JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Escassez dos Recursos Hidricos


Autoria:

Antonio Carlos Perin Maitan


Acadêmico do Curso de Direito no Centro Universitário São Camilo - ES

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Natureza Jurídica dos Royalties do Petróleo
Outros

Texto enviado ao JurisWay em 21/11/2012.

Última edição/atualização em 23/11/2012.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Introdução

O presente estudo tem como objetivo abarcar como que a população em geral esta se conscientizando a cercar dos recursos hídricos e a descoberta que este bem público não é inesgotável como se imaginava, visando assim uma forma sustentável para sua utilização.

1.            Recurso  Hídricos

Atualmente a coletividade está se conscientizando acerca do meio ambiente, visando o desenvolvimento sustentável .

Durante vários anos, o homem pensava que os recursos naturais eram inesgotáveis, todavia, verificou que os recursos estavam se esgotando , diante disso, a coletividade passou a ministrar esses recursos de forma mais adequada, mas tem muito a melhorar. O estudo que se inicia visa destacar os recursos hídricos e após        analise, apresentar meios de gestão deste recurso a fim de minimizar a escassez. 

Como mencionado, acima, o homem tinha a concepção que os recursos eram inesgotáveis, com os recursos hídricos não foi diferente. Considerando que este bem público (água), tinha uma quantidade infinita que ficava a sua disposição do homem. Desta forma, o seu uso e destinação era de forma desregrada e sem nenhuma preocupação quanto ao seu término, haja vista que , pensava-se  ser um bem inesgotável.

Os recursos hídricos é um bem público destinado a suprir as necessidades essenciais para sobrevivência de toda coletividade.
O desenvolvimento sustentável visa ações protetivas com intuito de garantir de forma adequada o bem público, tendo em vista, que qualquer que poluir, desmatar, afeta toda a coletividade por consequência a estrutura do tripé da sustentabilidade.
No mesmo sentido prelecionam Arlindo Philippi Jr e Getulio Martins que:

 “A escassez e a poluição dos recursos hídricos tem consequências sócias, econômicas e ambientais uma vez que :comprometem o equilíbrio dos ecossistemas dificultando a conservação da flora e da fauna e a diluição de efluentes”.
,Provocam doenças por causa da má qualidades ou pela falta de agua em quantidade suficiente para as necessidades mínimas
Impedem o desenvolvimento socioeconômico ;ao prejudicar as atividades de recreação e pesca e a propostas  paisagísticas, o desenvolvimento industrial ao dificultar a geração de energia elétrica , refrigeração de maquinas, produção de alimentos, navegação e turismo, e o desenvolvimento da agricultura, ao dificultar a produção de cereais, frutas e hortaliças. (PHILIPPI; Martins. Saneamento saúde e ambiente. Pág. 117/118).

 

Diante do exposto, toda a coletividade e poder público devem assegurar e tutelar o meio ambiente com o escopo de preservá-lo para as presentes e futuras gerações com fulcro no art. 225 da CF/88:

                                               

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

2- Gestão de recursos hídricos: Sustentabilidade

 

 A  gestão dos recursos hídricos consiste em medidas de tutela e de prevenção a fim de minimizar os ônus pela indústria observando  a previsão legal pertinente.

Arlindo PhilippeJr  e Getulio Martins Salientam que a gestão de recursos Hídricos:

“E um processo que inclui monitoramento e controle das fontes de poluição e de qualidade da água dos mananciais, propondo  soluções preventivas e corretivas para a conservação das prioridades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente , tendo em vista a proteção da saúde do homem e do ecossistema. Além disso, a gestão de recursos hídricos procura proporcionar desenvolvimento de atividades sociais e econômicas em perfeito equilíbrio com a natureza, assumindo atitudes pro- oitivas e criativas em relação ao meio ambiente estão se restringindo somente ao atendimento a legislação. (PHILIPPE,JR,MARTINS.Saneamento,saúde, e ambiente 124)( Grifo nosso).

O recurso hídrico é um bem muito importante para sobrevivência do ser vivo, já foi verificado que o uso não consciente deste recurso no futuro será um grande problema ambiental.

Entrementes, é notável a preocupação da coletividade e do poder publico a fim de resgatar a riqueza das águas.

 Gestão do recurso hídrico possui como base ações preventivas e corretivas para a conservação  de todo  sistema

Desta, o tripé da sustentabilidade e exercido com perfeito harmonia com o feito de preservar o meio ambiente para os presentes e futuras gerações, garantindo o desenvolvimento sustentável

 A gestão dos recursos Hídricos fomenta atividades sociais, econômicas e principalmente ambientais

Considerações finais

Pode-se que concluir que  a não conscientização da população de todos, acarretará em sérios problemas , como sociais e ambientais, tendo em vista que,   os Recursos Hídricos (água) não é um  bem inesgotável como se pensava por décadas, pois é um bem imprescindível para a vida das presentes e futuras gerações.

Referencias bibliográficas 

 

TUCCI,Carlos.M . Hidrologia: ciência e aplicação. 3 edição. Porto Alegre: Editora da UFRG5/Abrh,2002.

PINTO,Nelson de Souza . Hidrologia básica. São Paulo: Edgargblucher, 1976

JUNIOR, Arlindo Philippi. Saneamento, saúde ambiental: Fundamentos para um desenvolvimento sustentável

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Antonio Carlos Perin Maitan) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados