JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Eu Juiz

Entenda

O que é 'Eu Juiz'?

Eu Juiz é um espaço onde qualquer pessoa pode analisar uma situação real e dar seu voto sobre qual deveria ser a sentença do juiz, podendo justificar sua resposta e ver as respostas das outras pessoas.

Ao final, é dada uma orientação sobre a solução mais aceita de acordo com a legislação vigente.

Ver outros casos

Empregado demitido imotivadamente, ingressa na justiça pleiteando sua reintegração no emprego.

Argumentos do Autor na Petição Inicial:

O reclamante argumenta que sua demissão é ilegal, uma vez que viola expressamente dispositivo constante na Constituição do Estado de Minas Gerais.

Diz que nos termos do artigo 13, parágrafo 2º da Constituição do Estado de Minas Gerais é obrigatório que o agente público proceda à motivação do ato administrativo, explicitando-lhe o fundamento legal, o fático e a finalidade.

Desta forma, a ausência de motivo para sua dispensa, resulta em descumprimento da Constituição do Estado de Minas Gerais.

Inclusive, que se a Administração Pública não detém de ampla liberdade para proceder à admissão de seu pessoal, ficando obrigada a realização de concurso público, nada mais correto de que o entendimento que esta também não é irrestritamente livre para proceder ao desligamento de seus empregados, imotivadamente.

Desta forma e seguindo esta linha de raciocínio, constitui-se requisito ao prévio desligamento de empregado público, a motivação do ato demissional, com a comprovação do interesse público no desligamento do empregado.

Assim, uma vez que não houve qualquer motivação para a dispensa do empregado, Carlos decidiu ingressar na Justiça do Trabalho no intuito de ser reintegrado no serviço.


Próximo Passo:

Argumentos do Réu (Contestação)


Rever:

Descrição do Caso

Importante:
1 - Todo o conteúdo pode ser citado na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados