JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Operação Lava Jato e a Repercussão Política


Autoria:

Anne Gracyelle Da Silva Sousa


Bacharela em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau de Campina Grande/PB. Pós-Graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Faculdade Integrada de Patos da Paraíba

envie um e-mail para este autor

Resumo:

A operação lava jato é tida como a maior investigação realizada no Brasil até os dias atuais. Essa investigação foi o ápice da corrupção envolvendo um grande número de políticos do Brasil.

Texto enviado ao JurisWay em 23/05/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Operação Lava Jato e a Repercussão Política

 

Para entendermos melhor sobre o tema, irei iniciar definindo como deu-se a origem do nome "lava jato" sobre o quê aborda essa investigação.

A operação lava jato é tida como a maior investigação realizada no Brasil até os dias atuais. Essa investigação foi o ápice da corrupção envolvendo um grande número de políticos do Brasil, gerando uma quantia em dinheiro com mais de bilhões de reais, sendo incluso até uma grande quantia em dólares. O nome foi gerado devido aos lava a jatos de automóveis e de postos de combustíveis sendo utilizados para desvios e lavagens de dinheiro.

Sendo envolvidos nesses recursos ilícitos os políticos de diversos e grandes partidos e de notáveis cargos nomeados na esfera política juntamente com as maiores empreiteiras do país. Mas, o que chama mais atenção nesse processo é devido à quantidade de políticos envolvidos nessa corrupção sendo contado com mais de 50 políticos investigados, onde gerou e ainda está gerando bastante polêmica que envolve até ex-presidentes do Brasil, que é o cargo mais importante existente do país, investigações pesadas sob à luz desses recursos serem usados com financiamento de campanhas.

O que é mais impactante é saber até onde vai o interesse e a ganância dos políticos brasileiros para ganhar um determinado cargo político e para lucrar em um designado cargo no Brasil. Paramos para pensar é que maior parte das pessoas que tem interesse em ser inserida num cargo politico é para levar algum e qualquer tipo de vantagem, seja ele econômico, partidário, etc.. São raros os casos hoje em dia em que vemos políticos fazendo parte da administração cumprindo com o seu dever de beneficiar o povo, o que já é nosso por direitos e deveres prescritos em nossas normas legais.

Cabe à justiça investigar a fundo, punir e prender todos os que estejam envolvidos nessa corrupção, e principalmente à nós, o povo, cobrar dos nossos políticos, pois foram eles que nós mesmos escolhemos para nos representar na tribuna e que tomam diversas decisões por nós.

Corrupção essa que começa por nós mesmos cidadãos brasileiros que nos vendemos a um candidato político na eleição por tão pouco, como um telhado, ou até mesmo por 50 reais, mas nessa hora não paramos para pensar, analisar e refletir que não estamos ganhando dinheiro ou ofertas de um candidato e sim perdendo 4 ou 8 anos de um mandato político, que na hora em que formos cobrar o que é nosso por direito irão nos dar as costas como sempre fazem.

Seja operação lava jato ou qualquer outro tipo de investigação que venha a suceder, a mudança para a política do nosso país começa por mim, começa por você. 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Anne Gracyelle Da Silva Sousa) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados