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Texto enviado ao JurisWay em 20/09/2011.
SÃO PAULO - A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) terá, a partir deste mês, um índice de desempenho no atendimento para TV por assinatura.
Batizado de IDA (índice de desempenho no atendimento), a ferramenta poderá ser conferida mensalmente no portal da Agência (www.anatel.gov.br), na aba Anatel Dados, canal qualidade, item indicadores de atendimento.
O índice irá avaliar a qualidade do tratamento dado pelas prestadoras às reclamações dos usuários e o ranking de reclamações do serviço de TV por assinatura. O objetivo do índice, segundo a Anatel, é incentivar as prestadoras a aperfeiçoar o tratamento de reclamações, tornando-as mais eficazes na resolução de problemas apontados pelos usuários dos serviços.
IDA
Participam do índice as prestadoras com mais de cem mil assinantes, sendo que todas elas partem da nota 100 e perdem pontos pelos desvios em relação a metas de desempenho previamente estabelecidas.
As metas serão progressivas, para buscar a excelência do atendimento, com o índice levando em consideração a capacidade da prestadora de atender às demandas no prazo de cinco dias, de diminuir a quantidade de reclamações, de reduzir pendências e de evitar reincidências.
Conforme a Anatel, a criação do IDA vem ao encontro do crescimento e da popularização do serviço no mercado de telecomunicações brasileiro e em alinhamento aos esforços da Agência no sentido da valorização dos usuários na orientação de suas ações, reforçando nas prestadoras o dever de excelência na oferta dos serviços.