JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

COMPARAÇÃO ENTRE O ATUAL CPC E O PROJETO DO NOVO CPC REFERENTE ÀS CAUTELARES ESPECÍFICAS


Autoria:

Nayara Oliveira De Moura


Nayara Oliveira de Moura. Advogada.

envie um e-mail para este autor

Texto enviado ao JurisWay em 30/01/2013.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

O projeto de novo código de processo civil eliminou as cautelares específicas, também chamadas de nominadas. Essa posição tem o intuito de não limitar as medidas cautelares e de urgência por procedimentos típicos. Desta forma, os magistrados terão maior flexibilidade ao agir em prol delas.

Vale ressaltar que as tutelas de urgência e evidência poderão ser requeridas no intuito de proteger direito material tanto como processual.

As tutelas de urgência e de evidência passarão a ser tratadas juntas, pois há uma busca de simplificação do processo, bem como de maior efetividade das medidas.

As tutelas de evidência no ganharam maior notoriedade embora já tenham previsão no atual CPC como, por exemplo, no artigo 273 §6° do atual Código de processo civil.

Faz-se necessário uma explanação acerca da diferença existente entre a tutela de urgência e a de evidência. Quanto a esta não é necessário demonstrar o periculum in mora, já naquela essa demonstração é indispensável. Isso ocorre, pois a evidência do direito já se encontra nos autos. O fumus boni iuris também poderá ser dispensado, tendo em vista que há ausência de uma defesa consistente ou de controvérsia sobre o pedido ou parte dele.

No que tange a tutela de evidência haverá casos em que será dispensada a demonstração de risco de dano irreparável ou de difícil reparação, como no caso em que ficar caracterizado o abuso de direito de defesa ou o manifesto propósito protelatório do requerido.

Outra inovação trazida será que se o pedido principal deverá ser apresentado nos mesmos autos em que tiver sido veiculado o requerimento de medida de urgência, atualmente correm em apenso, e não necessitará do pagamento de novas custas processuais.

De acordo com o projeto do novo código a parte deverá propor a ação principal no prazo de um mês ou em outro prazo que o juiz fixar, isso se o réu impugnar a medida. Mas no atual código a parte, quando se tratar de medida preparatória, deverá propor a ação principal em 30 (trinta) dias independente de impugnação da parte contrária.

Ponto importante é que no atual CPC se não for intentada a ação principal no tempo determinado a eficácia da medida será cessada. Já no projeto qualquer das partes poderá propor a ação principal, e se não proposta o juiz extinguirá o processo sem cessar os efeitos da medida concedida em esfera liminar.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Nayara Oliveira De Moura) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados