JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Procon-SP autuou 30 empresas durante a Operação Inverno
19/07/2012

PF prende 26 em operação para reprimir garimpo ilegal em Roraima
19/07/2012

Aprovado projeto sobre esclarecimento ao consumidor quanto ao padrão digital
19/07/2012

Governo prorroga licenciamento compulsório das patentes do antirretroviral Efavirenz
19/07/2012

Saiba o que levar em consideração ao visitar um feirão de imóveis
19/07/2012

Veja as dicas do Procon de como planejar um casamento
19/07/2012

Ipem-SP reprova 33% dos cronotacógrafos fiscalizados em rodovias e empresas no primeiro quadrimestre
19/07/2012

Programa no Rio Grande do Sul ensina a cuidar de nascentes e reservatórios de água
19/07/2012

Governo quer mudar regras de portabilidade bancária
19/07/2012

Yamaha faz recall de veículos aquáticos
19/07/2012

Mais artigos...

 

IPEM-RJ disponibiliza dicas para redução no consumo de energia

Fonte: IPEM-RJ 22/6/2012

Texto enviado ao JurisWay em 25/06/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



O consumo de eletricidade na indústria, no comércio, nos serviços e nas residências tem crescido significativamente nos últimos anos. E este aumento, é hoje um grande desafio para toda a sociedade que já consegue vislumbrar problemas futuros de abastecimento. O desperdício de energia elétrica é um grande problema brasileiro. Pesquisas revelam que cerca de 10% da energia gerada no país é desperdiçada pelos consumidores.

Para evitar o desperdício algumas medidas podem ser tomadas, principalmente em relação aos aparelhos eletrônicos. Confira abaixo as dicas disponibilizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis):

Chuveiro elétrico: é um dos equipamentos que mais consome energia. Evite seu uso no horário de pico (18h às 21h). Nos dias quentes, deixe a chave na posição 'verão'. Feche a torneira ao se ensaboar. Limpe periodicamente os orifícios de saída de água. Use somente resistências originais e evite adaptações.

Ferro: acumule sempre a maior quantidade de peças de roupa possível, para ligar o ferro o mínimo de vezes. Passe primeiro as roupas delicadas que precisam de menos calor. Evite utilizar o ferro elétrico quando vários aparelhos estiverem ligados para evitar que a rede elétrica fique sobrecarregada.

Máquina de lavar roupa: só ligue a máquina com a capacidade máxima de roupas indicada pelo fabricante. Mantenha o filtro sempre limpo. Use somente a dosagem correta de sabão, para não repetir o enxágue.

Geladeira e freezer: ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam mais energia para compensar o ganho de temperatura. Caso seja necessário, mude-os de lugar. Mantenha-os afastados pelos menos 15 cm das paredes para evitar o superaquecimento. Nunca coloque roupas e tênis para secar atrás dos mesmos. Outra dica é que antes de cozinhar, retire da geladeira todos os ingredientes. Assim você evita o abre-fecha da geladeira que consome bastante energia sem que você perceba.

Computador: desligue o computador. O hábito de deixar o computador ligado ininterruptamente aumenta o consumo de energia. Desligue o computador sempre que ficar mais de 2 horas sem utilizá-lo. Não deixe impressoras e outros acessórios ligados sem necessidade. Configure o computador para que a tela do monitor seja desligada depois de um tempo de inatividade.

Ar condicionado: no final do expediente a temperatura começa a ser mais amena e o uso não é tão necessário. Por isso, fica a dica de desligar o ar-condicionado. Em um período de 8 horas equivalerá a 12,5% de economia diária.

Lâmpadas: troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes. As lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos energia.

Aparelhos em standby: desligue ou retire o fio da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função standby usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando o aparelho está em uso.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados