JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Será o fim do JurisWay?
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

O IMPERATIVO CATEGÓRICO DE KANT


Autoria:

Everson Alexandre De Assumpção


EVERSON ASSUMPÇÃO Doutorando em Direito pela Universidad Argentina J.F.Kennedy Estudante regular do curso preparatório para o Doutorado UBA- Universidad de Buenos Aires Mestrando em Direito da Seguridade Social pela OISS/Madrid/Espanha em parceria com a Universidad de Alcalá Arbitro em Direito registrado na Ordem da Justiça Arbitral no Brasil sob nº OJAB/0744 Conciliador formado pelo Conselho de Justiça Federal Especialista em Direito Previdenciário pela ESMAFE/RS Especialista em Direito Previdenciário pela UCAM/RJ Especialista em Direito Penal e Processual Penal Pós Graduando em Direito Civil Pós Graduando em Direito Processual Civil Pós Graduando em Direito de Família Pós Graduando em Direito e Processo do Trabalho Pós Graduando em Filosofia e Sociologia Pós Graduando em Psicologia Jurídica Bacharel em Direito/UCS Diretor da Aposenti Gerente do Grupo de debates sobre Direito Previdenciário no Linkedin

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

LA TEORIA TRIALISTA DEL DERECHO
Filosofia

CONCLUÍ MINHA TESE DOUTORAL
Direito Previdenciário

REGIME DE CAPITALIZAÇÃO DO CHILE
Direito Previdenciário

REFORMA DA PREVIDÊNCIA DE 1998
Direito Previdenciário

REFORMA DA PREVIDÊNCIA AVANÇO OU RETROCESSO
Direito Previdenciário

Mais artigos...

Resumo:

O Imperativo Categórico de Immanuel Kant

Texto enviado ao JurisWay em 16/05/2018.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

                                      IMPERATIVO CATEGÓRICO DE KANT

 

Immanuel Kant, Filósofo Prussiano (1724 a 1804).

 

O Imperativo  Categórico de Immanuel Kant é o dever moral que a pessoa tem de agir, baseado no princípio da Universalidade, ou seja “trato os outros da mesma forma como gostaria de ser tratado” .

Obs: esta expressão é bíblica. Mateus 7:12 “ Todas as coisas, portanto, que quereis que os homens vos façam, vós também tendes de fazer do mesmo modo a eles...”

IMPERATIVO: DEVER MORAL

CATEGÓRICO: QUE ATINGE A TODOS SEM DISTINÇÃO

Kant afirmava que somente um ser RACIONAL teria o entendimento de agir conforme a LEI, em outras palavras o Imperativo Categórico não se aplica a um ser que não tenha discernimento.

Kant divide os Imperativos em:

Imperativo Hipotético: uma ação somente é boa quando ela visa um determinado propósito (ação de meio).

Imperativo Categórico: uma ação tem fim em si mesma (faço o que é certo por que é certo)

Kant combatia o chamado Relativismo Moral, ou seja  “ o certo depende da situação ou do  contexto no qual se insere determinada ação”, para Kant, CERTO é CERTO e pronto.

Para Kant a Lei e o Contrato Social, devem seguir a mesma idéia da aplicabilidade dos Princípios Universais.

Se a sociedade de um modo geral agir segundo os princípios éticos, usando princípios oponíveis a todos, essa sociedade estará usando o Imperativo Categórico de Kant, (fazendo o bem, independente de quem).

Já para Rosseau, os homens somente seriam livres, ou teriam seus direitos de bem estar, liberdade , segurança,  entre outros,  garantidos através do Contrato Social.

Everson Assumpção

 

Mestrando e Doutorando em Direito.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Everson Alexandre De Assumpção) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2019. JurisWay - Todos os direitos reservados