JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

De Olho no Fgts


Autoria:

Drª Betania Cristina Jaculi Borges


Advogada. Pós - Graduanda em Direito Penal e Processo Penal - (CRIMINAL), pela Escola Paulista de Direito. Graduada em Direito pela Faculdade Dr Francisco Maeda em Ituverava - SP. Especialização: Extensão em Reforma do Processo Penal pela FGV. Extensão em Congresso Jurídico de Ciências Criminais com os seguintes temas: Agente Infiltrado na Organização Criminosa - A Tutela Penal nos Crimes de Perigo - Aspectos Controversos Acerca da Emendatio e Mutatio Libelli - Investigação Criminal Militar: Instauração, Condução e Conclusão - A Criminalidade de Bagatela a Luz da Jurisprudência dos Tribunais Superiores - Corrupção Eleitoral: Aspectos Penais -

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Proibir sim ou não a Palmada?
Direito de Família

REVISAO DO TETO DA APOSENTADORIA DO INSS
Direito Previdenciário

MUDANÇAS NOS BENEFICIOS PREVIDENCIARIOS
Direito Previdenciário

Resumo:

Fgts, um direito do trabalhador que muitas vezes fica omisso, como saber se os seus depositos estão em dia, e em confomidade com o que lhe garante a lei.

Texto enviado ao JurisWay em 03/04/2015.

Última edição/atualização em 07/04/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?


COMO SABER SE O PATRÃO ESTÁ PAGANDO O SEU FGTS


O FGTS agora pode ser acompanhado facilmente pelo empregado, acompanhar mensalmente os depósitos feitos pelo seu empregador ou patrão, que é de direito do trabalhador. FGTS que é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um fundo de indenização trabalhista, o que antes era uma faculdade hoje é uma obrigação para as empresas, para o empregador, pessoas jurídicas contribuintes do imposto de renda.  A finalidade do FGTS é manter uma reserva mensal de 8% do salário do empregado, que o empregador fica obrigado a depositar em uma conta bancária no Banco da Caixa Econômica Federal para quando for dispensado da empresa, ou dispensado pelo empregador.  De inicio, o FGTS existia apenas como forma de garantia de emprego, chamada de estabilidade, ou seja, quando o empregado completava 10 anos de trabalho em uma empresa, não poderia mais ser demitido, a não ser em justa causa.

Quem tem direito ao FGTS são trabalhadores urbanos e rurais, através do regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), trabalhadores avulsos, empregados domésticos. Não têm direito ao FGTS os trabalhadores individuais, ou autônomos, ou seja, pessoas que não possuem vínculo empregatício.

Quem tem empregada doméstica pode escolher pagar ou não o FGTS dela. Não há obrigatoriedade, mas se o patrão decide pagar, deve cumprir com isso enquanto a empregada trabalhar em sua residência.

O FGTS pode ser sacado pelo trabalhador nas seguintes situações:
 

 Aposentadoria

 Compra de casa própria

 Demissão sem justa causa

 Morte do patrão e fechamento da empresa

 Término do contrato de trabalho de um trabalhador temporário

 Falta de atividade remunerada para trabalhador avulso por 90 dias ou mais

 Ter idade igual ou superior a 70 anos

 Doenças graves (como Aids ou câncer) do trabalhador, sua mulher ou filho, ou em caso de estágio terminal em qualquer doença

 

Agora o trabalhador tem a seu dispor duas ferramentas para acompanhar os seus depósitos do FGTS (fundo de garantia por tempo de serviço),  para receber as informações sobre o valor dos depósitos e o saldo atualizado do FGTS. Basta fazer o cadastro pelo 0800 726 02 07 ou no site: http://www.fgts.caixa.gov.br/ para receber essas informações pelo celular, via mensagem de texto.

 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Drª Betania Cristina Jaculi Borges) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados