JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Perguntas e Respostas

Qual é a classificação dos personagens em um texto narrativo?


Os conteúdos do JurisWay podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.

Indique aos amigos indique esta página a um amigo



As personagens podem ser classificadas em,  principais ou secundários de acordo com o relevo ou importância que possuem no desenrolar da trama:

As Personagens Principais são aquelas que desempenham o papel central, sendo fundamentais para o desenvolvimento da trama. Podem ser classificados em Protagonistas e Antagonistas.

De forma simplificada, podemos dizer que o protagonista é aquele que deseja algo, enquanto ao antagonista cabe impedir, dificultar, ou destruir esse objeto de desejo.

O antagonista nem sempre é uma pessoa, podendo ser um objeto, um animal, ou mesmo uma situação financeira, cultural, social (pobreza, instrução, trabalho), um problema físico ou ainda uma peculiaridade psicológica, que dificulta o acesso àquilo que o protagonista deseja.

As Personagens Secundárias podem ser classificadas em Coadjuvantes e Figurantes.

As Personagens Coadjuvantes são aquelas que assumem um papel de menor importância, mas não deixam de ser importantes para o desenrolar da trama, já que dão suporte à história tecendo pequenas ações em torno das personagens principais.

Já as Personagens Figurantes tem como único objetivo ilustrar um ambiente ou o espaço social do qual são representantes durante o desenrolar de uma ação da trama.


 

Para mais informações sobre o assunto, acesse o curso gratuito:

Produção de Textos 4 - Como fazer uma Narração

 

 



 
Copyright (c) 2006-2014. JurisWay - Todos os direitos reservados