JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Quais são as sociedades não possuidoras de personalidade jurídica?


Autoria:

Daniel Da Silva Tuerlinckx


Sócio do escritório Tuerlinckx & Dornelles Advogados; Formado na Faculdade Anhanguera de Pelotas/RS; Pós-Graduado em Direito Empresarial na Universidade Anhanguera-UNIDERP; Pós-Graduado em Direito Previdenciário na Universidade Anhanguera-UNIDERP.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

Direito de Regresso em Face do Faturizado por Inadimplemento do Devedor do Título

A declaração de nulidade do contrato social por vício formal

A Criação das Empresas Simples de Crédito no Projeto de Lei Complementar nº 125/2015

Possibilidade de sociedade empresarial entre pais e filhos

O Capital Social em Sociedades Anônimas

AS DIVERGÊNCIAS DOUTRINÁRIAS E JURISPRUDENCIAIS ACERCA DO TEMA PRINCIPAL ESTABELECIMENTO NA FALÊNCIA

REMUNERAÇÃO DE MEMBROS DA DIRETORIA NAS SOCIEDADES ANÔNIMAS - ASPECTOS SOCIETÁRIOS E TRIBUTÁRIOS

Pressupostos da Nova Lei de Falência no Direito Brasileiro (Lei n. 11.101/2005)

A Transformação de um tipo societário em outro

ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA - EIRELI E ALGUMAS IMPLICAÇÕES LEGAIS

Mais artigos da área...

Resumo:

Muitas são as sociedades que podem ser formadas e em sua grande maioria possuem personalidade jurídica. Entretanto, duas sociedades não possuem personalidade jurídica. Sendo assim, o estudo tem como objetivo comentar as sociedades não-personificas.

Texto enviado ao JurisWay em 09/05/2012.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

QUAIS SÃO AS SOCIEDADES NÃO POSSUIDORAS DE PERSONALIDADE JURÍDICA?

 

 

Daniel da Silva Tuerlinckx[1]

 

 

RESUMO: Muitas são as sociedades que podem ser formadas e em sua grande maioria possuem personalidade jurídica. Entretanto, duas sociedades não possuem personalidade jurídica. Sendo assim, este estudo tem como objetivo apresentar as sociedades não-personificadas, ou seja, sem personalidade jurídica.

 

PALAVRAS CHAVES: Personalidade jurídica. Não-personificadas. Sociedade comum. Sociedade por conta de participação. Registro.

 

SUMÁRIO: 1. Introdução. 2. Sociedade em comum. 3. Sociedade por conta de participação. 4. Conclusão. 5. Referências bibliográficas.

 

 

1. INTRODUÇÃO

 

As sociedades podem ser classificadas em dois tipos, as sociedades não-personificadas e as sociedades personificadas. As sociedades não-personificadas são duas as Sociedades em comum e as Sociedades em conta de participação, já as sociedades personificadas são as Sociedades não-empresárias, Sociedade simples e as Sociedades empresárias.

As sociedades não-personificadas são aquelas que não possuem personalidade jurídica, que no entendimento do doutrinador Tarcísio Teixeira “personalidade jurídica é o fato pelo qual um ente, no caso uma sociedade, torna-se capaz de adquirir direitos e contrair obrigações.” (Tarcísio Teixeira – p. 145).

O artigo 985 do Código Civil dispõe que a sociedade adquire a personalidade jurídica quando ocorrer a sua inscrição no registro que lhe for apropriado, se for a inscrição de uma Sociedade simples será no Registro Civil das Pessoas Jurídicas e se for a inscrição de uma Sociedade empresária será na Junta Comercial ou Registro Público de Empresas, o que não é o caso das sociedades estudas nesta atividade.

 

2. SOCIEDADE EM COMUM

 

Inicialmente, cabe aqui, conceituar sociedade em comum nas palavras do doutrinador Ricardo Fiuzza, sobre o artigo 985 do Código Civil, que diz:

“A sociedade em comum é um tipo de sociedade não personificada, cons­tituída de fato por sócios para o exercício de atividade empresarial ou produtiva, com repartição de resultados, mas cujo ato constitutivo não foi levado para inscrição ou arquivamento perante o registro competente.”

 

Ainda que a sociedade em comum seja uma sociedade de fato, deverá ela ter da mesma forma que as outras sociedades reunião de capitais e bens por parte dos sócios para que haja o exercício pleno da sociedade.

Esta sociedade é uma particularidade dentre todas as outras sociedades. A sociedade em comum só se manterá não-personificada se não houver a criação do contrato social ou estatuto social por parte dos sócios participantes para a origem desta sociedade.

O art. 986 do Código Civil dispõe sobre a Sociedade em comum da seguinte forma:

 

Art. 986. Enquanto não inscritos os atos constitutivos, reger-se-á a sociedade, exceto por ações em organização, pelo disposto neste Capítulo, observadas, subsidiariamente e no que com ele forem compatíveis, as normas da sociedade simples.

 

Então, dessa forma, entende-se que enquanto os atos que constituem uma sociedade simples ou empresária não forem escritos ou registrados, valerão as regras da sociedade em comum.

Por último, é importante dizer que na Sociedade em comum os sócios serão responsabilizados pelas obrigações da sociedade de forma solidária e ilimitada, sem fazer jus ao benefício de ordem, sendo assim, inclusive os bens particulares dos sócios poderão ser executados por dívidas da sociedade.  

 

3. SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO

 

A Sociedade em conta de participação somente é vista como uma sociedade perante aos sócios, ostensivo (administra e produz a atividade econômica da empresa) e participante(s) (compõe a mão de obra e/ou o capital sendo um investidor), isso quer dizer que, com relação a terceiros esses não saberão existência de sócio(s) participante(s), quando houver uma relação empresarial.

Para corroborar, com o que fora afirmando anteriormente, cabe aqui, transcrever um trecho da obra do doutrinador Ricardo Fiuzza, sobre o artigo 991 do Código Civil, que diz:

 

“A sociedade em conta de participação é uma espécie de sociedade não personificada, classificada como sociedade empresária, (...). Perante terceiros que com ela contratam somente apa­rece o sócio ostensivo, que pode ser pessoa física ou jurídica, assumindo em seu nome todas as obrigações contraídas em razão da execução do objeto mercantil a que se destina. Os demais sócios, denominados sócios ocultos, não aparecem perante terceiros, mas exercem direitos perante o sócio ostensivo, que deverá prestar contas de suas atividades e dividir com estes os resultados da exploração empresarial.”

 

No mesmo sentido, o autor Tarcísio Teixeira também relata em sua obra acerca da Sociedade em conta de participação, da seguinte forma: “A sociedade em conta de participação é uma sociedade que não possui personalidade jurídica, existindo uma sociedade apenas para os sócios, mas não perante terceiros.” (Tarcísio Teixeira – p.151).

Existem ainda, no caso da Sociedade em conta de participação, três peculiaridades interessantes, a primeira é sobre o patrimônio o qual é constituído pela contribuição do sócio ostensivo e pelo sócio participante chamado de patrimônio especial que é objeto da conta da participação relativa aos negócios sociais, de acordo com o artigo 994 do Código Civil. A segunda é a responsabilidade das obrigações, a responsabilidade é direta e ilimitada, embora o sócio participante não tenha nenhuma responsabilidade com terceiros ele participará tanto dos lucros quanto dos prejuízos da sociedade

E por último, mas no ponto de vista o mais interessante é que Sociedade em conta de participação nunca poderá ter personalidade jurídica mesmo se o contrato social for levado a registro, isso acontece uma vez que o contrato social registrado gera tão somente efeitos perante aos sócios, e não a terceiros.

Dessa forma, para encerrar esta explanação se faz importante citar o artigo 993 do Código Civil que corrobora com o que fora supracitado: “Art. 993. O contrato social produz efeito somente entre os sócios, e a eventual inscrição de seu instrumento em qualquer registro não confere personalidade jurídica à sociedade.” (Código Civil – artigo 993).

 

4. CONCLUSÃO

 

Portando, de acordo com o estudo realizado nesta atividade, constatou-se que as sociedades não-personificadas, que são a Sociedade em comum e a Sociedade de conta de participação em nenhum momento possuem personalidade jurídica.

Entretanto, a Sociedade em comum se levada a registro passará a ter personalidade jurídica, ao contrário da Sociedade em conta de participação jamais adquirirá personalidade jurídica mesmo que o seu contrato social seja levado a registro.

 

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

TEIXEIRA, Tarcísio. Direito Empresarial Sistematizado. São Paulo: Saraiva, 2011.

 

FIUZZA, Ricardo. Código Civil Comentado. São Paulo: Saraiva, 2006.

 

BRASIL. Lei n. 10.406 de 10 de Janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil. Brasília, 10 de jan. 2002.



[1] Bacharel em Direito da Anhanguera Educacional/Faculdade Atlântico Sul de Pelotas, Pós-Graduando do curso: Especialização em Direito Empresarial da Rede de Ensino LFG/Universidade Anhanguera – UNIDERP.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Daniel Da Silva Tuerlinckx) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados