JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

MOBILIDADE URBANA


Autoria:

Fabio Celestino Dos Santos


-Advogado,Graduação em Direito -(Unicastelo); -Pós-graduado em Direito Cível; -Pós-graduado em Processo Cível; -Pós-graduado em Direito Imobiliário; -Licenciatura em Sociologia; -Licenciatura em Filosofia; - Vice-Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB/SP, 104ª Subseção -Itaquera;gestão 2019/2021; -Diretor da Comissão de Segurança Pública da OAB/SP, 104ª Subseção -Itaquera; - Diretor da Comissão do Terceiro Setor da OAB/SP, gestão 2018/2021 da 104ª Subseção -Itaquera; -Presidente do (Conseg), Conselho de Segurança comunitário de São Matheus, São Paulo/SP gestão 2019/2021 e 2021/2023. Professor da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e do Centro Paula Souza.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

RESPONSABILIDADE CIVIL PELA PERDA DE UMA CHANCE
Direito Civil

O que é ser um jovem advogado
Desenvolvimento Pessoal

Pessoas invisíveis
Direitos Humanos

Estelionato sentimental
Direito Civil

Resumo:

DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA

Texto enviado ao JurisWay em 12/09/2017.

Última edição/atualização em 16/09/2017.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

 
MOBILIDADE URBANA

     Pensar em mobilidade urbana não é somente transporte e trânsito, deve-se pensar em deslocamentos partindo também das necessidades das pessoas, necessita-se ter a interação com a própria cidade.

         Interação essa como modo de facilitar o acesso de todas as pessoas a um transporte público, que dê, pelo menos, um pouco de tranquilidade e dignidade aos usuários durante as viagens.

     É necessário sair do pensamento retrógrado que se vê no semáforo, na construção de viadutos, na aplicação de multas ou na melhora da sinalização como uma solução para a mobilidade urbana. O problema do trânsito paulistano ou em grande parte das capitais desse imenso país está na UTI, requer uma abordagem ampla, uma intervenção cirúrgica com pensamento voltado para o transporte de massa, ou seja, um investimento em grandes proporções. É um desafio logístico, administrativo e político, principalmente de boa vontade de realizar, necessita-se de um amplo debate com todos os segmentos representativos.

        Posso citar aqui um dos problemas entre muitos, que é a verticalização da cidade que tem ignorado o impacto no déficit de áreas de estacionamento, o meio ambiente, o trânsito e a demanda no transporte público de massa. Como consequência, São Paulo vem parando aos poucos e trazendo todo o tipo de prejuízo à sua população como, por exemplo, um nível altíssimo de estresse, dentre outros.

        Outro grande dilema é como diminuir a distância que separa o conforto do automóvel da vida de gado que leva o usuário do transporte público, mesmo que se tenha tido algum tipo de melhoria, ainda está muito aquém do razoável, para uma cidade igual São Paulo ou um país como o Brasil.

     Infelizmente, nunca tivemos uma política nacional para gestão de transporte público compartilhada entre as três esferas de governo, nos últimos 50 anos. Essa questão precisa ser enfrentada de maneira a ser deixado o partidarismo político, interesses partilculares e nossos governantes devem passar a pensar como representantes do povo que os elegeram.

Não existe modalidade de transporte que, isoladamente, resolva todos os problemas. Levan
do-se em conta que as três variáveis mais importantes na mobilidade são a acessibilidade, 
o tempo de espera e a velocidade do equipamento, não adianta termos uma ou duas delas 
se não tivermos a terceira”.  Oskar Coester empresário brasileiro, conhecido pela invenção do
 Aeromóvel, (sistema sobre trilhos e sobre dutos de ar).



Dr. FÁBIO CELESTINO DOS SANTOS

 



 

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Fabio Celestino Dos Santos) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados