JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Eu Juiz

Entenda

O que é 'Eu Juiz'?

Eu Juiz é um espaço onde qualquer pessoa pode analisar uma situação real e dar seu voto sobre qual deveria ser a sentença do juiz, podendo justificar sua resposta e ver as respostas das outras pessoas.

Ao final, é dada uma orientação sobre a solução mais aceita de acordo com a legislação vigente.

Ver outros casos

Consumidor insatisfeito busca na Justiça a devolução do seu dinheiro, com base no direito de arrependimento previsto no CDC.

Argumentos do Autor na Petição Inicial:

Da petição inicial e os argumentos trazidos por Carlos, como autor

Carlos alegou que teve informações sobre o aparelho de segurança da Empresa SEGUREX através de um anúncio veiculado na televisão, e que após o contato, recebeu a visita de representantes da Empresa, tendo adquirido o produto.

Alegou o autor que sua pretensão está embasada no art. 49 do Código de Defesa do Consumidor:

Art. 49 - O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 07 (sete) dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Advertiu Carlos que seu caso concreto se encaixa perfeitamente na situação prevista na lei, possuindo todos os requisitos necessários à configuração do direito de arrependimento.

Primeiramente lembrou o autor que sua insatisfação foi manifestada em tempo hábil, no quinto dia após a aquisição, sendo que a lei concede o prazo de até sete dias para devolver o produto. Além disso, ressaltou que a compra foi feita fora do estabelecimento do fornecedor, sendo esta efetivada em sua própria residência.

Afirmou, ainda, que o direito de arrependimento é irrestrito e incondicionado, sendo necessário, somente, que estejam presentes os requisitos legais. Contudo, alegou o autor que suas razões não se devem à mera insatisfação, mas à ausência de uma importante função no aparelho, que somente após o uso, constatou que não existia.

Além disso, afirmou que as informações relativas ao produto não foram claras, haja vista que não estava discriminado nas instruções sobre a impossibilidade da gravação contínua. Alegou o autor, dessa forma, que a Empresa deixou de cumprir o dever geral de informação, previsto no art. 31 do CDC:

Art. 31 - A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

Tendo em vista essa falha, advertiu o autor que o fornecedor seria responsável pelo vício do produto, haja vista a ausência de uma função de fundamental importância.

Finalizou o autor requerendo a devolução do valor pago pelo produto, devidamente atualizada, conforme a disposição legal prevista no art. 49, parágrafo único, do CDC:

Art. 49 - (...)

Parágrafo único - Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.




Próximo Passo:

Argumentos do Réu (Contestação)


Rever:

Descrição do Caso

Importante:
1 - Todo o conteúdo pode ser citado na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados