JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Com alta dos juros e do dólar, calote dos consumidores aumenta

Texto enviado ao JurisWay em 11/10/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Mariana Londres, do R7, em Brasília

O calote dos consumidores cresceu pelo oitavo mês seguido em setembro, com alta de 5,8% comparado com o mesmo período do ano passado.  Já na comparação com agosto,  a queda na inadimplência foi de 3,62%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (6) pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) em parceria com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

De acordo com a CNDL, o aumento do calote é reflexo dos recentes aumentos dos juros e das medidas de restrição de crédito adotadas no início do ano, que, no longo prazo, levaram ao descontrole orçamentário das famílias. Além disso, pesaram para o resultado o agravamento da crise internacional, a alta do dólar e o aumento da inflação.

Com esse cenário, de dólar elevado e inflação em alta, a confederação acredita na alta da inadimplência por alguns meses, já que as famílias estão com menor poder de compra.

A alta da inadimplência foi acompanhada pela alta de consultas ao SPC, o que indica um maior volume de vendas. Em setembro, as consultas cresceram 3,46% na comparação com setembro do ano passado e tiveram queda de 7,91% na comparação com agosto. 

De acordo com a CNDL, o índice que mais reflete o comportamento do mercado é o que compara o mês vigente com o mesmo período do ano anterior, porque não há interferência de variações sazonais.



Fonte: R7
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados