Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Vocabulário e Expressões - Jurídico, ambiental e econômico.
Nomeação á autoria; nome comercial; nome científico.
O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?


Nomeação á autoria; nome comercial; nome científico.

O que é? O que significa? O que quer dizer? Como funciona?



:: NÍVEIS DE QUALIDADE DO AR

- o Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA, através da Resolução nº 5 de 15 de junho de 1989, criou o Programa Nacional de Controle de Qualidade do Ar PRONAR. Esse programa tem por finalidade estabelecer limites de poluentes no ar atmosférico com vistas à proteção da saúde , do bem estar-estar das populações e à melhoria da qualidade de vida . A Resolução nº 8, de 06 de dezembro de 1990, do CONAMA estabelece limites de emissão de poluentes no ar em decorrência de processos de combustão externa , como exemplo dióxido de enxofre, fixando ainda padrões de qualidade do ar primários, definidos em níveis máximos toleráveis e secundários , níveis desejados . A Resolução nº 3 de 28 de junho de 1990, do CONAMA, como critério para elaboração e a execução de planos emergência para episódios críticos de poluição do ar. Por definir poluentes atmosférico como sendo "qualquer forma de matéria ou energia com intensidade e em quantidade, concentração, tempo ou características de desacordo com os níveis estabelecidos.


:: NÍVEL DINÂMICO

- nível que mostra a estabilidade da água durante o bombeamento.


:: NÍVEL ESTÁTICO

- nível hidróstático de um poço em repouso . O nível estático segue o nível do lençol freático , e nos poços artesianos segue o relevo piezométrico.


:: NÍVEL TRÓFICO

- número de etapas que separam um organismo dos vegetais clorofilianos na cadeia alimentar . Cada nível alimentar em uma cadeia alimentar mais ou menos marcadas e estratificadas no espaço e no tempo, através das quais os processos de ciclagem transformam os recursos de um estado para outro , do mineral, ao vegetal e depois ao animal . Os vegetais clorofilados constituem por definição o primeiro nível trópico.


:: NOBÉLIO

- símbolo No, elemento transurânico, metálico e radioativo, que pertence aos actíneos.


:: NODULAÇÃO

- formação de estruturas multicelulares e nódulos nas raízes. Ocorre associação simbiótioca entre a planta e as bactérias , envolvendo leguminosas e também pode ocorrer com gramíneas e envolver outros microorganismos fixadores de nitrogênio.


:: NÓDULO

- estrutura multicelular, forma em geral nas raízes de plantas leguminosas, por haver fixação de nitrogênio por agentes biológicos .


:: NOME CIENTÍFICO

- difere do popular ou vulgar, pois o nome científico designa o gênero a espécie, e em alguns casos, é também acrescentada a subespécies. Escreve-se o gênero com inicial maiúscula e a espécie e subespécie em minúscula, para destaque é sempre grafado em itálico ou grifado.


:: NOME COMERCIAL

- também conhecido por nome fantasia , relativo ao nome pelo qual um fornecedor oferece uma substância química, um insumo químico pode ter diversos nomes.


:: Nomeação à autoria

Na linguagem processual civil, significa um dos casos em que se pode dar a intervenção de terceiros no decurso do litígio. Corresponde à situação em que a pessoa que detiver a coisa em nome alheio, sendo-lhe demandada em nome próprio, nomeia à autoria o proprietário ou o possuidor. Veja Arts. 62 a 69 do Código de Processo Civil.



Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados