JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Procon-SP autuou 30 empresas durante a Operação Inverno
19/07/2012

PF prende 26 em operação para reprimir garimpo ilegal em Roraima
19/07/2012

Aprovado projeto sobre esclarecimento ao consumidor quanto ao padrão digital
19/07/2012

Governo prorroga licenciamento compulsório das patentes do antirretroviral Efavirenz
19/07/2012

Saiba o que levar em consideração ao visitar um feirão de imóveis
19/07/2012

Veja as dicas do Procon de como planejar um casamento
19/07/2012

Ipem-SP reprova 33% dos cronotacógrafos fiscalizados em rodovias e empresas no primeiro quadrimestre
19/07/2012

Programa no Rio Grande do Sul ensina a cuidar de nascentes e reservatórios de água
19/07/2012

Governo quer mudar regras de portabilidade bancária
19/07/2012

Yamaha faz recall de veículos aquáticos
19/07/2012

Mais artigos...

 

Brasil e Portugal fecham acordo sobre o direito dos consumidores

Fonte: Agência de Notícias 7/5/2012

Texto enviado ao JurisWay em 19/07/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


SÃO PAULO - Foi assinado em Lisboa um acordo entre o DPDC/MJ (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) do Ministério da Justiça) e a Direção-Geral do Consumidor de Portugal sobre os direitos dos consumidores.

O protocolo de cooperação é o primeiro da área com um país europeu e tem como objetivo acompanhar a nova dinâmica da sociedade de consumo, ou seja, globalizar também a defesa do consumidor, já que os dois mercados atuam globalmente.

Com o acordo, Brasil e Portugal se comprometem a trocar experiências e informações sobre o direito dos consumidores de cada país. Entre os assuntos que serão compartilhados entre os dois países, estão os serviços públicos regulados, segurança de produtos e serviços, além do intercâmbio de informações dos sistemas de reclamações.

Segundo a diretora do DPDC/MJ, Juliana Pereira, o acordo é muito importante para o Brasil. “A experiência portuguesa demonstra que, ao respeitar o consumidor, o mercado garante a qualidade de seus produtos e serviços, estabelece um ambiente de confiança e, com isso, evita conflitos. Há ainda os laços históricos de amizade entre nossos países. Trata-se de uma parceria estratégica para a defesa do consumidor no Brasil”, afirma.

Dados pessoais
Durante a visita a Portugal, também houve uma reunião com o presidente da Comissão Nacional de Proteção de Dados de Portugal para discutir a elaboração de uma lei brasileira sobre a proteção de dados dos cidadãos.

No último mês, o diretor-adjunto da Agência Espanhola de Proteção de Dados, Jesus Rubí Navarrette, esteve no Brasil e também foi ouvido sobre o funcionamento da lei espanhola, que vigora há 20 anos.

O anteprojeto foi enviado para debate público pelo Ministério da Justiça e recebeu mais de 800 contribuições sobre o tema e agora está em fase final de elaboração para ser apresentado ao Congresso Nacional.





Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
imagem transparente
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados