JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Desempregadas também podem solicitar salário-maternidade


Autoria:

Patrícia Salomão


Advogada atuante em Direito Previdenciário, graduada em Direito pela PUC-MG, pós-graduada em Direito de Empresa pela FGV e em Direito Previdenciário pelo IEJA. Fone: (31)3221-9497

Endereço: Rua Aimorés, 1297 - Sala 302
Bairro: Funcionários

Belo Horizonte - MG
30140-071

Telefone: 31 32219497


envie um e-mail para este autor

Resumo:

Mães que eram seguradas da Previdência Social e ficaram desempregadas ou interromperam o pagamento das contribuições podem ter o direito de receber o salário-maternidade.

Texto enviado ao JurisWay em 15/03/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

        

 

Desempregadas podem solicitar salário-maternidade 

 

Mães que eram seguradas da Previdência Social e ficaram desempregadas ou interromperam o pagamento das contribuições podem ter o direito de receber o salário-maternidade.

O benefício pode ser solicitado em até três anos, após a última contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ou seja, para que a segurada desempregada tenha direito ao salário-maternidade, o nascimento ou adoção do filho deve ocorrer no chamado “período de graça” em que a segurada mantém a qualidade de segurada mesmo sem estar contribuindo. Esse período pode durar de 12 a 36 meses após o desligamento da empresa.

O prazo de um ano é válido para todas as seguradas, independentemente do tempo de contribuição. Já o de dois anos é voltado para quem possui mais de 10 anos de contribuição. Esses períodos podem ser estendidos em mais um ano, caso a segurada comprove que está desempregada através do registro no Ministério do Trabalho.

Cumpre esclarecer que o salário-maternidade é um benefício pago às seguradas que acabaram de ter um filho, seja por parto ou adoção,  e, a partir de 25/10/2013,  é devido também aos segurados homens que adotarem uma criança.

Principais requisitos que devem ser atendidos na data do parto, aborto ou adoção:

- Ter a qualidade de segurada

- Ter no mínimo 10 contribuições pagas: para a trabalhadora Contribuinte Individual, Facultativa, desempregadas e Segurada Especial. Sendo que não é exigida carência  para seguradas Empregadas.

Duração do benefício

  • 120 (cento e vinte) dias no caso de parto;
  • 120 (cento e vinte) dias no caso de adoção ou guarda judicial para fins de adoção, independentemente da idade do adotado que deverá ter no máximo 12 (doze) anos de idade.
  • 120 (cento e vinte) dias, no caso de natimorto ( a partir da 23ª semana de gestação);
  • 14 (quatorze) dias, no caso de aborto espontâneo ou previstos em lei (estupro ou risco de vida para a mãe), a critério médico, ocorridos antes da 23ª semana de gestação.

O valor mensal do salário-maternidade é o seguinte:

- para as seguradas empregadas e trabalhadoras avulsas,  corresponderá à remuneração integral de seu último salário;

- para a segurada especial que não contribui, um salário mínimo

- para a contribuinte individual, a facultativa e as que estão sem contribuir, mas com a qualidade de segurada mantida, o benefício corresponde a 1/12 avos da soma dos 12 últimos salários-de-contribuição, apurados em período não superior a 15 meses.

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Patrícia Salomão) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados