JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Thiago Covas Da Silva
Thiago Covas da Silva, estudante de Direito na Faculdade Doutor Francisco Maeda.

envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Penal

Violencia Contra a Mulher

Texto enviado ao JurisWay em 23/11/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

 

Os índices atuais de violência são alarmantes, necessitando de proteção jurisdicional da mulher nas relações de afeto, sobretudo quando se instala quadro de violência e domínio em detrimento aos seus direitos básicos.

            Sabe-se que o pensamento do homem como ser dominante, que resulta em prejuízo para a mulher, perpetuou durante séculos até as essas começassem a reivindicar seus direitos e a sociedade passasse a se transformar, iniciando-se, com isso, uma maior conscientização acerca da igualdade entre os gêneros. Iniciaram-se os movimentos feministas, que conseguiram, dentre tantas outras conquistas de igual importância, fazer com que o homem não mais tivesse direito de praticar qualquer violência em face da mulher, pois deixou essa o posto de objeto.

Para que a Violência Doméstica seja caracterizada é necessário que o ilícito ocorra no âmbito da unidade doméstica, compreendida como o espaço de convívio permanente de pessoas, com ou sem vínculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas, conforme estabelece o Artigo 5.º, inciso I, Lei n° 11.340/06.

            O aceito o crime ocorrido no âmbito da família, compreendida como a comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa e em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independentemente de coabitação.

A seguir serão relacionadas a classificações quanto às formas de violência sofridas pela mulher:

Violência física: Conforme estabelece o inciso I, do artigo 7.º da Lei 11.340/2006, configura-se como violência física aquela em que o agressor se utiliza da força, de modo a ofender o corpo e a saúde da mulher, causando ou não marcas aparentes.

Violência psicológica: Trata-se de uma das formas mais corriqueiras de violência à mulher, encontrando embasamento nas relações desiguais entre os sexos, sendo que, a manifestação mais comum deste tipo de violência é a ameaça e constante submissão da mulher às vontades e interesses do homem.

Violência sexual: Estabelece o artigo 7.º, inciso III, que a violência sexual é aquela conduta que seja capaz de constranger a vítima a presenciar, manter ou participar de uma relação sexual que não deseja; que a obrigue a utilizar ou comercializar sua sexualidade; ou, ainda, que a impeça de usar métodos contraceptivos, ou a force à constituição do matrimônio, à gravidez, aborto ou prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou qualquer tipo de constrangimento; ou por fim, que limite ou a impeça de exercer livremente seus direitos sexuais e reprodutivos.

Violência patrimonial: Por violência patrimonial, nos termos do inciso IV, artigo 7.º, da Lei n° 11.340/2006, entende-se aquela conduta que “configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades”.

            De tal modo, a violência patrimonial é aquela que se enquadra nos casos de delitos contra o patrimônio, tais como o furto, roubo, apropriação indébita, entre outros, sendo que, configurada a hipótese de aplicabilidade da Lei Maria da Penha, não ficarão isentas de pena as pessoas elencadas nos artigos 181 e 182 do Código Penal, isto é, não se aplica as chamadas “escusas absolutórias”, normalmente aplicada nos casos de crimes contra o patrimônio, praticados no âmbito familiar, desde que sem emprego de violência ou grave ameaça.

Violência moral: Configura violência moral, nos termos do artigo 7.º, inciso V da Lei n° 11.340/2006 aquela “conduta que configure calúnia, difamação ou injúria” praticados contra à mulher.

            A mulher tem amparo no Código Penal e também na Lei nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha, na qual em 07 de Agosto de 2006 foi sancionada. A Lei Maria da Penha, que recebeu o nome da mulher que sofreu duas tentativas de homicídio por parte de seu esposo. A primeira tentativa o colombiano Marco Antônio Heredia Viveros simulou um assalto e desferiu um tiro de arma de fogo. Pela segunda vez tentou eletrocutá-la. Em razão das agressões sofridas, Maria da Penha Maia Fernandes ficou paraplégica.

Com todo o exposto, é evidente ser a mulher uma espécie que necessita, além da legislação para tutelar o ambiente doméstico e afetivo, de políticas públicas de amparo e proteção, para ocorrer à verdadeira mudança cultural.

Pareceu claro que os esforços de criação legislativa não conseguem, por si só, a eficácia em eliminar a violência contra a mulher.

No entanto, a existência de legislação específica contribui para ampliar o debate sobre violência doméstica contra a mulher e sua proteção em nível nacional e, com isso, difundir os requisitos para a transformação social, para que o Direito possa ser importante instrumento.

 

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Thiago Covas Da Silva).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados