JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Produtos Diet e Light

Texto enviado ao JurisWay em 17/09/2006.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Uma dúvida muito freqüente entre os consumidores é a diferença entre alimentos diet e light.

Produtos Diet são os alimentos destinados a dietas com restrição de nutrientes, mais comumente o açúcar. Isso quer dizer, nesse caso, apenas que o consumo desses produtos está liberado para pessoas que seguem uma dieta com restrição à ingestão de açúcar, e não que esses produtos não possuem calorias ou não engordam. Nesses produtos, o açúcar é substituído por outra substância que dá o sabor doce ao alimento. Apesar de não fazerem mal ao diabético, essas substâncias contém calorias. O sorbitol, por exemplo, que é uma das substâncias mais usadas em produtos dietéticos, tem 2,4 calorias por grama, cerca de 60% das calorias do açúcar de cana comum. Entretanto, os produtos diet não são, necessariamente, produtos sem açúcar. A restrição pode ser em relação a carboidratos, gorduras, proteínas, sódio etc.

Produtos Light - Quando um produto tiver redução mínima de 25% de calorias ou de pelo menos um dos ingredientes encontrados na fórmula original, poderá ser considerado light. Normalmente, esse termo se refere a alimentos com menos gordura ou açúcar, que possuem, portanto, menos calorias do que os convencionais, o que não significa que não contém calorias. Entretanto, o termo light também pode ser utilizado para quaisquer alimentos com tal redução em um dos ingredientes, tais como o sal light, que possui menos Sódio.

Assim, a principal diferença entre o alimento diet e o light é quantidade de redução de nutrientes. Enquanto o light precisa ter uma redução de pelo menos 25% de calorias ou algum nutriente em relação ao produto original, o diet deve ser praticamente isento de algum nutriente.

Entretanto, os próprios fabricantes, de certa forma, induzem as pessoas ao erro ao estamparem nos rótulos de seus alimentos, por exemplo, a palavra light para produtos com eliminação de nutrientes, tais como refrigerantes sem açúcar ou iogurtes sem gordura. Portanto, é preciso prestar mais atenção nos rótulos das embalagens para descobrir realmente a quantidade de calorias e nutrientes que cada produto contém, pois só isso poderá indicar em que quantidade eles podem ser consumidos.

O fato do produto ser diet ou light não significa que estão isentos de calorias e que, consequentemente, podem ser consumidos sem restrições.  Esses produtos são, realmente, bons aliados em dietas, mas não podem ser consumidos em excesso.

Quem consome estes produtos está, de fato, consumindo menos calorias por unidade do produto. Mas é claro que, quanto maior for o consumo desses produtos, maior será a ingestão de calorias. Por exemplo, 2 fatias de pão diet possuem 120 calorias, o mesmo que um pão de queijo grande; 3 bolas de sorvete napolitano diet possuem 160 calorias, o mesmo que um brigadeiro mais uma fatia de pudim de chocolate; 2 embalagens de Halls diet também possuem 160 calorias, tanto quanto um prato de sobremesa de espaguete com molho ao sugo; 100g de biscoito doce diet possuem tantas calorias quanto uma fatia de pizza de mussarela mais um picolé de limão (360 calorias) e uma barra de 100g de chocolate ao leite diet possui 550 calorias, o equivalente a um chocolate Diamante Negro (30g) mais um pastel de queijo e uma Coca-Cola.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados