JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

CONTRATO DE TRABALHO DOMÉSTICO. FAZER OU NÃO?


Autoria:

Yuri De Moraes Murano


Graduou-se em Direito pela Universidade Anhanguera Uniderp no ano de 2008. É pós - graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública e em Direito do Consumidor pela Faculdade Damásio/SP. É pós - graduando em Direito Público pela Faculdade Estácio de Sá. Sócio fundador do escritório. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil seccional do Estado de Mato Grosso do Sul - 13.426. Possui vasta experiência na área de contencioso de volume, gestão processual, controle jurídico, financeiro, administrativo de processos. Atua fortemente pelos direitos consumeristas da sociedade, bem como, em assuntos relacionados à gestão pública, com projetos jurídicos registrados em jornais e revistas eletrônicas estaduais.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

A NECESSIDADE DE CONFECÇÃO DE CONTRATO DE TRABALHO DOMÉSTICO. FAZER OU NÃO?

Texto enviado ao JurisWay em 05/06/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Com o advento da Lei Complementar n.º 150, de 01/06/2015, regulou-se o funcionalismo da atividade doméstica, garantindo ao trabalhador famíliar, a previsão normativa de seus direitos, antes não alcançados.

O empregado doméstico passou a ser segurado e amparado, o que acabou por aumentar os conflitos entre empregadores e empregados, os quais, na maioria das vezes, limitam-se a registrar seus funcionários domésticos sem se atentar a necessidade de formalizar um contrato de trabalho, o que asseguraria eventual desordem de interesse.

A necessidade de estabelecer uma relação contratual com o trabalhador doméstico é essencial, já que traz benefício para ambas as partes, evitando, ainda, vários dissabores. Com o contrato, pode-se registrar todas as atividades a serem exercidas pelo trabalhador, viagens a serem realizadas e demais peculiaridades de cada família.

O secretário doméstico deve sempre estar ciente das atividades que por ele será realizada, sendo indispensável à formalização de um bom contrato laboral, definindo todas as questões que possível e futuramente acarretariam desentendimentos entre ambos.

O registro contratual trará benefícios a certas questões que, supostamente, seriam irreversíveis, seja pelo lapso temporal ou pela distorção de acontecimentos, isto é, certamente resguardará ambos interessados.

As questões de previdência, anotação em CTPS, férias, gratificação natalina são quesitos básicos e não trazem garantias de toda relação laboral existente entre empregado e empregador. Por isso, há necessidade de formalizar também um contrato de trabalho, com cláusulas específicas e pertinentes a cada grupo familiar.

As famílias brasileiras cada vez mais se veem necessitadas de auxílio doméstico e, com a institucionalização das normas do empregado doméstico, surgem dúvidas quanto ao tempo de trabalho, a fiscalização deste tempo, os adicionais, os períodos de viagem, a remuneração do contrato de experiência, a intervenção de sindicato, entre outros.

As limitações ao trabalho são as mais diversas, e, ao meu ponto de vista, a única forma de evitarmos prejuízos e dissabores seria ajustar contratualmente às necessidades familiares.

 

 

YURI MURANO. ADVOGADO NO MURANO ADVOGADOS.

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Yuri De Moraes Murano) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados