JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Vocabulário Jurídico - Econômico/Ambiental

Aqui você encontra as palavras e expressões jurídicas gerais, utilizadas em todos os ramos do Poder Judiciário.




Escolha uma abaixo ou use a busca por palavra chave.




Busca por palavra chave:

Procurar também nas definições
#A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


:: U - abrevição de uracila, pirimidina , um dos componentes do ácido ribonucléico.


:: Última instância Aquela que põe termo final ao processo e de cuja decisão não cabe mais recurso, salvo o extraordinário, na forma da lei.


:: Ultra petita Expressão empregada para qualificar a decisão judicial que ultrapassa o interesse manifestado pelas partes na ação.


:: ULTRABÁSICA - rocha ígnea que contém menos de 45% de sílica, caracteriza-se pela ausência , ou encontrado em quantidade mínima de feldspato , tendo predominância de minerais escuros.


:: ULTRACENTRÍFUGA - aparelho que atinge alta velocidade de rotação, é utilizado em centrifugações. Força centrífuga é condizente à taxa de rotação do rotor, é medida em rotações por minutos, podendo chegar a atingir 600.000 vezes a força da gravidade
UNICELULAR : organismos constituídos por uma só célula.



:: ULTRAMÁFICA - rocha ígnea, pouca ou ausência total de feldspato, com predominância de minerais máficos . É a definição dada pela geologia a qualquer mineral, magma ou rocha ígnea e que estes sejam ricos em elementos químicos pesados, ou seja máfico deriva da aglutinação de magnésio e ferro , quando a riqueza em compostos ferromagnesianos é muito grande, os materiais são referidos como ultramáficos.


:: ULTRA-SOM - : é um som a uma freqüência superior àquela que o ouvido do ser humano pode perceber , aproximadamente 20.000 Hz.É distinto em alguns animais como os cães, golfinhos, morcegos , eles tem a percepção sonora superior ao ouvido humano,
Onda sonora usada no rompimento de células e membranas, e em transformação, pois facilita a entrada de moléculas de DNA



:: ULTRAVIOLETA - radiação eletromagnética de comprimento de onda menor que a da luz visível , pelo fato que o violeta é a cor visível com comprimento de onda mais curto compreendido entre 100 a 400nm (nanômetro ) produzida por descargas elétricas em tubos de gás. Aproximadamente 5% da energia irradiada pelo sol consiste nessa radiação, mas a maior parte da que incide sobre a Terra é infiltrada pelo oxigênio e, principalmente, pela camada de ozônio da atmosfera terrestre, evitando danos consideráveis aos seres vivos.
A radiação UV que atinge a terra se divide em radiação UVA e UVB :
A radiação UV , ao atingir nossa pele, penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas como queimaduras solares as fotoalergias e o bronzeamento, provocando reações que só irão aparecer ao longo de anos de exposição , devido ao efeito acumulativo da radiação durante a vida, suas reações vai deste o envelhecimento cutâneo até mesmo as alterações celulares , que através de mutações genéticas predispõe ao câncer da pele.
Quase a totalidade de raios ultravioletas( cerca de 99% ) que efetivamente chegam a superfície da terra são do tipo UV-A, possui intensidade constante durante todo o ano , atingindo assim com a mesma intensidade em todas as estações e também variando muito pouco no decorrer do dia , com alterações mínimas entre às 10h e 16h .
A radiação UVB aumenta muito sua incidência durante o verão, especialmente nos horários de 10h e 16h quando a intensidade dos raios atinge o máximo , penetram superficialmente, e são os responsáveis pelas queimaduras solares, sendo o principal responsável pelas alterações celulares que predispões ao câncer da pele.



:: UMBELIFORME - tem forma de guarda-chuva.


:: UMBRÓFILA - planta que adapta-se em locais sombreados.


 Próxima

:: topo ::


 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados