JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Jeferson Canova
Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas da Comarca de Mirandópolis-SP - Bacharel em Direito pela UFSM - Mestre em Direito Público e Evolução Social pela Universidade Estácio de Sá - Especialista em Direito Registral e Notarial.

envie um e-mail para este autor

Outras monografias da mesma área

DIREITO IMOBILIÁRIO: Aspectos Doutrinários e Instrumentais da Ação Renovatória de Locação à Luz da Lei Nº 8.245/91 com as Alterações da Lei Nº 12.112/09 (Nova Lei do Inquilinato)

A PENHORABILIDADE DO BEM DE FAMÍLIA DO FIADOR NOS CONTRATOS DE LOCAÇÃO

A Desapropriação Rural e o Papel do MST

INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA

Direito Real de Laje

Reflexos do Regime de Bens no Direito Imobiliário

Comprar ou desistir de imóveis de vendedores devedores

Regularização Fundiária na Amazônia Legal: Uma análise da Lei Nº 13.465 de 11 de julho de 2017

A Inconstitucionalidade na devolução dos valores pagos a título de comissão de corretagem

Limitações do Direito de Propriedade em convenções de condomínio e de acordo com o Novo Código Civil

Todas as monografias da área...

Monografias Direito Imobiliário

Custas, emolumentos e taxas no registro da aquisição imobiliária decorrente de Contrato de Consórcio perante o Cartório de Registro de Imóveis

Interpreta-se o art. 45 da Lei n. 11.795/08 no que se refere à cobrança de taxas, custas e emolumentos por ocasião da aquisição da propriedade imobiliária com autofinanciamento por sistema de consórcio, perante o Cartório de Registro de Imóveis.

Texto enviado ao JurisWay em 24/02/2017.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

A aquisição imobiliária por intermédio de sistemas de financiamento vem recebendo tratamento diferenciado pelo legislador federal. Assim, ocorre tanto nas aquisições imobiliárias, com financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação - SFH (art. 290 da Lei Federal nº 6.015/73), como nas com autofinanciamento por grupo de consórcios (art. 45 da Lei Federal nº 11.795/08).

 

 

 

 

 

Nesse norte, no tocante ao sistema de consórcio, o artigo 45 da Lei Federal nº 11.795/08, ostenta a seguinte disposição:

 

 

 

 

 

“ Art. 45.  O registro e a averbação referentes à aquisição de imóvel por meio do Sistema de Consórcios serão considerados, para efeito de cálculo de taxas, emolumentos e custas, como um único ato.”

 

 

 

 

 

Para fins de cobrança, a lei faz alusão a designação genérica de registro e de averbação no artigo 45. Assim, os atos de registro e os atos de averbação, sejam tantos quantos forem, serão considerados como ato único, para fins de custas, emolumentos e taxas, no sistema de consórcio, perante o Cartório de Registro de Imóveis.

 

 

 

Desse modo, na aquisição de imóvel, garantida por alienação fiduciária em favor do grupo de consórcio, só a compra e venda vencerá emolumentos, custas e taxas, sendo os demais atos gratuitos, como se vê no seguinte esquema:

 

 

 

R-1 – COMPRA E VENDA (EMOLUMENTOS E CUSTAS INTEGRAIS sobre o valor da transação ou do bem imóvel)

 

 

 

R- 2 – ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA OU HIPOTECA ( gratuita)

 

 

 

AV- 3 – AVERBAÇÃO DA AFETAÇÃO ( § 7º do artigo 5º da Lei nº 11.795/08.) ( gratuita)

 

 

 

 

 

Vale dizer, a lei contemplou o gênero registro/averbação como ato único, independente do número de atos de registro ou averbação a ser lançados em decorrência da aquisição por Sistema de Consórcio.

 

 

 

Isso porque, se a lei almejasse tratar em espécie os atos, os identificaria como “registro da aquisição” ou “ registro da garantia” ou ainda “ averbação da afetação”. Não o fazendo, tratou-os os de forma genérica, englobando-os, tanto o registro da aquisição, quanto da garantia e a averbação da afetação, como ato único para fins de cobrança de emolumentos.

 

 

 

O mote da lei é tratar igualmente as classes sociais mais e menos favorecidas, no tocante ao pagamento de custas cartorárias.

 

 

 

Eis que a classe mais favorecida, pagará tão somente o registro da aquisição da casa própria no Cartório de Registro de Imóveis, por adquiri-la à vista. Já a menos favorecida, pagará sempre dois registros (da aquisição e da garantia), por depender de (auto)financiamento para a aquisição da casa própria.

 

 

 

Assim, a finalidade de tais gratuidades é igualar, por meio de uma ação afirmativa, a classe mais e a menos favorecida, fazendo com que a menos favorecida desembolse, no registro da aquisição e da garantia da casa própria, a mesma quantia que o mais favorecido desembolsou. Com isso, a taxa do serviço público, pela entrega do mesmo bem jurídico (registro em cartório), é igualada para as classes mais e menos favorecidas, embora essas demandem a confecção de dois registros (aquisição e garantia) para alcançar o domínio tabular.

 

 

 

Tal ação afirmativa também é observada no financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (art. 290 da Lei Federal nº 6.015/73) em que o mutuário faz jus a desconto de 50% no registro da aquisição e da garantia no Cartório de Registro de Imóveis.

 

 

 

De toda sorte, acreditamos que reprodução “ipsis literis” de texto de lei na matrícula, como é o caso do § 7º do artigo 5º da Lei nº 11.795/08, é sempre gratuita, eis que, sendo o Estado o titular . Desse modo, tanto por intermédio da interpretação lógica, quanto da sistemática, o registro da aquisição e da garantia do bem imóvel, ao fim e ao cabo, devem ser considerados como ato único, para fins de cobrança, no sistema de autofinanciamento por consórcio.

 

 

 

Vale lembrar que, como a Corregedoria Geral de Justiça de SP não regulamentou, até hoje, a cobrança do registro da aquisição por consórcio, cada oficial de registro tem liberdade para interpretar o art. 45 da Lei nº 11.795/08, por meio da hermenêutica jurídica. Já as nossas eméritas entidades de classe se posicionaram pela opção de que o registro e a averbação mencionados no art. 45 se revelam como o registro da garantia e a averbação da afetação, respectivamente. Não há interpretação melhor ou pior, portanto, não se deve amaldiçoar quem pensa diferente.

 

 

 

De toda sorte, as duas interpretações são defensáveis, até que a Corregedoria Geral de Justiça do Estado de localização do Cartório, ou o Conselho Nacional de Justiça, em âmbito nacional, regulamente procedimento de cobrança uniforme acerca da aplicação do art. 45 da Lei nº 11795/08 na aquisição imobiliária por autofinanciamento por sistema de consórcio.

 

 

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Jeferson Canova).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados