Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Direito Constitucional - Proposições Legais
O que é Senado Federal?


O que é Senado Federal?

Também chamada “Câmara Alta”, compõe, juntamente com a Câmara dos Deputados, o Congresso Nacional. É integrado por 81 senadores, eleitos para mandato de oito anos segundo critério majoritário – ou seja, é considerado eleito quem tiver maior número de votos. São eleitos três senadores para cada uma das 27 unidades federadas (26 estados e o Distrito Federal), independentemente do tamanho das respectivas populações.

Enquanto os deputados federais representam o povo no Legislativo, os senadores são representantes dos estados. A representação de cada estado e do Distrito Federal é renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços. Por isso, se numa eleição são eleitos dois senadores por uma unidade da Federação, na seguinte – quatro anos depois – é eleito apenas um (já que aqueles dois ainda continuam exercendo o mandato, que é de oito anos).

(Definição retirada do glossário legislativo da Câmara dos Deputados).




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados