JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Perguntas e Respostas

Gostaria de saber, claramente, o que é "denúncia vazia", é possível?


Outras perguntas sobre
'diversos'

Na relação inquilinária o Locador é o mesmo que Senhorio?

Em alguns contratos consta a expressão "notificação premonitória", entretanto não consigo entender quais são os seus requisitos e quais efeitos produz?

Gostaria de saber, claramente, o que é "denúncia vazia", é possível?

Não sei qual é o verdadeiro direito do proprietário e sequer se nas locações residenciais o direito de retomada de imóvel é igual para todos ou se existem privilégios. Pode esclarecer ?

Aluguei uma casa para uma amiga, sem contrato. Nos primeiros meses os aluguéis foram pagos normalmente, agora, ela disse que somente pagará quando puder. Afinal, a locação depende de contrato ou pode ser apenas verbal?

Meu marido alugou nosso galpão para o seu primo por 20 anos, por um valor irrisório. Na hipótese de separação não terei a renda do imóvel. Gostaria de saber se posso anular este contrato.

Veja mais ...

Os conteúdos do JurisWay podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.

Indique aos amigos indique esta página a um amigo



Resposta:

 

Denúncia  vazia  é a faculdade de rescindir a locação sem a obrigação de demonstrar  a razão  ou a necessidade da retomada do imóvel.  As locações  Não Residenciais   podem ser  objeto de ação de despejo logo após o vencimento do contrato, sem que haja qualquer  fundamento  jurídico ou técnico para a retomada.

 

As locações  Residenciais     podem  usar desse instituto  ao fim do prazo estabelecido no contrato,  quando a locação  foi  pactuada por prazo igual ou superior a trinta meses; nesse  caso, poderá o Locador  ajuizar ação de despejo, logo após o vencimento do contrato, alegando   apenas que  não mais lhe convém a locação, ou seja, poderá o Locador usar legalmente do instituto  jurídico  denominado  denúncia vazia”.

 

É que a Lei, desejando viabilizar maior interesse  no investimento de  imóveis de renda, houve por bem estabelecer que as locações  por prazo igual ou superior a trinta meses gozariam do privilégio da  denúncia vazia”,  facilitando  a retomada  do imóvel pelo Locador. Com este  objetivo, porém, resguardando, nessa hipótese, um prazo de vigência maior para a locação, estabeleceu o legislador que,  findo  o prazo  do contrato, sem  necessidade de  notificação ou aviso,  o Locador ficaria no direito de retomar de imediato o imóvel, sem que, para tanto, necessitasse  demonstrar  ou comprovar quaisquer razões. 

 

Entendeu  também o legislador  estabelecer que, findo o contrato que faculta a “denúncia vazia”, na hipótese  de o  Locatário permanecer no imóvel por mais de trinta dias, sem manifesta oposição do Locador, a locação estaria prorrogada por prazo indeterminado,  ficando mantidas as demais cláusulas  do contrato.  Mas a  prorrogação da  locação para prazo  indeterminado, embora permita ao Locador  pedir a  retomada do imóvel a qualquer tempo,  gera outros direitos  e conseqüências jurídicas benéficos ao Locatário,  entre elas a  necessidade  de que o Locador  promova a  Notificação Premonitória,  antes de exercer o direito de retomada peladenúncia vazia”.

 



 
Copyright (c) 2006-2014. JurisWay - Todos os direitos reservados