantes legais antes da concessão liminar.

Proclama a Súmula 228 do Superior Tribunal de Justiça: “É inadmissível o interdito proibitório para a proteção do direito autoral”.

 

 REFERÊNCIAS

 

Código de Processo Civil atualizado.

GONÇALVES; Roberto Carlos. Direito Civil Brasileiro, volume 5: direito das coisas.8 ed. -  São Paulo: Saraiva. 2013.

 

VENOSA; Sílvio de Salvo. Direito Civil:direito reais. -  São Paulo: Atlas. 2011. – (Coleção direito civil: Vol.V).

 

 

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Deborah Caldeira Silva).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados