JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Comer fora de casa: especialista dá dicas sobre como se alimentar com segurança

Fonte: JB 17/8/2011

Texto enviado ao JurisWay em 17/08/2011.

indique está página a um amigo Indique aos amigos



Para quem precisa se alimentar fora de casa, há sempre a preocupação com a segurança da comida que está sendo ingerida na rua. Nem sempre conseguimos identificar a olho nu a contaminação nos alimentos que podem nos levar a adoecer, porém é possível observar algumas práticas nos restaurantes que podem evidenciar práticas inadequadas.

De acordo com a especialista Cynthia Rubião, médica veterinária e diretora da BioSafe, consultoria em segurança alimentar, o buffet dos restaurantes nem sempre expõe os alimentos de forma correta. “De duas a três horas é o tempo máximo para a substituição dos alimentos no buffet, portanto o ideal é frequentar os restaurantes self service até às 14h”, aconselha.

Além disso, é muito importante considerar algumas características do aparelho expositor onde as pessoas se servem. “O protetor salivar, por exemplo, aquele vidro na diagonal acima da comida, deve ficar na direção do rosto do consumidor, ele evita o contato da saliva das pessoas com a comida. O ideal é que as vasilhas componham apenas duas fileiras no expositor, uma de cada lado, para que o cliente não precise se abaixar e deslocar o corpo para cima dos alimentos ao se servir”, alerta Cynthia.

A temperatura também é um item imprescindível para assegurar o consumo de produtos em segurança. Segundo Cynthia, as saladas devem ser mantidas resfriadas a 6º C e os alimentos quentes em temperatura acima de 65º C. “Não se deve consumir alimentos quentes se estes estiverem frios, pois a baixa temperatura neste caso favorece o crescimento de micro-organismos. Para quem vai comer carnes, dê sempre preferência as que estiverem na churrasqueira, pois mesmo que não tenham sido manipuladas de forma adequada estarão em altas temperaturas com mais chances de uma possível contaminação ser eliminada”, sugere.

Além dos alimentos é importante ter atenção aos utensílios utilizados. “Os talheres não devem estar dispostos nas mesas, a melhor prática é pegá-los apenas após terminarmos de nos servir, e de preferência que estejam embalados individualmente. E ao retornar ao buffet para se servir novamente, não reutilize o prato, pois você pode levar contaminação aos alimentos do buffet”, recomenda.

Devido ao processo entre a produção e o consumo estar cada vez mais distante do consumidor, muitos alimentos são contaminados durante a produção. Dessa forma, a manipulação adequada irá reduzir ou eliminar as possíveis contaminações e os cuidados do próprio consumidor também pode livrá-lo de produtos em inadequadas condições de consumo. “As pessoas têm que ser conscientes para se precaverem e fazerem escolhas corretas que lhe garantam uma alimentação segura, pois as boas práticas devem envolver todo o processo, desde a recepção dos alimentos até chegar à mesa do consumidor”, defende Cynthia.

 




Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados