Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Vocabulário e Expressões - Jurídico, ambiental e econômico.
processo; processo administrtivo; procedimento comum sumário.
O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?


processo; processo administrtivo; procedimento comum sumário.

O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?


:: Procedimento comum sumário

Rito aplicável às causas cujo valor não exceder a vinte vezes o valor do maior salário mínimo vigente no País e outras enumeradas no artigo 275 do CPC.


:: PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS

- normas expressas para que delas seja identificada com um ato administrativo, coordenadas para atingir um objetivo único.


:: PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL

- Procedimentos de EIA- ordenamento dos atos administrativos e a atribuição das respectivas responsabilidades, estabelecidos pela Administração Pública para implementar o processo de avaliação de impacto ambiental e, assim, atender às diretrizes da política ambiental. O Estudo de Impacto Ambiental é um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente - Art.9°, III da Lei Federal 6.938 de 31.8.1981 , a qual refere aos estudos e avaliações se completam através do preceito constitucional e dos preceitos de legislação ordinária. Os estudos de Impacto Ambiental terminam por um juízo de valor, ou seja uma avaliação favorável ou desfavorável ao projeto.


:: PROCESSO

- a tutela jurisdicional do Meio Ambiente se materializa através do menejo de algumas ações como a Ação Civil Pública , a Ação Popular, o Mantado de Segurança Coletivo e Mandado de Injunção. Tais ações visam a desconstituir um dano ambiental já ocorrido ou um dano que está prestes a acontecer.


:: Processo

- Instrumento mediante o qual o Estado soluciona os conflitos de interesses (lides) pela aplicação da lei ao caso concreto; é o método, a técnica, o instrumento de que se utiliza o Estado para a solução dos conflitos de interesses submetidos à apreciação jurisdicional.


:: Processo administrativo

Seqüência de providências orientadas por autoridade administrativa, em regra por sua iniciativa e que são formalizadas por escrito, para o fim de investigar algum fato ou apurar alguma denúncia sobre ocorrência ou conduta de alguém, gravosa ao serviço público.


:: PROCESSO ADMINISTRATIVO

- é a seqüência da documentação e das providências necessárias para a obtenção de determinado ato final, como exemplo o licenciamento ambiental .


:: PROCESSO ALOTRÓFICO

- envolve a influência de matéria orgânica em um determinado sistema.


:: PROCESSO ECOLÓGICO

- é uma relação sistemática em que a biosfera é produzida por fenômenos naturais, como luz, água e nutrientes.


:: PROCESSO ENDÓGENO

- originado no interior da Terra ou por fatores internos.



Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados