JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Mariana Rezende De Campos
Mariana Rezende de Campos, estudante de Direito da Fanese
Monografias Direito Administrativo

A influência do direito estrangeiro e o common law no direito administrativo brasileiro

: O artigo tem por objetivo destacar a influência do Direito Estrangeiro e do Common Law no Direito Administrativo Brasileiro, identificando quais foram as suas contribuições e os seus efeitos para a construção do nosso ordenamento jurídico.

Texto enviado ao JurisWay em 21/10/2015.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

  INTRODUÇÃO

 

          A ligação está na base romana, no sistema Common Law, cuja essência está na lei comum, um direito costumeiro ( Consuetudinário). Para melhor compreender esta influência e do direito Anglo-Americano no Brasileiro, é que a principal fonte do direito brasileiro é a lei, mas existe , uma vez que, através do direito estrangeiro é que construímos os nossos pilares.

          Além disso, outra vetente de tamanha importância é o direito francês com seus ideias revolucionários que movimentou a população européia, deixando seus traços também no direito constitucional.

         Portanto, neste artigo passaremos a demonstrar a influências herdadas das jurisdições européias. Devido a dependência da administração pública ao controle de jurisdicionalidade . Faz necessário lembrar da base francesa que tem preponderância na sua estrutura, ou seja, separa do sistema Common Law que não tem regime jurídico excepcional para a administração pública e pela ausência de tribunais administrativos para a resolução dos conflitos oriundos da sociedade. O direito brasileiro é dedicado a doutrina, jurisprudência, positivismo e a Constituição como a mãe de toda legislação.

 

 DESENVOLVIMENTO

 

            Segundo Maria Sylvia ( 2010, p. 25,26)  “ Do direito francês, herdou o conceito de serviço público, a teoria doas atos administrativos com o atributo da executoriedade, as teorias sobre responsabilidade civil do Estado, o principio da legalidade, a teoria dos contratos administrativos, as formas de delegação da execução de serviços públicos, a ideia de que a Administração Pública se submete a um regime jurídico de direito público, derrogatório e exorbitante do direito comum, que abrange o binômio autoridade/ liberdade.

Do direito italiano, recebeu o conceito de mérito, o de autarquia e entidade paraestatal (dois vocábulos criados no direito italiano) , a noção de interesse público e o próprio método de elaboração e estudo do direito administrativo, mais técnico- cientifico do que pragmático do direito francês. Com efeito, ao lado dos alemães , os autores italianos muito contribuíram, não só aqui, mas em outros países, para a mudança do próprio método de estudo do direito administrativo; este, sendo de formação jurisprudencial, era elaborado a partir de casos concretos, sem muita preocupação com a sistematização; a doutrina alemã e a italiana contribuíram para a adoção de um método técnico-científico.

No direito alemão , parece ter encontrado inspiração o tema dos conceitos jurídicos indeterminados e do principio da razoabilidade  ( relacionados com a matéria de      interpretação e discricionariedade administrativa) . Sob esse aspecto também foi grande a contribuição da doutrina portuguesa e espanhola, que, como o direito brasileiro, caminharam para a positivação do direito administrativo.

Do sistema da common law , o direito administrativo brasileiro herdou o principio da unidade de jurisdição, o mandado de segurança e o mandado de injunção, o principio do devido processo legal, inclusive, mais recentemente, em sua feição substantiva, e que praticamente se confunde com o principio da razoabilidade, hoje já aplicado no direito brasileiro. Em fins do século XX, também herdou do sistema common law o fenômeno da agencificação e a própria ideia de regulação”

        Fica exposto no parágrafo anterior a grande influência de cada um desses direitos: francês, italiano, alemão e do common law,  Podemos comparar o nosso direito administrativo a uma coxa de retalhos devido a estas influências ,ou seja, o que ocorre é a descontextualização do direito estrangeiro para sua aplicação aqui no brasileiro, adequo o seu significado e descontextualizo para fazer a adequação ao nosso.

         De acordo com Vincente Paulo e Marcelo Alexandrino (2012, p. 6)  O sistema francês, ou de dualidade de jurisdição, é aquele em que se veda o conhecimento pelo Poder Judiciário de atos da administração pública, ficando estes sujeitos á chamada jurisdição especial do contencioso administrativo, formada por tribunais de índole administrativa. Nesse sistema há, portanto, a jurisdiçao administrativa (formada pelos tribunais de natureza administrativa, com a plena jurisdição em matéria administrativa) e a jurisdição comum (formada pelos orgãos do Poder Judiciário, com a competência de resolver os demias litígios).

        O Brasil adotou o sistema de jurisdição única, consagrando no denominado princípio da inafastabilidade de jurisdição, que se encontra expresso como garantia individual, ostentando status de cláusula pétrea constitucional, no inciso XXXV do art. 5°. Da Carta Politica de 1988. Por força desse dispositivo, “ a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito’’ .

         Assim, embora no Brasil seja frequente haver litígios instaurados e solucionados em âmbito administrativo, o asministrado sempre poderá recorrer ao Poder Judiciário, até mesmo poder haver percorrido todas as instâncias existentes na via administrativa. O Judiciário , uma vez provocado, poderá confirmar a decisão proferida no processo administrativo, ou modificá-la, caso entenda que a decisão administrativa foi contrária á lei ou a princípios jurídicos. Somente a decisão judicial que não mais comporte recurso é definitiva, imodificável, fazendo coisa julgada material e formal. ”

       Sendo assim é possivel afirmar a predominância do direito francês no nosso ordenamento juridico devido o mesmo ser a matriz do direito administrativo, que categoricamente fundado na Revolução Francesa ou seja, uma revolução social com os seus ideais que movimentou não só a Europa, mas como também em outra parte do mundo inclusive no Brasil, com a sua triologia de liberdade, igualdade e fraternidade.

                                   “ Nesse sentido, ressalte-se ainda ser Direito Administrativo  um ramo recente, uma vez que se desenvolveu a partir do século XIX, carecendo inclusive de codificação. Na França, assim como no Brasil, esse ramo não está unificado em único código e sim disciplinado em leis esparsas” (CARVALHO, 2015, p. 73).

 

  CONSIDERAÇÕES FINAIS

         Conclui-se, neste presente trabalho as influências recebidas no direito administrativo brasileiro, apesar do direito administrativo não ser um direito codificado, mas está ligado a constituição no corpo de seus capítulos, títulos e artigos. Também está ligado a outros ramos do direito complementando a nossa legislação em busca da eficácia de suas normas e atendendo ao principio da legalidade resguardado pelo mesmo. Com sua tamanha importância e do principio razoabilidade oriundos do direito alemão, nosso direito administrativo brasileiro é fruto da mistura europeia que até os dia atuais produz seus efeitos de forma coesa e eficiente.

 

 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

 

     Direito administrativo / Maria Silvya Zanella Di Pietro. – 23. Ed. –São Paulo: Atlas, 2010.

     Resumo de direito administrativo descomplicado / Marcelo Alexandrino, Vicente Paulo. – 5.ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2012.

 

    Manual de direito administrativo / Matheus Carvalho. – 2° Ed. – Rio de Janeiro: Jus Podivm, 2015.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Mariana Rezende De Campos).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados