JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ponto de Vista
Autoria:

Aristocléverson Santos
Representante Farmácias , cursando Direito, Graduado em ADM na FACITEC e vasta experiência no ramo farmacêutico.

envie um e-mail para este autor
Monografias Outros

RESENHA: CULTURA E DIVERSIDADE

Com o passar dos anos a Cultura vem recebendo mais atenção pela sua complexidade. Onde o presente esta marcado pelo desenvolvimento e transformação da humanidade e marcado por vários conflitos entre os modos diferentes de organizar a vida social.

Texto enviado ao JurisWay em 05/11/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

CULTURA E DIVERSIDADE
 
Com o passar dos anos a Cultura vem recebendo mais atenção pela sua complexidade. Onde o presente esta marcado pelo desenvolvimento e transformação da humanidade e marcado por vários conflitos entre os modos diferentes de organizar a vida social.
Destarte, cultura diz respeito à humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada um dos povos, nações, sociedades e grupos humanos.
Cada realidade Cultural tem sua essência interna onde o pesquisador deve procurar para entender a realidade cultural sendo extremamente importante não analisar um fato isoladamente, mas sim o contexto onde foi produzidos os fatos. Não fica difícil de entender da importância do presente estudo sobre a cultura onde se transforma para combater os preconceitos e oferecer uma plataforma de respeito e dignidade nas relações humanas.
As culturas variam tanto resultando na complexidade, mas quais os sentidos de tantas variações? A partir de uma origem biológica comum, os grupos humanos se expandiram progressivamente, ocupando praticamente todos os continentes do planeta, contudo uns humanos incialmente nômades passaram a ser sedentaristas levando em consideração os recursos naturais, maneira de se organizar e transformar a vida em sociedade e de superar os conflitos de interesse e as tensões geradas na vida social.
Cada cultura é o resultado de uma história particular e isso inclui também suas relações com outras culturas. Duas são as possibilidades básicas de relacionarmos diferentes culturas entre si. A primeira pensar em hierarquizar essas culturas segundo algum critério e a segunda em nega qualquer hierarquização.
 
Cultura e Evolução
 
                A Europa classifica a evolução em estágio onde servia aos propósitos de legitimar o processo que se vivia de expansão e consolidação do domínio dos principais países capitalistas sobre os demais povos do mundo.
                Estudos sistemáticos e detalhados de muitas culturas permitiram destruir os falsos argumentos dessas concepções preconceituosa como ,por exemplo, as características físicas de um grupo humano.
                A ideia de uma linha de evolução única para as sociedade humanas é ingênua e esteve ligada ao preconceito e discriminação raciais para desviar a real história da humanidade.
 
 
Cultura e Relativismo
 
A observação de culturas alheias se faz segundo pontos de vista definidos pela cultura do observador, que os critérios que se usa para classificar uma cultura são também culturais.
Somente pode respeitar a diversidade cultural se entender a inserção dessas culturas particulares na história mundial. Não há superioridade ou inferioridade de culturas ou traços culturais de modo absoluto. Existe no entanto processo histórico que as relacionam e estabelecem marcas verdadeiras e concretas entre elas.
As culturas e sociedades humanas se relacionam de modo desigual. As relações internacionais registram desigualdades de poder em todos os sentidos, os quais hierarquizam de fato os povos e nações.
 
Cultura e Sociedade
 
                A sociedade nacional tem classes e grupos sociais, tem regiões de características bem diferentes; a população difere ainda internamente segundo as faixas etárias ou grau de escolaridade. Lembrando que a população nacional foi constituída com contingentes originários de varias partes do mundo.
                É importante considerar a diversidade cultural interna à nossa sociedade; isto é de fato essencial para compreender melhor o país em que vivemos. Observa-se que vivemos numa sociedade que tem uma classe dominante, cujos interesses prevalecem.
                Não há razão para querer imortalizar as facetas culturais que resultam da miséria e da opressão, pois as culturas movem-se não apenas pelo que existe, mas também pelas possibilidades e projetos do que pode vir a existir.
 
Conclusão
                Pelas diversas visões que o homem tem de outras sociedades, culturas, etnia e etc. e acreditar que a cultura pela qual vive seja melhor ou pior às outras não deve ser motivo de descriminação, mas sim de reflexão e estudo, pois muitas das vezes nossos pensamentos são alienados ao que foi imposto através do tempo pela gerações passadas e mantidas pelo grupo dominante presente detentor do poder.
                Cabe a antropologia o estudo e a desbravar pensamentos e teses até então não questionadas e absolutas, pois imenso é as áreas e os temas a analisar para ter uma maior proximidade da cultura das sociedades passadas e entender melhor o processo e evolução do homem.
 
 
 
 
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Aristocléverson Santos).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados