JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Resenha Crítica Sobre os textos: Desafios da Real Política Industrial Brasileira do Séc. XXI e Retomando o Debate: A Nova Política Industrial do Governo Lula


Autoria:

Bianca Goulart Cardoso


Estudante de Direito na UPM/SP, décimo semestre.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

O caso dos Denunciantes Invejosos
Filosofia

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo analisar os textos Desafios da Real Política Industrial Brasileira do Séc. XXI e Retomando o Debate: A Nova Política Industrial do Governo Lula, para assim entender o desenvolvimento econômico do Brasil

Texto enviado ao JurisWay em 28/04/2017.

Última edição/atualização em 01/05/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Resenha Crítica

 

O texto de Mansueto Almeida tem como objetivo debater dilemas da atual política industrial brasileira, destacando-se problemas envolvidos na implementação de uma política de fomento em setores intensivos em tecnologia de uma economia diversificada, cuja indústria é liberada por setores de baixa e média-baixa tecnologia.

A política brasileira começou a adotar incentivos setoriais conhecidas como políticas indústrias, o autor aborda quatro problemas que essa política pode causar quando o Brasil tenta diferenciar a nova política com a antiga. Resultando em conflitos e contradições.

O Instituto de Pesquisa e Econômica Aplicada tem se empenhado para entender melhor o padrão de inovação e as características das firmas brasileiras que inovam e exportam. Suas pesquisas apontam que o padrão de inserção do Brasil é muito diferente do padrão do comércio internacional. No Brasil prevalece uma exportação de maior concentração em produtos com baixa intensidade tecnologia, opondo-se as exportações dos outros países, que se concentram em produtos de média e alta tecnologia.

Com isso os defensores da política industrial utilizam argumentos para que haja uma mudança na exportação do Brasil, a inovação em setores tecnológicos é importante para o crescimento do país.

Relata como os outros países conseguiram sucesso com as mudanças na política industrial, e como o Brasil adotou medidas em seus setores para que isso também aconteça.

O outro texto, do autor Max Benjamim Ferraz, tem a intenção de descrever a nova política industrial anunciada no governo do ex Presidente Luis Inacio Lula da Silva, analisando a nova política, relatando as suas contribuições.

Aborda também um breve contexto histórico da política industrial no Brasil, mostrando a época que a industrialização começou a ganhar maior importância e quais foram as suas metas e incentivos.

A política industrial começou a ser destaque como uma grande mudança para a economia a parir de 2003, seguindo dois planos: a política industrial, tecnológica e de comercio exterior, de 2004 e a política de desenvolvimento produtivo de 2008.

No Governo Lula foram criadas duas políticas: A Pitce e a PDT. O que são essas duas políticas?

A Pitce constitui-se de conjuntos de providencias que podem ser enquadradas como diretrizes de uma política industrial.

            A PDT aponta para dois conjuntos de metas: as chamadas macrometas, que se é composta por quatro grupos de ações específicas. Sendo:

- Ampliação do investimento fixo.

- Elevação do gasto privado em P e D.

- Ampliação das exportações.

- Dinaminação das MEDs.

A PDP pode ser positiva, pois dentro das suas propostas podemos observar o financiamento para a inovação tecnológica.

Com isso, o autor chega à conclusão que a PDP, por ter sido apresentada em pouco tempo, não permite que seja realizada uma avaliação adequada de seus resultados. Se esse plano trará bom impacto na economia.

O fato é que a política industrial voltou a ser discutida.

Com os textos, percebe-se a ideia dos autores de demonstrar a nova realidade política e como o Brasil está se saindo nessa tarefa de inovações. Pontos críticos de cada um, mas levando em conta o contexto histórico que nosso país se desenvolve ou tenta se desenvolver.

Portanto, a verdade é que, o Brasil começou a se desenvolver tardiamente em relação aos outros países desenvolvidos. Suas políticas ao longo do tempo não foram de grandes sucessos. A inovação e investimentos em tecnologia em exportação pode ser um grande avanço para o Brasil. E seus resultados podem gerar grande crescimento no setor da economia, junto com uma política que aborde todas as questões importantes e que colaborem.

 

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Bianca Goulart Cardoso) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados