JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Locação de imóveis e as dúvidas mais comuns


Autoria:

Olinda Caetano Garcia


Advogada com especialização em Direito imobiliário pela FMU, em Formação de Docente pela UNINOVE, Direito de Família e Sucessões, membro efetivo da Com. de Propostas e Parcerias OABSP, coach, positive coach e executive coach.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

Desnecessidade de caução para a concessão de liminar nas ações de despejo motivadas pela inadimplência

A FIANÇA NOS CONTRATOS DE LOCAÇÃO COM PRAZO INDETERMINADO

Rescisão de contrato de aluguel de imóvel. Como funciona?

Loteamentos Fechados X Condomínios Fechados

Cláusulas contratuais: Os prazos de carência para a entrega das unidades imobiliárias.

Rotina Processual da Ação Renovatória

PRESSUPOSTOS CONSTITUCIONAIS PARA O ALCANCE DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE RURAL IMOBILIÁRIA

USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL - QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INICIAR O PROCEDIMENTO?

A Inconstitucionalidade na devolução dos valores pagos a título de comissão de corretagem

LOCAÇÃO DE IMÓVEIS EM ZONAS RURAIS - Locação Urbana ou Arrendamento?

Mais artigos da área...

Resumo:

Trata dos problemas enfrentados na locação de imóveis quando não acompanhados por um profissional especialista, a fiança, o inadimplemento, as cláusulas contratuais, como o reajuste, foro.

Texto enviado ao JurisWay em 01/03/2017.

Última edição/atualização em 11/03/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Por mais comum que sejam as locações, a ausência de certos cuidados geram por vezes a busca da solução nos tribunais.

Por isso, alguns cuidados devem ser tomados por parte tanto do locador como do locatário, e dessa forma, tais problemas podem ser evitados com a locação do imóvel.

Muito comum que o locador lance mão de contratos prontos, muitos deles comprados em papelaria, ou então, um contrato copiado da internet ou de outros contratos que tenha guardado, o que, em regra, gera dificuldades caso tenha algum dia de realizar uma cobrança, ou execução.

O contrato é um título executivo judicial que tem por objetivo garantir a locação e o recebimento dos valores contratados a título de aluguel, e por ser um título executivo garante a execução de imediato.

Isso quer dizer que para que o contrato seja um título executivo é preciso que cumpra com todos os requisitos legais para tal fim, ou seja, é importante que um advogado(a) o redija e oriente ao cliente sobre os demais requisitos para a validade do contrato, para que sejam atendidos os requisitos elencados no artigo 784, VIII do CPC. (VIII – o crédito, documentalmente comprovado, decorrente de aluguel de imóvel, bem como de encargos acessórios, tais como taxas e despesas de condomínio).

Importante saber que estamos vivendo uma época em que a colaboração é a tônica das relações humanas e isso reflete no mundo jurídico, portanto, primar pela mediação prévia para sanar as questões contratuais é de bom alvitre para que seja desnecessária ida ao judiciário.

E nos casos de litígio as emoções em tais casos causam mais danos que benefícios, salvo exceções, complicando muitas vezes o que na realidade é de fácil solução. Normalmente, a relação entre locador e locatário tornam-se conflitantes e eis o motivo para que um advogado(a) venha mediar essa relação para que a melhor solução seja encontrada.

Existem possibilidades de mudanças, concessões contratuais que poderão trazer o benefício desejado para ambas as partes, sem comprometer a exigibilidade do cumprimento das cláusulas contratuais através dos adendos e outros mecanismos jurídicos que visem salvaguardar o direito das partes contratantes.

Contudo, caso o litígio seja inevitável, seja por ausência de um profissional do direito, ou porque as partes estejam irredutíveis, a ação será movida no foro eleito ou competente estabelecido no contrato.

Alguns cuidados são necessários antes da distribuição de uma ação, como as notificações extrajudiciais com o objetivo de salvaguardar os direitos e as obrigações.

No que tange as garantias da locação há uma corrente que defende que a ausência de garantia facilita nos casos enviados para solução no judiciário (artigo 59, §1º, da Lei 8.245/91), contudo, de minha parte, defendo que a garantia é necessária, uma vez que visa o pagamento do aluguel, sendo nos dias atuais o seguro fiança o mais indicado, embora mais caro.

No caso de fiador é de se saber que implica deixar imóvel próprio em garantia da locação e é importante que o fiador tenha mais de um imóvel.

Existem outros pontos relevantes a serem considerados como o reajuste do aluguel, o prazo da locação, observado o artigo 3º, parágrafo único da Lei do inquilinato.

De qualquer forma, essencial o acompanhamento de um advogado (a) que, em tese, representa ato de prevenção salvaguardando direitos e obrigações, como os casos de inadimplemento não só do aluguel, mas também atrasos nas contas água, energia elétrica e outras como condomínio.

 

 

por Olinda Caetano Garcia

advogada

Especialista em Direito Imobiliário

Blog. http://olindacaetanoadvogada.blogspot.com.br/

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Olinda Caetano Garcia) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados