JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

ANS divulga programa para avaliação de planos de saúde

Texto enviado ao JurisWay em 03/11/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

SÃO PAULO – A ANS  (Agência Nacional de Saúde Suplementar) publicou nesta quinta-feira (3) a resolução normativa nº 275, que trata da criação de um programa para a avaliação de desempenho dos prestadores de saúde suplementar. O programa deve fornecer ao poder público e consumidores elementos de apoio à tomada de decisão, com foco na qualidade do atendimento.

Com a norma, será possível realizar a seleção de indicadores que tenham validade, comparabilidade e ajudem a diferenciar as organizações avaliadas. “O objetivo do programa é oferecer ao consumidor maior capacidade de escolha de seu plano de saúde, já que poderá avaliar a qualidade da rede associada a cada produto disponível no mercado, mudando o foco do preço para a qualidade do serviço prestado. Além disso, as informações disponíveis sobre qualidade nos hospitais ainda são muito escassas e a nova resolução promoverá concorrência positiva”, explica o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Bruno Sobral.

Denominado Qualiss, o programa deve monitorar os indicadores de qualidade assistencial dos planos de saúde, por meio de referências mundiais. Inicialmente, o programa será focado em hospitais, mas o objetivo é que seja extensivo para outros prestadores.

De acordo com a ANS, a qualidade do profissional médico não será avaliada, porém, a avaliação deve criar parâmetros para a gestão da qualidade.

Programa
Segundo a ANS, a padronização dos indicadores para a avaliação tem a intenção de alcançar níveis de abrangência e capilaridade maiores que os programas atuais de monitoramento da qualidade dos planos de saúde. Por isso, veja como funcionará o Qualiss:

  • Os domínios escolhidos para constituir os eixos do Qualiss – efetividade, eficiência, equidade, acesso, centralidade no paciente e segurança – têm como base os relatórios do Instituto de Medicina dos Estados Unidos, instituição que impulsionou a qualidade dos serviços de saúde e melhoria do cuidado no processo de reforma do sistema de saúde daquele país;
  • Os prestadores de serviço terão acesso aos resultados de desempenho antes da divulgação pública, podendo detectar falhas ocorridas no processo de envio das informações e de sua avaliação sistemática pela ANS;
  • A rede hospitalar brasileira apresenta uma grande heterogeneidade em relação à estrutura, incorporação de tecnologias e disponibilidade de recursos humanos, por isso, o programa, ao mesmo tempo que permitirá comparações, levará em consideração essas diferenças;
  • O Qualiss contará com um comitê gestor, com participação de representantes de operadoras de planos de saúde, hospitais, clínicas, laboratórios, médicos e consumidores, dando legitimidade e transparência às ações instituídas. A finalidade do grupo será promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do Programa.


Fonte: Infomoney
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados