JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

André Barreto Lima
André Barreto Lima é Advogado, Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Especialista em Direito Civil, Contratual e em Direito Tributário pela Universidade Anhanguera e FGV, Economista pela Universidade Católica do Salvador - UCSAL, formado em Contabilidade e Pós Graduado em Gestão Contábil pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Membro Associado do Instituto Brasileiro de Direito Tributário - IBDT. Possui diversos cursos nas áreas Pública e Privada, Ministrou aulas de Direito Civil atuando também como Consultor Empresarial nas áreas de Projetos, Auditoria, Tributária e Civil. Autor dos livros "Processo e Efetividade dos Direitos" e "Dano Moral" é também escritor diversos artigos científicos publicados nas áreas Jurídica, Econômica, Contábil, Social e Empresarial.

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Civil

A AUTONOMIA PRIVADA DO INDIVÍDUO

O presente artigo trata da questão da autonomia privada e das formas de exercício ode vontades dos indivíduos. Com o passar do tempo as vontades dos indivíduos não é suficiente para estabelecer esse contratos devido a função social.

Texto enviado ao JurisWay em 03/01/2017.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

André Barreto Lima*

 

RESUMO

O presente artigo trata da questão da autonomia privada e das formas de exercício ode vontades dos indivíduos. Com o passar do tempo as vontade do indivíduo não é suficiente para estabelecer esse contratos, vez que com a ascensão dos direitos sociais, tem-se agora os interesses da coletividade influenciando em todo processo.

 

Palavras-Chave: Vontade, Autonomia, Normatização, Positivação, Indivíduos.

 

* André Barreto Lima é Advogado, Especialista em Direito Civil para Universidade Anhanguera, Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia, Economista pela Universidade Católica do Salvador com formação em Contabilidade e Pós Graduação em Gestão Contábil pela Universidade Federal da Bahia. Possui Diversos cursos nas áreas Pública e Privada. Ministrou aulas de Direito Civil atuando como Consultor Empresarial nas áreas de Projetos, Auditoria, Tributária e Civil. É também escritor de diversos artigos publicados nas áreas Jurídica e Empresarial.

 

AUTONOMIA PRIVADA: LEGALIZAÇÃO DAS “VONTADES”

 

Quando fala-se em autonomia privada, preliminarmente é cabível fazer a distinção entre o conceito de autonomia de vontade e autonomia privada, vez que aquela diz respeito simplesmente à expressão livre da vontade das partes criando lei entre elas a partir do seu próprio alvedrio. Nesse sentido, Pargendler (2004, p.03):

 

O princípio da autonomia da vontade, desenvolvido no século XIX, sob influência da doutrina econômica liberal, funda-se sobre uma análise filosófica individualista dos direitos subjetivos. Partindo-se da premissa de que os indivíduos, em sua essência abstrata (Estado de Natureza), são livre e iguais, conclui-se que nada os pode obrigar, salvo o seu consentimento. Assim, a origem única das normas jurídicas, por definição obrigatórias, é o acordo de vontades.”

 Nesse prisma, tem-se que, segundo o entendimento e inspiração Kantiana, a autonomia de vontade nasce com o indivíduo e não necessita de nenhuma regulamentação a mais para que a mesma seja implementada, ou seja, se os indivíduos possuem a vontade a ser acordada, não vai ser a lei que vai determinar como ela vai ou não ser exercida.

 Por conseguinte, Pargendler (2004, p. 04) acrescenta que com o passar do tempo a vontade dos indivíduos não é suficiente para estabelecer esse vinculo a ser avençado, vez que com a ascensão dos direitos sociais, a valorização dos indivíduos, da função social, não só da propriedade, como também dos contratos:

 

Em havendo incongruência entre a vontade da parte e aquilo que socialmente transparece e é percebido pelo outro contratante, tende-se a atribuir prevalência a este último, sacrificando, assim, a vontade à declaração.

 

Nessa esteira, tem-se ainda que a Autonomia Privada vem substituir a ideia de Autonomia de Vontade, vez que agora, na sociedade de massa, com demandas crescentes e uma necessidade enorme de positivação dos direitos não só individuais como também te toda uma sociedade, não basta simplesmente atender às vontades das partes, mas sim, a forma de como concretizar essa vontade, tornando assim a Autonomia de Vontade espécie da qual a Autonomia Privada é gênero, assim, Naves (2014, p. 94) acrescenta que:

 

A denominação autonomia privada veio substituir a carga individualista e liberal da autonomia de vontade. Ao Direito, pois, resta analisar a manifestação concreta da vontade, segundo critérios objetivos de boa-fé, e não suas causas e características internas.

 

Não distante, Naves (2014, p. 99) descreve que:

 

A autonomia privada, conformada pelo ordenamento jurídico, confere ao sujeito a possibilidade de determinar conteúdo, forma e/ou efeitos do negócio jurídico. Podendo, numa situação concreta, o sujeito determinar somente conteúdo e efeitos, ficando a determinação da forma como função da lei.

 

O objetivo da intervenção estatal no domínio privado não é o de retirar dos indivíduos a possibilidade de avençarem situações de acordo com suas vontades, mas sim, de proteger aos que estão fora da situação pactuada e, ainda, a parte menos favorecida na própria negociação, por isso faz-se necessário que haja um disciplinamento legal em determinadas situações particulares, conforme deixa bem claro Borges (2005, p. 55):

 

Sendo um dos princípios fundamentais do direito privado, o conteúdo da autonomia privada encontra fronteiras em normas legais e na ordem pública. Em grande número de situações, caso as partes se omitam em relação a algum aspecto de negócio jurídico, o direito terá a função de suprir a declaração das partes. Em poucos casos as normas serão de natureza cogente, quando, então, certas condutas serão impostas aos sujeitos, sob pena de o negócio jurídico não ser considerado válido.

 

Assim, observa-se que com o passar dos tempos os indivíduos sempre tiveram a faculdade de exercitar a sua autonomia de vontade e com o avanço temporal a lei veio dar forma ao exercício dessa vontade, limitando ainda a mesma quando vem a atingir a terceiros, tendo assim o status de princípio ordenador da disciplina contratual e, conforme Pargendler (2004, p. 06):

 

A autonomia privada consiste, pois, no poder, conferido aos particulares pelo ordenamento jurídico de criar, dentro dos limites estabelecidos por lei, normas jurídicas. A autonomia privada identifica-se com um método de produção jurídica que Hans Kelsen definiu como democrático.

 

Nesse diapasão Borges (2005, p.53) explicita que a questão dos negócios jurídicos realizados entre as partes são fruto da Autonomia Privada, esta que é regulamentada por lei, obedecendo assim os pressupostos de validade estabelecidos na normatização brasileira:

 

Por outro lado, na noção de autonomia privada, o negócio jurídico não nasce da simples manifestação de vontade. A teoria da autonomia privada demonstra que não existe uma ligação automática da vontade a um poder de gerar consequências jurídicas. Este nasce, na verdade, de uma manifestação ou declaração ou comportamento concludente disciplinado pelo ordenamento jurídico e que, por isso, deve obedecer a todos os pressupostos de validade que este exige.

 

Definido o conceito de autonomia privada e diferenciando a mesma de autonomia de vontade que era a autonomia de vontade fincada na teoria liberalista e sem ditames legais para regulamentá-la, observa-se eu a mesma repercute no meio social em que o indivíduo está inserido de forma a impactar em praticamente todas as transações por ele celebradas.

 

 CONCLUSÃO

 

Conclui-se que o indivíduo ganhou ao longo dos anos o reconhecimento do seu livre exercício ode vontades na sociedade em que ocupa, todavia, sua vontade não pode sobrepor a toda uma coletividade, de forma que, o interesse social vem servir como forma de impedir o total exercício da vontade individual em prol do todo.

 

REFERENCIAIS

 

BORGES, Roxana Cardoso Brasileiro. Disponibilidade dos Direitos de Personalidade e Autonomia Privada. São Paulo: Saraiva – 2005.

 

NAVES, Bruno Torquato de Oliveira. O Direito pela Perspectiva da Autonomia Privada. 2ª ed Belo Horizonte: Arraes Editores, 2014.

 

PARGENDLER, Mariana Souza. “A Ressignificação do Princípio da Autonomia Privada: O Abandono do Voluntarismo e a Ascensão do Valor de Autodeterminação da Pessoa”, disponível em  <http://www.ufrgs.br/propesq/livro2/artigo_mariana.htm>. Acesso: 22/11/2015.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (André Barreto Lima).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados