JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Pare de tapar o Sol com a Peneira: Resiliência em Época de Crise


Autoria:

Alexandre Motta


Consultor e Sócio Diretor da Inrise Consultoria em Marketing Jurídico, empresa atuante em São Paulo. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e experiência prática em marketing jurídico.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Praticar a resiliência em épocas de crise nada mais é que encarar os fatos que cercam o cenário atual de seu escritório e tentar encontrar uma solução que se adeque à sua situação. Deixo aqui algumas dicas de como iniciar esta prática.

Texto enviado ao JurisWay em 07/03/2016.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

Que o país está em crise ninguém pode negar. O que temos que fazer é encarar a realidade diante deste fato assombroso.

 

Muitos pequenos e médios escritórios fecharam as portas e outros tantos - eu diria a maioria - estão controlando as finanças. E embora muitos encarem como um investimento, estão cortando budgets para a implementação de ferramentas chaves para o seu crescimento, pois dizem que o momento atual é de conter despesas.

 

Concordo? Em partes.


Numa visão menos pessimista do cenário econômico atual, podemos aproveitar este momento para por em pratica um hábito, eu diria, muito pouco discutido até então: a resiliência, que segundo o dicionário significa “capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.”


Praticar a resiliência em épocas de crise nada mais é que encarar os fatos que cercam o cenário atual de seu escritório e tentar encontrar uma solução que se adeque à sua situação. Basicamente é não fazer os problemas maiores do que eles já são.

 

Não estou falando que ser resiliente irá mudar o cenário econômico atual, não, mas pode ser uma saída para superar os desafios que surgiram com a crise.

 

Para gestores e empreendedores saber praticar a resiliência é um diferencial que pode abrir caminhos para novos negócios mesmo estando em crise.


Muitos escritórios estão “tapando o sol com a peneira”, dizendo não ter budget para investir em novas ferramentas para alavancar o escritório, mas será que não estão direcionando seus investimentos para o lugar errado? Pensem bem, às vezes é melhor investir em projetos de longo prazo do que em medidas paliativas que “tamparão o sol” momentaneamente.

 

Mas como praticar a resiliência?

 

Deixo aqui algumas dicas de como iniciar esta prática.

 

1 – Pare de chorar pelo leite derramado

 

Antes de tudo, comece a viver o presente. Se perdeu clientes e diminuiu sua receita, adeque-se a ela. Lembre-se que somos seres adaptáveis, e esta é a premissa básica da resiliência, adaptar-se a mudanças.

 

2 - Pare de tapar o sol com a peneira

 

Encare os problemas de frente, e pense em quais seriam as possíveis soluções dentro de seu cenário econômico atual. Não tenha medo de arriscar. Faça o que tiver que fazer para sair da zona de conforto e adaptar-se a realidade atual.

 

3 – A grama do vizinho é mais verde que a minha

 

Às vezes nem sempre a situação é igual para todos. Observe o cenário a sua volta e veja quais são as mudanças necessárias para que seu escritório colha frutos na mesma intensidade que seu concorrente.

 

4 – Viaje na maionese

 

Por mais que pareça absurdo este comentário, elabore um plano estratégico de longo prazo para ser implementado aos poucos em seu escritório, com todos os objetivos que você almeja, mesmo se forem grandes.

 

5 – Não dê murro em ponta de faca

 

Se sua estratégia não está dando certo, mude. Nada vai ser pior do que ficar estagnado, deixando que a concorrência tome o seu lugar. Mudar estratégias é uma questão de adaptação. Então adapte-se.

 

6 – Use a faca e queijo que estão na sua mão

 

Se tem uma possível solução, porque não implementá-la? A decisão para efetuar as mudanças dentro de seu escritório são somente suas. Você escolhe fazê-las ou não, afinal o poder de decisão está em suas mãos.

 

7 – Colha o que plantou

 

Seja paciente e entenda que resultados imediatos não existem. Os frutos das suas ações virão com o tempo e com muito trabalho envolvido.

  

Se é avesso às mudanças e acha que o conservadorismo ainda é uma saída, de nada adiantou ler até aqui.

 

Ser resiliente nada mais é do que gerir conflitos, persistir em suas ideias e adaptar-se a realidade, antes que seja mais um escritório fechando as portas por falta de resultado.

 

 

Monique Conde 

Monique Conde é analista de marketing da Inrise Consultoria, formada em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Caetano do Sul.

 

 

www.inriseconsultoria.com.br

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Alexandre Motta) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados