Últimos artigos
Procon-SP autuou 30 empresas durante a Operação Inverno19/07/2012
PF prende 26 em operação para reprimir garimpo ilegal em Roraima 19/07/2012
Aprovado projeto sobre esclarecimento ao consumidor quanto ao padrão digital 19/07/2012
Governo prorroga licenciamento compulsório das patentes do antirretroviral Efavirenz 19/07/2012
Saiba o que levar em consideração ao visitar um feirão de imóveis 19/07/2012
Veja as dicas do Procon de como planejar um casamento 19/07/2012
Ipem-SP reprova 33% dos cronotacógrafos fiscalizados em rodovias e empresas no primeiro quadrimestre 19/07/2012
Programa no Rio Grande do Sul ensina a cuidar de nascentes e reservatórios de água 19/07/2012
Governo quer mudar regras de portabilidade bancária 19/07/2012
Yamaha faz recall de veículos aquáticos 19/07/2012
Dando início a operação 'Boa Viagem' o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), juntamente com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), estão nas ruas fiscalizando capacetes para usuários e ocupantes de motocicletas, dispositivos de retenção para crianças (cadeirinhas) e acessibilidade em ônibus. A ação visa a segurança da população.
O diretor de Qualidade do IPEM-RJ, Sergio Macedo, ressalta que há informações que devem estar visíveis para o passageiro de ônibus; como é o caso dos selos que identificam o espaço reservado para idoso, gestante, portador de necessidades especiais, obesos e crianças de colo. "É obrigação da empresa priorizar a acessibilidade aos usuários. Um grande exemplo é que para possibilitar a localização da área reservada pelas pessoas com deficiência visual, deve haver dispositivo tátil na coluna, o mais próximo a cada área", explicou.
Os fiscais da Diretoria de Qualidade do IPEM-RJ estiveram, em 13 de junho, em diversas garagens de ônibus da Zona Norte do Rio. Em algumas das empresas fiscalizadas foi constatada a falta do selo acessibilidade do Inmetro. As empresas de ônibus que apresentaram irregularidades foram notificadas e serão autuadas.
A operação 'Boa Viagem' acontece de 11 a 15 de junho em todo o Rio de Janeiro e o balanço final será divulgado no dia 15.