JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

Automação de processos ganha força nas atividades jurídicas


Autoria:

Fabio Alves Da Silva


Profissional de TI com formação em Ciências da Computação e MBA em Gestão de Negócios com mais de 10 anos de experiência em soluções para área jurídica, tendo como destaque a participação no projeto de informatização do TJSP.

envie um e-mail para este autor

Resumo:

Esse artigo tem por objetivo analisar a importância da TI nas atividades jurídicas, com enfoque para automação de processos do negócio. O mapeamento de processos com vistas a automatizar atividade manuais e repetitivas é um tema em voga atualmente.

Texto enviado ao JurisWay em 16/01/2015.

Última edição/atualização em 28/01/2015.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

Cada vez mais a tecnologia se faz presente e tem um papel fundamental no meio jurídico, tornando as operações mais eficientes e promovendo o aumento das receitas. Empresas especializadas oferecem variadas soluções e serviços que auxiliam os advogados na gestão do escritório, como exemplo, software para gestão de processos jurídicos e solução para armazenamento de documentos eletrônicos (GED).

 

Infelizmente ainda há certa relutância por parte dos profissionais desta área no tocante a adoção de novos conceitos e tecnologias, contudo, é inevitável buscar por inovação nessa crescente digitalização da sociedade. Com a globalização e aumento da competitividade, está em igualdade de  condições tecnológicas é o mínimo que deve ser feito para sustentabilidade do negócio.

 

A necessidade do emprego dessas soluções decorre do aumento substancial da quantidade de processos tutelados pelos escritórios, em especial àqueles especializados em contencioso de massa. Soma-se a isso o advento do processo judicial eletrônico. Neste caso, a TI tem uma atuação estratégica, estando alinhada aos interesses do negócio, na medida em que identifica oportunidades que podem melhorar os processos de negócio do escritório.

 

A tecnologia no ambiente jurídico tem como objetivo principal viabilizar o negócio para possibilitar que advogados, sócios e demais colaboradores tenham mais disponibilidade de tempo e recurso para se dedicarem à parte nobre e estratégica do negócio.

 

Não se pode falar em tecnologia sem mencionar automação, uma vez que é a automação de processos manuais e repetitivos que permite aos profissionais dedicarem seu tempo em atividades estratégicas em vez de ficarem alocados em atividades mecanicistas e rotineiras que consomem muito tempo e pessoas para execução.

 

Deve ser o foco da gestão estratégica do escritório identificar e automatizar atividades repetitivas, preferencialmente por meio do mapeamento de processos, reduzindo de forma significativa os custos operacionais, ao mesmo tempo que aumenta a qualidade, competitividade, produtividade e lucro. Atividades repetitivas como atualização de software jurídico com andamentos e informações processuais provenientes dos portais dos tribunais podem ser perfeitamente automatizadas, bem como o cadastramento e atualização de ações nos sistemas dos clientes. O subproduto disso é ter um sistema com informações consistentes com os dados disponibilizados pelos tribunais em seus sistemas.

 

Ademais, é importante observar que a automação não deve ficar circunscrita às atividades jurídicas, mas sim estendida para atividades administrativas de outros departamentos como RH, Financeiro e Contabilidade.

 

Os benefícios imediatos da automação de tarefas são:

 

i. Aumento geral de produtividade e qualidade, traduzindo-se em lucratividade;

 

ii. Redução nos custos dos procedimentos manuais;

 

iii. Diminuição de falhas e atrasos; e

 

iv. Agressivo retorno do investimento após implementação da solução.

 

Existem diversas soluções no mercado que possibilitam a automação de tarefas, mas cabe um destaque aqui para a ferramenta Automate, comercializada pela empresa Automate Brasil sediada em São Paulo, que é capaz de construir robôs que reproduzem qualquer atividade humana repetitiva no computador. Em suma: é uma ferramenta que se diferencia das opções disponíveis no mercado, visto que possui uma tecnologia capaz de "escravizar" um computador e utilizar todos os recursos (teclado e mouse por exemplo) e ler os objetos na tela simulando a atuação de um ser humano, sendo as tarefas repetitivas automatizadas até o ponto de não haver intervenção manual.

 

O segredo para obtenção de resultados com o projeto é fazer excelentes diagnósticos, identificando atividades passíveis de implementação da automação, bem como estimar o retorno desse investimento.

 

Para quem deseja conhecer a solução, basta contatar a empresa Automate Brasil (www.automate.com.br) e solicitar uma demonstração do produto.

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Fabio Alves Da Silva) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados