JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Diana Tessari De Andrade
Advogada, especialista em Direito Processual Civil Lato Sensu - Graduada em Direito na Universidade do Contestado - UnC - Caçador/SC.

envie um e-mail para este autor

Outras monografias da mesma área

O usufruto como forma de expropriação judicial

A IMPUGNAÇÃO DO EXECUTADO: NATUREZA JURÍDICA E A QUESTÃO DA SEGURANÇA DO JUÍZO

A MEDIDAS CAUTELAR E A ANTECIPAÇÃO DE TUTELA - A LINHA DIVISÓRIA ENTRE AMBAS

DA TEORIA DINÂMICA DA DISTRIBUIÇÃO DO ÔNUS DA PROVA NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL (Lei 13.105/2015)

O MERCADOR DE VENEZA E A POSSIBILIDADE DA INCIDÊNCIA DA MEDIAÇÃO PARA SOLUÇÃO DOS CONFLITOS

Sentença e seus efeitos depois da Lei 11.232, de 22 de dezembro de 2005

O ACESSO Á JUSTIÇA E O SISTEMA RECURSAL

O prazo impróprio com obstáculo ao cumprimento do princípio da duração razoável do processo elevado à garantia fundamental pela Emenda Constitucional nº45/2004

Pedido de liminar em curatela

A REFORMA PROCESSUAL CIVIL E SUAS IMPLICAÇÕES NO EMBARGO A EXECUÇÃO FISCAL.

Todas as monografias da área...

Monografias Direito Processual Civil

O princípio da oralidade no sistema Processual Civil

Texto enviado ao JurisWay em 31/07/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Autoras:

 

            Diana Tessari de Andrade

            Gabriela Zanoni

            Renata Ceolla Ribeiro

 

 

 

Sabe-se que o desenvolvimento do processo segue uma série de requisitos que estão relacionados entre si, os quais são denominados princípios, e é por meio desses princípios que os fundamentos do sistema processual podem ser alcançados, tendo por base o ordenamento jurídico, e auxiliando na identificação dos fatores que influenciaram nos determinados institutos processuais.

 

Dentro de todos os princípios envolvidos nas relações processuais, existe o principio da oralidade. O qual deve ser analisado e levado em conta dentro das relações processuais no tocante à produção de provas e do convencimento do Juiz nas decisões judiciais.

 

O princípio da oralidade relaciona-se com o embasamento da produção de provas nas relações processuais para o convencimento do magistrado em suas decisões.


            Anteriormente, este princípio era considerado a regra na relação processual, porém, com o passar do tempo, novas manifestações foram aceitas. Atualmente o sistema jurídico brasileiro adota o procedimento misto nas relações, ou seja, forma oral e escrita.

 

O artigo 336 do Código de Processo Civil dispõe que as provas devem ser realizadas na audiência de instrução e julgamento, de modo que o julgamento da matéria se dê com celeridade, com um número menor de atos processuais, aproximando o magistrado à verificação robusta da prova.

 

Na linguagem oral, conforme nos noticia o processualista Jefferson Carús Guedes, "estão compreendidos os fenômenos da fala e da língua; a fala como atividade do indivíduo que produz "signos sonoros" ou "imagens auditivas" integrantes do segundo fenômeno, a língua, esta compreendida como fenômeno social”. Já a linguagem escrita, segundo as lições do saudoso lingüista brasileiro Joaquim Mattoso Câmara Júnior, é "representação visível e durável da linguagem, que, de falada e ouvida passa a ser escrita e lida".[1]

 

Conforme nos afirma Ovídio A. Baptista da Silva, “os princípios informadores do direito processual que, com maior ou menor intensidade ocorrem em todos os sistemas legislativos e servem para auxiliar a classificação e avaliação de cada um deles.” [2]

 

A doutrina distingue os princípios informativos dos princípios fundamentais do direito processual, os princípios informativos são regras fundamentalmente técnicas, sem conteúdo ideológico e que não precisam de demonstração, enquanto os princípios fundamentais têm forte conteúdo ideológico, que variará conforme a situação política de um dado momento histórico.

 

A Lei determina que “certos atos processuais devam ser praticados “oralmente”, em presença do Juiz. Nos momentos capitais do Processo, deve predominar a palavra falada, sem prejuízo dos documentos constantes dos autos. Mesmo sendo oralmente realizados determinados atos, estes são registrados graficamente”. [3]

 

A oralidade dentro da relação processual em audiência de instrução e julgamento tem como fator principal realizar os atos processuais em menor número, para que com isso o processo se torne mais célere.

 

O princípio da oralidade possui elementos que compõem e caracterizam o processo oral, senão vejamos:

 

  • a concentração: caracteriza-se pela celeridade, ou seja, as provas devem ser produzidas em um fator mínimo de audiências. 

 

  • a imediação: não é necessário intermediário, as provas serão realizadas diretamente ao juiz, onde este terá contato direto com as mesmas.

 

  • a identidade da pessoa física do juiz: o magistrado deve acompanhar o feito do início até deu final, de modo que se preserve o equilíbrio, tendo em vista que o Juiz é a pessoa indicada a decidir, portanto, cabe a ele julgar a ação. 

 

  • a irrecorribilidade das decisões interlocutórias:tende a evitar divergências do processo. 

 

Em relação aos princípios fundamentais e aos subprincípios Ovídio Batista ensina:

 

“O princípio da oralidade e o princípio da publicidade incluem-se na categoria de princípios fundamentais, como, de resto, os subprincípios da imediatidade, da concentração, da identidade física do juiz e da irrecorribilidade das interlocutórias. Portanto regras de conteúdo ideológico e político, que se sujeitam à contradição e ao balanceamento entre si”. [4]

 

Em dias atuais é incomum o procedimento oral, sabe-se que se tem o procedimento misto, sendo a palavra escrita, mas ao seu lado continua a falada, como meio de expressão de atos ressaltantes para a formação do convencimento do juiz.

 

A oralidade entre nós representa um complexo de idéias e de caracteres que se explanam em vários princípios distintos, ainda que interiormente ligados entre si, dando ao procedimento oral seu aspecto particular: os princípios da concentração, da imediação ou imediatidade, da identidade física do juiz, da irrecorribilidade das interlocutórias.

 

A professora Ada Pellegrini Grinover afirma que "a oralidade entre nós representa um complexo de idéias e de caracteres que se traduzem em vários princípios distintos, ainda que intimamente ligados entre si". [5]

 

Assim, denota-se que o principio da oralidade é um operador dentro do sistema processual civil brasileiro, pois a partir deste se constitui outros princípios processuais, trazendo consigo a garantia do acesso a justiça e a participação democrática.

 

Greco preleciona que “ao se considerar o princípio da oralidade, visualiza-se primordialmente sua leitura como garantia do efetivo acesso à justiça e como desdobramento do princípio da participação democrática, ou seja, o princípio da oralidade apreende-se como forma adequada de poder influir as partes nas decisões judiciais”.[6]

 

            Em que pese o princípio da oralidade permitir que as provas sejam realizadas perante o magistrado, através de testemunhas, deve-se ater ao fato de que há uma grande discussão em relação ao sistema de vídeo conferência, sendo este, utilizado com maior freqüência na esfera penal. Contudo, pode-se perceber que há ainda um problema a ser sanado, pois, neste caso, o depoimento das partes e testemunhas pode ser instigado.

 

Porém, também é possível observar que tal procedimento traz pontos positivos, no sentido de que a pessoa impossibilitada de estar presente pessoalmente na audiência, sejam quais foram os motivos, poderá então sustentar suas alegações de forma oral através da videoconferência.

 

A respeito da matéria colacionamos o seguinte entendimento:

 

“Muito embora, exista uma flagrante discussão quanto ao sistema de vídeo conferência quanto ao interrogatório de presos, a discussão não se justifica quando o assunto é sustentação oral, reunião virtual de juizes, depoimento de partes e testemunhas que, por qualquer motivo não possam estar presentes à sala de audiência”.[7]

 

Nas relações processuais em geral é possível perceber que com o advento da tecnologia até mesmo as sustentações orais realizadas por advogados em órgãos julgadores de instância superior, poderão ser feitas através de vídeo conferência, o que irá ser de grande importância no sistema processual, visando a celeridade, além de beneficiar todos que necessitam do sistema processual em sua generalidade.

 



[1] JUNIOR. Joaquim Mattoso Câmara. Dicionário de filologia e gramática, 3ª edição, Lozon Editor, São Paulo, 1968, p.140.

[2] SILVA. Ovídio Baptista. GOMES. Fábio Luiz, Teoria Geral do Processo Civl, 1ª Ed., Editora dos Tribunais, São Paulo, 1997, p.46.

[3] CHEDID, Luciano. WEBER. Adriana. Noções introdutórias de Teoria Geral do Processo. 2ª Ed. Rev .e atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado. Editora 2004. p.52.

[4] SILVA. Ovídio A. Baptista. GOMES. Fábio Luiz Gomes, Teoria Geral do Processo Civil , 1ª ed., Editora Revista dos Tribunais, São Paulo, 1997, p.51.

[5] GRONOVER. Ada Pellegrini, Teoria Geral do Processo, 7ª ed., Editora Revista dos Tribunais, São Paulo, 1990, p. 290.

 

[6] Leonardo Greco. O Processo de Execução, V. I, 1ª ed., Editora Renovar, Rio de Janeiro, 1999, p. 296-297.

[7] PEREIRA. Marcel Moraes. Oralidade no Processo Civil. Disponível em http://www.universojuridico.com.br/publicacoes/doutrinas/2048/ORALIDADE_NO_PROCESSO_CIVIL_BRASILEIRO. Acesso em 28.07.2009.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Diana Tessari De Andrade).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Comentários e Opiniões

1) Mariana Fontes (05/08/2009 às 14:39:35) IP: 200.102.9.125
Artigo de suma importancia para nosso aprendizado!
Parabéns as autoras, me basearei neste Príncio para muitas teses, relmente achei muito bom!


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados