Outros artigos do mesmo autor
O contrato Temporário de TrabalhoDireito do Trabalho
Limites da atuação das Agências Reguladoras.Direito Administrativo
A possibilidade de rescisão contratual do empregado aposentado por invalidezDireito do Trabalho
A Discricionariedade na atuação do exercício do poder de polícia administrativa das Agências ReguladorasDireito Administrativo
Funções precípuas das agências reguladoras.Direito Administrativo
Outros artigos da mesma área
Hüter der Verfassung (Guardião da Constituição)
Análise quantos aos recursos no âmbito civil e constitucional
Controle de Constitucionalidade
MÃE LUIZA: O DIREITO QUE NÃO CHEGA AO MORRO
Do "direito" de não deixar as pessoas ir a lugar algum
A IMPETRAÇÃO DO HABEAS CORPUS NA PUNIÇÃO DISCIPLINAR MILITAR
Liberdade religiosa - Direito e Dever Fundamental
A guarda municipal no contexto da segurança...
Constitucionalidade da prisão do depositário infiel
O significado e o alcance da cláusula de abertura material dos direitos humanos
Resumo:
Um dos caminhos possíveis para se alcançar maior qualidade na gestão seria o de aumentar o grau de flexibilidade na execução e controle dos orçamentos como, por exemplo, atribuindo-se maior liberdade para decisões operacionais.
Texto enviado ao JurisWay em 27/03/2011.
Indique este texto a seus amigos
Um dos caminhos possíveis para se alcançar maior qualidade na gestão seria o de aumentar o grau de flexibilidade na execução e controle dos orçamentos como, por exemplo, atribuindo-se maior liberdade para decisões operacionais. Para isso, seria preciso ampliar a autoridade dos gestores em relação à utilização dos recursos postos à disposição das organizações governamentais.
Diante dessa premissa, abrem-se posicionamentos contrários e a favor de tal flexibilização, diante do alto grau de risco de descentralização, sob a alegação de tornar a Administração Pública um império do gerencialismo, com visões pluralistas e fragmentação da autoridade; de outra sorte, sob a alegação do princípio da legalidade, em que a Administração Pública somente pode fazer o autorizado pela lei.
A ampliação da capacidade gerencial, conferindo maior liberdade nas decisões operacionais dos administradores, pode eliminar restrições desnecessárias à gestão dos recursos, contudo tal modelo requer que os órgãos e administradores sejam diretamente responsáveis pelos resultados.
Desta forma, flexibilidade e responsabilidade de gestão devem ser caminhos a serem percorridos de forma conjunta. Não é concebível acrescentar flexibilidade à gestão e maior liberdade aos gestores s para monitorar o desenvolvimento das atividades e proceder às escolhas de meios mais adequados se não for exigível deles maior responsabilidade.
A descentralização de poder e relaxamento dos controles, que o modelo voltado para resultados pressupõe, pode se afigurar como temerário, possibilitando desvios na utilização dos recursos públicos.
Nenhum comentário cadastrado.
Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. | |