JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Refugiados do Curdistão


Autoria:

Débora Borges De Moura


Acadêmica do curso de Direito. UniCEUB - Centro Universitário de Brasília.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

GENOCÍDIO EM RUANDA: A ATUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS, DA ONU E OS DIREITOS HUMANOS

AS DECISÕES SOBERANAS DOS ESTADOS NACIONAIS NÃO DEVEM TRANSCEDER AS DECISÕES LEGÍTIMAS DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS

Contrato Internacional de Seguro Marítimo

Lord Resistance Army (LRA): o massacre ocorrido no norte da Rwanda sob a perspectiva do Direito Internacional Público

Jus Cogens. A norma imperativa do Direito Internacional.

Princípios de Direito Internacional Público

Inovações em Direito Internacional, a partir do Tratado de Ottawa - Principio da dignidade da pessoa humana aplicável?

A INTERNACIONALIZAÇÃO DA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS

Cooperação Jurídica Internacional no Novo Código de Processo Civil de 2015

O DIREITO INTERNACIONAL DO TRABALHO

Mais artigos da área...

Resumo:

É grande e recorrente o deslocamento de pessoas que fogem da guerra, da fome, das ameaças, da condição precária de vida, do medo, e da perseguição . Essa é a realidade de milhões de pessoas no mundo. Os Curdos são nosso exemplo de hoje.

Texto enviado ao JurisWay em 24/06/2016.

Última edição/atualização em 27/06/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Chegou aqui no Brasil recentemente, uma jovem família de curdos. Região conhecida como Curdistão, que inclui partes do Irã, Iraque, Síria e Turquia.

Estão refugiados aqui em Brasília, na cidade satélite de Sobradinho, lugar onde permanecem por um certo período de tempo. O marido Shaswar e sua esposa Shoxan, que está gravida de oito meses, vem buscar uma nova esperança de vida para o bebê que irá nascer. Em sua região, no Curdistão, com as iminentes ameaças de ataques, as perseguições religiosas por grupos extremistas e a falta de condições mínimas de sobrevivência, os levam a fugir da sua terra natal.

Ao chegar aqui, depois de todo medo e incertezas vivenciados, encontram ainda mais obstáculos.  No entanto, tudo tem sido compensado com a ajuda e apoio de voluntários e amigos que a família conheceu. 

Eles não falam português, o que os impede de se comunicar melhor. Por esta razão, Shaswar não tem encontrado oferta de trabalho. Esse é o seu maior desafio desde que chegaram. As portas não tem se aberto para ele em três meses de busca, e as oportunidades ainda não apareceram. Shoxan também encontra problemas nas consultas do pré-natal por não entender a nossa língua, daí a falta de interação com o médico.

Nesse sentido, mais dificuldades vão surgindo, como por exemplo, o não acesso às orientações jurídicas, não acesso a serviços públicos, não acesso ao conhecimento da legislação protetiva e etc.

Lamentavelmente nosso país não tem dado um melhor suporte para os refugiados aqui chegados e não tem se mostrado muito eficiente no caso concreto dentro desse contexto de apoio tão necessário, visto que não há escolas suficientes onde possam aprender nosso idioma, e pouco, ou nenhum, apoio referente a conquista de um trabalho para sua subsistência.

Vale salientar, que é necessária a conscientização da população em geral, para que não haja discriminação com relação aos refugiados que chegam até nós.

Felizmente, a ajuda tem chegado de outras formas. O casal recebeu várias doações de roupinhas para bebê, fraldas, cesta básica e até de alguns móveis para casa tais como, um berço, um fogão e uma geladeira e, um amigo já se dispôs em levar Shoxan ao hospital assim que estiver para dar a luz.

O país juntamente com as ONGs, teem se esforçado para ajudar os refugiados, no entanto, ainda há carência no desenvolvimento de mecanismos para melhor integra-los, qual seja, o aumento de escolas que ofereçam o curso da língua portuguesa, maior divulgação de informações para os refugiados, conscientização da população em geral, e integração através de trabalho.

 
Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Débora Borges De Moura) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados