JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Procon-SP autuou 30 empresas durante a Operação Inverno
19/07/2012

PF prende 26 em operação para reprimir garimpo ilegal em Roraima
19/07/2012

Aprovado projeto sobre esclarecimento ao consumidor quanto ao padrão digital
19/07/2012

Governo prorroga licenciamento compulsório das patentes do antirretroviral Efavirenz
19/07/2012

Saiba o que levar em consideração ao visitar um feirão de imóveis
19/07/2012

Veja as dicas do Procon de como planejar um casamento
19/07/2012

Ipem-SP reprova 33% dos cronotacógrafos fiscalizados em rodovias e empresas no primeiro quadrimestre
19/07/2012

Programa no Rio Grande do Sul ensina a cuidar de nascentes e reservatórios de água
19/07/2012

Governo quer mudar regras de portabilidade bancária
19/07/2012

Yamaha faz recall de veículos aquáticos
19/07/2012

Mais artigos...

 

Relatório indica ser impossível mensurar dano ambiental causado pela Chevron

Fonte: Ig Notícias 11/7/2012

Texto enviado ao JurisWay em 16/07/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


Relatório da Polícia Federal foi feito na época do vazamento e descartado pelo inquérito. Empresa vai usá-lo na sua defesa 

Relatório da Polícia Federal (PF) indica ser impossível mensurar o dano ambiental causado pelo acidente da Chevron na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, em novembro de 2011.

Outro laudo, assinado por técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Marinha duas semanas após o início do vazamento, havia classificado o mesmo acidente como "dano ambiental grave".

A multa de R$ 50 milhões aplicada pelo Ibama contra a Chevron é baseada nesta análise. O entendimento técnico é que não há possibilidade de o volume de óleo (pelo menos 2,4 mil barris) ter passado desapercebido pelo ecossistema. Em sua defesa, a petrolífera americana deverá agarrar-se ao novo laudo.

Em nota divulgada nesta terça-feira (10), a Chevron alega que "um monitoramento contínuo na área do incidente mostra que não houve impacto à vida marinha ou à saúde humana" e que "nenhum óleo chegou à costa brasileira". A empresa já recorreu contra a decisão do Ibama e o processo segue seu trâmite no âmbito administrativo.

A PF informou por meio de nota que o seu laudo pericial "faz parte do conjunto probatório incluído no inquérito policial instaurado para apurar o vazamento". No entanto, uma fonte da PF informou que o laudo foi descartado durante a investigação, por não ter sido concluído dentro do prazo. "Talvez tenha valor como estudo acadêmico, mas pode funcionar como um presente para a defesa".

O procurador da República Eduardo Santos, autor da denúncia contra a Chevron sob acusação de crime ambiental, disse desconhecer o laudo da PF. "Recebo com surpresa no meio de três processos um relatório que venha a concluir pela inexistência de dano. Que tipo de metodologia foi usada? A mesma PF conduziu o inquérito e concluiu que houve dano. Estou convicto do dano ambiental".

A ação penal está tramitando na Justiça Federal. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) informou que está finalizando um relatório com exigências que serão feitas à Chevron.




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados