JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Monografias Outros

A Importância da Hermenêutica para o Direito

Propõe uma análise de ideias relacionadas entre a hermenêutica, que é a técnica de compreensão e aplicabilidade de um texto. Sendo fundamental a interpretação e a aplicação do Direito, mostrando a importância da real compreensão do caso concreto.

Texto enviado ao JurisWay em 18/05/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

Palavras-chaves: Hermenêutica; Interpretação; Compreensão; Direito; Aplicação.

 

INTRODUÇÃO:

 

Carlos Maximiliano, conhecido jurista, no seu livro Hermenêutica e Aplicação do Direito, disse que:

"a hermenêutica jurídica tem por objetivo o estudo e a sistematização dos processos aplicáveis para determinar o sentido e o alcance das expressões do Direito".

Do que foi dito do jurista brasileiro, determina que a hermenêutica jurídica seria uma parte da ciência do Direito ou uma teoria científica da interpretação. Em sentido mais amplo, a hermenêutica jurídica tem por objeto não só a interpretação do Direito, mas também a aplicação e a integração do Direito, sendo que a aplicação consiste em submeter os fatos através de atividade complexa que correlaciona aspectos normativos, fáticos e valorativos e a integração do direito é o processo lógico e axiológico.

Pois consideremos as expressões do Direito, "Carlos Maximiliano refere-se às fontes formais do Direito ou formas de manifestação, ou seja, as espécies de norma, no caso, a lei, o costume, a jurisprudência e a doutrina".

É indiscutível que o Direito existe para ser aplicado e para que essa aplicação se concretize é necessário que o intérprete deve conhecer e denominar as técnicas a serem usadas. Não basta apenas ter o conhecimento do Direito material, pois as leis precisam ser interpretadas de maneira correta e ao serem aplicadas deverão corresponder as necessidades reais.

Cabe ao intérprete estabelecer um elo entre a realidade jurídica e a fática, visando que ele tem que conhecer todas as técnicas de interpretação e aplicação do Direito.

 

 

A IMPORTÂNCIA DE INTERPRETAÇÃO:

 

As regras de hermenêutica podem ser classificadas em legais, jurisprudenciais e doutrinárias, as regras legais são encontradas em textos de lei, encontrando muitas delas no código e as mais gerais aparecem na Lei de introdução ao Código Civil. No artigo 4 dessa lei traz a importante regra que consagra a analogia e os princípios, no artigo 5 da mesma lei prescreve as interpretações sociológicas e teleológica.

Os termos análogos são aqueles que tem mais de um sentido, tendo uma relação entre eles. O termo "Direito" é análogo, pois pode significar o Direito objetivo, o Direito subjetivo, o Direito positivo, o Direito natural e entre outros, tendo todos eles alguma relação. Na ambiguidade ocorre que uma palavra pode ter vários significados diferentes (denotações distintas).

 

 

APLICAÇÃO DO DIREITO:

Consiste em enquadrar um caso concreto e a norma jurídica adequada, tem por objeto descobrir o modo os meios de amparar juridicamente um interesse humano. O direito precisa transformar-se em realidade eficiente, no interesse coletivo e também no individual. Se dá mediante atividade dos particulares no sentido de cumprir a lei, ou pela apelação espontânea ou provocada.

Para atingir o escopo de todo o Direito objetivo é força examinar: a) a norma em sua essência, conteúdo e alcance, b) o caso concreto e suas circunstâncias, c) a adaptação do preceito à hipótese em apreço. As circunstâncias do fato são estabelecidas mediante exame do mesmo.

A aplicação, no sentido amplo, abrange a crítica e a hermenêutica, mas o termo é geralmente empregado para exprimir a atividade prática do juiz, ou administrador. A interpretação explica, esclarece, dar o significado de vocábulo, atitude ou gesto, reproduzindo em outras palavras umpensamento exteriorizado, mostrando o sentido verdadeiro de uma expressão, sentença ou norma.

Pode-se procurar definir os significados de várias coisas, pois tudo pode se interpretar, inclusive o silêncio. Incumbe ao intérprete aquela difícil tarefa, examinar o texto em si, o seu sentido, o significado de cada vocábulo.

Interpretar uma expressão de Direito não é simplesmente tornar claro, é sobretudo, revelar o sentido apropriado para a vida real. A interpretação é antes sociológica do que individual.

 

 

A INTERPRETAÇÃO DA LEI NO DIREITO BRASILEIRO

 

Pelo sistema do nosso Direito positivo, ao juiz não é dado omitir-se na distribuição da justiça, sob pretexto de omissão ou obscuridade da lei. Sendo omissa a lei, o juiz recorrerá, primeiro, à analogia que, segundo ESPINOLA, não constitui, por si mesma, fonte do direito. A fonte continua sendo a lei, ou seja, aquele dispositivo que disciplina o caso análogo.

A jurisprudência vem se encaminhando nesse sentido da finalidade social da lei e da sua aplicação, em combinação com o método histórico- evolutivo. Manifestação nesse sentido está na Súmula 400 da jurisprudência predominante do Supremo Tribunal Federal, segundo a qual:

“Decisão que deu interpretação razoável à lei, ainda que não seja a melhor, não autoriza recurso extraordinário pela letra A ”.

Isso importa em reconhecer a flexibilidade e maleabilidade do texto legal, a ponto de ser interpretado de forma variável, desde que razoável e contando que a variação não importe em ofensa ou negação da própria lei.

 

 

CONCLUSÃO:

 

Tendo em vista que o Direito é considerado uma realidade social, este existe para ser aplicado. Porém, antes de ser aplicado, se faz necessário compreendê-lo e interpretá-lo, ficando evidente que só se aplica bem quem sabe interpretar corretamente.

A interpretação deve atender uma lógica sistematizada para que o Direito possa atender as necessidades sociais. A hermenêutica, além de observar a técnica do silogismo deve também observar a finalidade para qual foi criada, para desenvolver seu raciocínio voltado a justiça.

Assim, é que após a compreensão do que é a hermenêutica e a interpretação, a importância no contexto jurídico, deve se passar à observação dos princípios de uma forma que possa compreender como se dá a aplicação do Direito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS:

 

Maximiliano, Carlos. Hermenêutica e aplicação do direito/ Carlos Maximiliano- Rio de janeiro: Forense, 2008.

Magalhães Filho, Glauco Barreira. Hermenêutica Jurídica Clássica/ Glauco Barreira Magalhães filho- Florianópolis: Conceito Editorial, 2009.

Costa Dilvanir José da, 1932- Curso de hermenêutica jurídica: doutrina e jurisprudência/ Dilvanir José da Costa. – Rio de Janeiro: Forense, 2005.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Thais Cordeiro Do Amaral).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados