JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Elder Souza
Elder S.Izidorio dos Santos, estudante de direito no Uniceub.

envie um e-mail para este autor

Outros artigos do mesmo autor

Flexibilização das leis trabalhistas.
Direito do Trabalho

Monografias Outros

O juiz deve ser passivo ou intervir na condução do processo?

Analisa-se a posição mais benéfica para os jurisdicionados de uma forma geral. Levando em consideração a adaptação aos novos tempos.

Texto enviado ao JurisWay em 28/11/2012.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Autor: Elder Souza Izidorio dos Santos

Revisor: Eder Souza Izidorio dos Santos

 

                                                          Artigo

             

                O presente artigo tem por objetivo responder ao seguinte questionamento: o juiz na história do Direito. Deve ser passivo ou deve intervir na condução do processo?

               Para responder ao referido questionamento, será analisada a corrente doutrinária e jurisprudencial, com concepções relevantes à prestação jurisdicional, e bem como será informada a posição pessoal ao final.

               A importância do referido estudo consiste em verificar qual  posição revela-se mais benéfica para o sistema jurídico e para a sociedade, no tocante aos impactos jurídicos e sociais.

              Ao interpretar a questão, torna-se imprescindível relembrar a teoria de Kelsen que tem seu fundamento respaldado em uma norma superior, até alcançar a norma fundamental que estaria no ápice do sistema; “deste modo, o juiz cria uma norma individual com base em uma norma geral. Kelsen sustenta que na prática, o legislador cria as normas gerais atrelado à Lei maior, e o juiz, com base nas leis, cria as normas individuais quando profere sentença. Assim sendo, ambos criam normas amparadas em normas superiores” [1].

               Referente a doutrina, oportuno se faz neste ponto remissão às duas teorias que por muito tempo foram as predominantes, no que tange à atuação jurisdicional:

A primeira que tem como representante ilustre Chiovenda, afirma que para o jurista o direito nada mais é do que a própria lei, bastando ao juiz apenas aplicar a norma geral criada pelo legislador, ou seja, o direito para o juiz seria de modo simplista, “a norma geral a ser aplicada ao caso concreto” [2]. Dessa forma, pressupunha-se que o ordenamento jurídico seria completo e coerente e, por conseguinte o magistrado jamais precisaria ajustar uma norma à constituição e aos seus princípios fundamentais, pois nessa época, não se apresentava a ideia de que a validade da lei é vinculada aos princípios constitucionais e aos direitos fundamentais, pensamento típico de um estado liberal que não leva em conta as desigualdades sociais e o pluralismo.

                Noutra vertente, Carnelutti afirma que a função do juiz é a composição da lide, e dessa forma ao compor a lide o juiz criaria uma norma individual, a fim de regular o caso concreto[3].

                Não obstante a aparente dicotomia entre as teorias supracitadas, a diferença não reside na possibilidade ou não do juiz poder esculpir ou criar a norma geral, pois toda norma tem justificação legal em uma norma superior, conforme aduz Luiz Guilerme Marioni:

  “É certo que se pode dizer que a sentença é produto de um ato de vontade e não de mero conhecimento e, nesse ponto, estar de acordo com Kelsen. Mas isso não pode permitir a conclusão, encontrada pelo próprio Kelsen, de que o juiz cria direitos. Isso em razão de ma simples constatação; o juiz, não cria direito quando atua com base em uma norma superior geral”[4].

                 Da analise da Constituição Federal de 1988 pode-se afirmar que:

Sob a ótica da Carta Magna de 1988, o caput do artigo 5º dispõe com expressividade o princípio constitucional conforme o qual todos são iguais perante a lei. Destarte, na relação processual as partes devem ser colocadas em pé de igualdade. Coaduna-se ao princípio expresso na Lei Maior o da “paridade de tratamento” [5], que deve ser observado em todo o curso do processo, preservando, assim, a igualdade entre as partes. Considerando a posição predominante do magistrado, no adequado desenvolvimento do processo, tem-se por substrato ao equilíbrio da relação processual, um juiz atento e perseverante na promoção da verdade, da justiça e consequente alcance da paz social, objetivo derradeiro da prestação jurisdicional.

                 Posição das leis processuais brasileiras:

“Código de processo civil art. 125: O juiz dirigirá o processo conforme as disposições deste código, competindo-lhe: I – assegurar às partes igualdade de tratamento; II – velar pela rápida solução do litígio; III – prevenir ou reprimir qualquer ato contrário à dignidade da justiça; IV – tentar, a qualquer tempo, conciliar as partes” [6]. Por outro lado, em verdade, na formação de sua convicção, quanto aos fatos da causa, tem o juiz a mais ampla liberdade, mas se lhe impõe a motivação do seu convencimento (Cód. Proc. Civil, art. 131). “Esses e outros poderes fazem do juiz brasileiro a figura preponderante da relação processual, um juiz ativo, mas não autoritário dono do processo, e sim um juiz que exerce poderes atribuídos por lei, apenas estes, e conforme a lei. Em síntese, pode-se dizer que as atividades do juiz deverão pautar-se pelo princípio da legalidade[7].

         Poder-se-á observar, como faz parte da doutrina, que também o juiz, em alguns casos, atua mesmo não havendo a lei propriamente dita,o que exemplifica isso é a situação em que ele decide por equidade ou quando a lei é lacunosa (Cód. Proc. Civil, arts. 126, 127; Lei de Introdução ao Cód. Civil, art.4º).

No tocante à decisão por equidade dispõe o art. 127 do Código de Processo Civil: “O juiz só decidirá por equidade nos casos previstos em lei” [8].

E o art. 126 do mesmo Código prescreve: “O juiz não se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. No julgamento da lide caber-lhe-á aplicar as normas legais; não as havendo, recorrerá à analogia, aos costumes e aos princípios gerais do direito” [9].

               A análise da jurisprudência no que concerne à iniciativa do juiz frente às situações que determinem a atuação de oficio do magistrado na condução processual: 

 

O Superior Tribunal de Justiça já tem julgamento no sentido de reconhecer a intervenção na condução do processo, de acordo com o Recurso Especial nº 1.012.306 –PR (2007/0287732 - 4). Relatora: Ministra Nancy Andrighi, conforme ementa transcrita abaixo:   

“Os juízos de 1º e 2º graus de jurisdição, sem violação ao princípio da demanda, podem determinar as provas que lhes aprouverem, a fim de firmar seu juízo de livre convicção motivado, diante do que expõe o art. 130 do CPC.

A iniciativa probatória do juiz, em busca da verdade real, com realização de provas de ofício, é amplíssima, porque é feita no interesse público de efetividade da Justiça.

Embora recaia sobre o devedor-embargante o ônus de demonstrar a inexatidão dos cálculos apresentados pelo credor-exequente, deve-se admitir a iniciativa probatória do julgador, feita com equilíbrio e razoabilidade, para aferir a exatidão de cálculos que aparentem ser inconsistentes ou inverossímeis, pois assim se prestigia a efetividade, celeridade e equidade da prestação jurisdicional. Recurso especial improvido”[10].

             O Supremo Tribunal Federal também possui julgamento no mesmo sentido de reconhecer a intervenção necessária do juiz na condução do processo, de acordo com o Recurso Extraordinário 953 RG/ PE - Relator: Ministro Marco Aurélio. Conforme ementa transcrita abaixo:

 

“Possui repercussão geral a controvérsia acerca da aplicação da Emenda Constitucional nº20/98 – que introduziu, mediante o artigo 1º, a competência da Justiça do Trabalho para executar, de ofício, as contribuições sociais previstas no artigo 195, incisos I, alínea “a”, e II, e seus acréscimos legais, decorrentes das sentenças que proferir – às decisões prolatadas pela Justiça do Trabalho em data anterior à respectiva promulgação”[11].

                Projeto de lei no congresso que referente ao assunto:

 No congresso nacional, existe um projeto de lei nº 8046 de 2010.  (Autor: Senador José Sarney), com o escopo flexibilizar os procedimento e tornar a prestação jurisdicional mais célere, simples e igual para todos.

                Tendo tudo isso exposto, entende-se que a melhor interpretação:

Está com a corrente que defende uma prestação jurisdicional adequada com a atuação indispensável de um juiz ativo, propiciando assim, uma justiça acessível a todos, assegurando às partes uma igualdade real e não só a descrita em norma legal.

               A interpretação entendida como a melhor, condiz com o principio da verdade real. Humberto Teodoro Junior explica esse princípio da seguinte forma:

“O processo evolui do conceito privatístico que o primitivo forjara para um caráter acentuadamente público. A função da jurisdição deixou de ser apenas a de propiciar instrumentos aos litigantes para solução de seus conflitos, passando a desempenhar relevante missão de ordem publica na pacificação social sob o império da lei. Nesse processo moderno o interesse em jogo é tanto das partes como do juiz, e da sociedade em cujo nome atua. O juiz, operando pela sociedade como um todo, tem até mesmo interesse público maior na boa atuação jurisdicional e na justiça e efetividade do provimento com que se compõe o litígio”.[12]

Ao assumir o comando oficial do processo integrado nas garantias fundamentais do Estado Democrático e Social de Direito, o juiz traria a luz no fim do túnel para superar deficiências procedimentais.

Sob este aspecto Rui Portanova assinalou:

“a adoção plena no processo civil do principio da verdade real é uma consequência natural da modernidade publicística do processo”.[13]

              Define-se com tudo isso exposto que o juiz deve intervir na condução do processo. A figura do juiz em nosso Estado contemporâneo tem relevante aspecto social, político, econômico e jurídico. No entanto, sobreleva-se na concepção, a repercussão social de sua atuação. 

A intervenção do juiz pode aproximar as sentenças realmente a um ato de justiça e, afastar injustiças que se aproveitam de sistemas judiciários ultrapassados como o do referido Estado Liberal. Essa postura do juiz é a mais sensata e benéfica para os jurisdicionados, não havendo outro caminho a não ser adotá-la de forma geral, assim atendendo as necessidades atuais da nossa sociedade.  



[1] Hans Kelsen, Teoria geral do estado, Coimbra, Armênio Amado, 1945, p. 105 

[2]   Marinoni, Luis Guilherme. Teoria Geral do Processo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008, p.94.

[3]  Marinoni, Luis Guilherme. Teoria Geral do Processo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008, p.94.

[4]  Marinoni, Luis Guilherme. Idem p.95.

[5]   Santos, Moacyr Amaral. Primeiras Linhas de Direito Processual Civil. Editora Saraiva. 27º edição. Vol.1.2010, p.308.

[6]   Código de Processo Civil. Vade Mecum.Editora Saraiva.9º edição.2010,p.398

[7]  Santos, Moacyr Amaral .Primeiras Linhas de Direito Processual Civil.Editora Saraiva. 27º edição.Vol.1.2010,p.344.

[8] Código de processo civil. Vade Mecum.Editora Saraiva.9º edição.2010,p398.

[9] Idem.

[10]Disponível em http://www.stj.jus.br/SCON/jurisprudencia

[11]http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/listarjurisprudencia.asp?s1=%28+EC+20%2F98%%29&base=repercussão 

[12]  Junior, Humberto Theodoro. Curso de Direito processual civil. Editora Forense. 51º edição 2010.p 37. 

[13]  Princípios do processo civil. 1º edição. 2º tiragem, Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1997, p.199

 

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Elder Souza).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados