JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Perguntas e Respostas

Gostaria de saber, claramente, o que é "denúncia vazia", é possível?


Outras perguntas sobre
'diversos'

Em alguns contratos consta a expressão "notificação premonitória", entretanto não consigo entender quais são os seus requisitos e quais efeitos produz?

Gostaria de saber, claramente, o que é "denúncia vazia", é possível?

Não sei qual é o verdadeiro direito do proprietário e sequer se nas locações residenciais o direito de retomada de imóvel é igual para todos ou se existem privilégios. Pode esclarecer ?

Aluguei uma casa para uma amiga, sem contrato. Nos primeiros meses os aluguéis foram pagos normalmente, agora, ela disse que somente pagará quando puder. Afinal, a locação depende de contrato ou pode ser apenas verbal?

Meu marido alugou nosso galpão para o seu primo por 20 anos, por um valor irrisório. Na hipótese de separação não terei a renda do imóvel. Gostaria de saber se posso anular este contrato.

Além do fim do prazo da locação quais as demais possibilidades legais de rescisão de um contrato de locação?

Veja mais ...

Os conteúdos do JurisWay podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.

Indique aos amigos indique esta página a um amigo



Resposta:

 

Denúncia  vazia  é a faculdade de rescindir a locação sem a obrigação de demonstrar  a razão  ou a necessidade da retomada do imóvel.  As locações  Não Residenciais   podem ser  objeto de ação de despejo logo após o vencimento do contrato, sem que haja qualquer  fundamento  jurídico ou técnico para a retomada.

 

As locações  Residenciais     podem  usar desse instituto  ao fim do prazo estabelecido no contrato,  quando a locação  foi  pactuada por prazo igual ou superior a trinta meses; nesse  caso, poderá o Locador  ajuizar ação de despejo, logo após o vencimento do contrato, alegando   apenas que  não mais lhe convém a locação, ou seja, poderá o Locador usar legalmente do instituto  jurídico  denominado  denúncia vazia”.

 

É que a Lei, desejando viabilizar maior interesse  no investimento de  imóveis de renda, houve por bem estabelecer que as locações  por prazo igual ou superior a trinta meses gozariam do privilégio da  denúncia vazia”,  facilitando  a retomada  do imóvel pelo Locador. Com este  objetivo, porém, resguardando, nessa hipótese, um prazo de vigência maior para a locação, estabeleceu o legislador que,  findo  o prazo  do contrato, sem  necessidade de  notificação ou aviso,  o Locador ficaria no direito de retomar de imediato o imóvel, sem que, para tanto, necessitasse  demonstrar  ou comprovar quaisquer razões. 

 

Entendeu  também o legislador  estabelecer que, findo o contrato que faculta a “denúncia vazia”, na hipótese  de o  Locatário permanecer no imóvel por mais de trinta dias, sem manifesta oposição do Locador, a locação estaria prorrogada por prazo indeterminado,  ficando mantidas as demais cláusulas  do contrato.  Mas a  prorrogação da  locação para prazo  indeterminado, embora permita ao Locador  pedir a  retomada do imóvel a qualquer tempo,  gera outros direitos  e conseqüências jurídicas benéficos ao Locatário,  entre elas a  necessidade  de que o Locador  promova a  Notificação Premonitória,  antes de exercer o direito de retomada peladenúncia vazia”.

 



 
Copyright (c) 2006-2014. JurisWay - Todos os direitos reservados