JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

MONTESQUIEU ENQUANTO CENTRO DO CONSTITUCIONALISMO MODERNO


Autoria:

Renan Souza Freire


Acadêmico de Direito

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

Análise do Artigo 5º da Constituição Federal

A DEMONSTRAÇÃO DA PERTINÊNCIA TEMÁTICA NA FISCALIZAÇÃO ABSTRATA DE NORMAS: UM CASO DE INCONGRUÊNCIA E INADEQUABILIDADE

Dos Valores e Princípios Constitucionais Esquecidos Durante a Copa do Mundo

Lula estaria dando um tiro no próprio pé?

Restrição do uso de certos trajes masculinos em baladas: retrocesso ou liberdade na criação de política interna do estabelecimento?

Eutanásia: Princípio da Dignidade da Pessoa Humana frente ao Direito à Vida nos Casos de Pacientes Terminais

Federalismo Simétrico e Assimétrico

A Responsabilidade do Estado e o Nexo de Causalidade

A Constituição Federal de 1988 e a Segurança Pública: Direito e Responsabilidade de Todos.

A Reforma do Judiciário Brasileiro frente ao Progresso Nacional

Mais artigos da área...

Resumo:

Este artigo tem a intenção de traçar um panorama sobre o aprimoramento legal através dos tempos, sendo que a base de toda a reflexão é o posicionamento do grande pensador iluminista chamado Montesquieu e o seu livro Do espírito das leis.

Texto enviado ao JurisWay em 11/05/2011.

Última edição/atualização em 12/05/2011.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

MONTESQUIEU ENQUANTO CENTRO DO CONSTITUCIONALISMO MODERNO
 
 
Renan Souza Freire¹
 
RESUMO:
Este artigo tem a intenção de traçar um panorama sobre o aprimoramento legal através dos tempos, sendo que a base de toda a reflexão é o posicionamento do grande pensador iluminista chamado Montesquieu e o seu livro Do espírito das leis.
 
Palavras Chave: Montesquieu, lei, pensamento, constitucionalismo.
 
 
1. INTRODUÇÃO
 
 
Os bens jurídicos não se dispõem de qualquer maneira no ordenamento pátrio. São tutelados por um conjunto de entidades normativas. Toda vez que um ato efetivado é considerado reprovável pela sociedade o Direito acaba por exercer uma função coercitiva.
Não é desde os tempos mais remotos que a legislação é organizada nessa proporção. A lei propriamente dita é algo relativamente novo. A vida em um regime de cidadania requer sempre que os humanos vivam em conformidade com a ética e a moralidade.
Já o ato de positivar esse regimento social foi requerido por personalidades diversas, uma dessas, quem sabe o mais notável, seja Charles Louis de Secondat ou simplesmente Montesquieu.
 
2. MONTESQUIEU E A EVOLUÇÃO DO ORDENAMENTO
 
 
O pensador em tela viveu em um período que possui uma infinidade de abusos cometidos em nome da lei, todavia, esse poço de justiça nada mais era do que a vontade do soberano.
Em um passado não muito distante o rei era o representante divino, assim sendo a sucessão era feita pela descendência e a lei era o que fosse do entendimento do monarca.
Pois bem, a inovação proposta por Montesquieu caiu como uma bomba na Europa desse período. De acordo com a sua concepção o governo não pode em hipótese alguma ser objeto de posse de um só cidadão.
Dessa forma a sociedade vive em um sistema tirano. O dono do poder é o povo e a forma mais apropriada para ser exercido é a república.
Contemporaneamente isso é fato consumado, vê-se a importância dessa posição doutrinária. Montesquieu afirma como será a república dos nossos dias quando condena que a lei é do povo e não de um só homem.
“Da natureza do poder despótico resulta que o homem único que o exerce por si só. Um homem a quem os cinco sentidos dizem ininterruptamente que ele é tudo e que os outros não são nada, é naturalmente preguiçoso, arrogante e voluptuoso.” (MONTESQUIEU, 2002)
 
O constitucionalismo moderno tem por base o pensamento da separação e autonomia dos poderes. Atualmente a Lei Maior de cada pátria estabelece a existência dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Dessa divisão surge a famosa democracia.
As leis remotas, em sua maioria, não eram sequer escritas, provocando assim enorme confusão e abusos na sua aplicabilidade. Com o passar dos anos houve a codificação e uma separação referente à matéria disciplinada.
Percebeu-se que as leis têm que representar a vontade geral, não sendo deste modo o governo retrocede.
Por palavras do próprio Montesquieu:
 
 Há dois gêneros de corrupção: aquele que ocorre quando o povo não observa de modo algum as leis, e aquele que ocorre quando o povo é corrompido pelas leis; mal incurável porque reside no próprio remédio.” (MONTESQUIEU, 2002)
 
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
 
É preciso que se faça um direito mais próximo da justiça e mais distante dos interesses dos que compõem uma esfera que aglomera parte do poder.
O judiciário deve atuar com uma responsabilidade tremenda, afinal, deve aplicar, tornar concreto o anseio popular apresentado pelo processo legislativo.
Montesquieu tentou à sua maneira modificar a sua sociedade vigente, por isso, é um exemplo a ser seguido. No passado as adversidades eram bem maiores e nem por isso foi negligenciada a possibilidade de se construir uma sociedade onde o princípio regente fosse a dignidade.
Porque faremos diferente se na verdade a carência de justiça ainda é a mesma?
Não existe a necessidade de mais leis, o que falta ao período contemporâneo é boa vontade política, liberdade no exercício da opinião e responsabilidade jurídica.
 
REFERENCIAS
 
MONTESQUIEU. Do Espírito das Leis. Tradução Jean Melville. São Paulo: Martin Claret, 2002. 
Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Renan Souza Freire) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados