JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Ensaios Jurídicos
Autoria:

Jorge Luis Andrade Dos Santos
Bacharel em Direito pelaFaculdade de Ciencias Humanas e Sociais - AGES. Com Curso Técnico em Rádio e Jornalismo, Comunicação Popular. Cruso dos XXI Anos da Constituição da República; Curso de Direito Público. Formação Politic

Endereço: A, 117 - Casa
Bairro: Centro

Cícero Dantas - BA
48410-000


envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Penal

DOS DELITOS E DAS PENAS AOS OLHOS DE CESARE BECCARIA

RESUMO Este artigo cientifico tem como finalidade básica traçar um confronto entre o Direito Penal e sua evolução para aplicabilidade das penas, mostra também como está situado o processo penal no horizonte jurídico.

Texto enviado ao JurisWay em 16/06/2010.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Jorge Luis Andrade dos Santos*

RESUMO

Este artigo cientifico tem como finalidade básica traçar um confronto entre o Direito Penal e sua evolução para aplicabilidade das penas, mostra também como está situado o processo penal no horizonte jurídico atual no qual fez surgir uma nova área de atuação para aplicabilidade das leis, desenvolvida por muitos legisladores atuais e do passado. E tem como objetivo primordial discutir sobre o impacto da aplicabilidade das leis para o ramo do direito visando a harmonia dentre os homens e a paz coletiva, os meios jurídicos utilizados em sua forma punitiva mostra esse novo método adotados, cujo visa a diminuição do índice de criminalidade e a pratica de atos ilícitos, a tomada de decisões, na formação de uma sociedade mais igualitária e justa com boas leis centrado na ordem de um Estado de Direito Democrático, e na coletividade desenvolvendo um alcance promissor de sua missão e visão estratégica organizacional, na aplicabilidade para a sociedade.

 

Palavras – Chave: Direito Penal, Virtude, Progresso e Avanço.    

  1. INTRODUÇÃO

A pena de morte e a história possuem diferentes entendimentos, a pena de morte no Brasil é adotada apenas em caso de guerra ou alta traição, ao contrario de outros países que aplicam o regime de mútua influencia em suas épocas que para delitos considerados cruéis aplicava-se a pena de morte. A importância da história do direito na formação dos juristas que agem por sabedoria e filosoficamente trouxe a evolução do Direito Penal para o mundo. O direito é aos olhos da sociedade uma forma de estarem protegidos contra os horrores do endividou perigoso, o direito é o instrumento de manutenção da paz social e de bom convívio da sociedade regida por um Estado Democrático de Direito. A sociedade ver o Direito Penal, que vem se desenvolvendo desde a idade média para a idade moderna como uma grande evolução. Neste contexto suas conquistas junto ao direito, no qual o homem transforma-se, em consequência disso, o homem passa a ter uma nova visão da sociedade antes de cometer qualquer ato infracional. Dessa forma, passa a ter novas ferramentas de trabalho indispensáveis a essa nova realidade. 

 

_______________________

Jorge Luis Andrade dos Santos é acadêmico do III período de Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - AGES.

 “A pena de morte de um cidadão apenas pode ser considerada necessária por duas razões: nos instantes confusos em que a nação está na dependência  de recuperar ou perder a sua liberdade, nos períodos de confusão quando se substitui as leis pela desordem; e quando u cidadão, embora sem a sua liberdade pode ainda, graças as suas relações e ao seu credito, atentar contra a segurança publica, podendo a sua existência acarretar uma revolução perigosa no governo estabelecido.” (BECCARIA,2001).

 

Foi de Beccaria a glória de ter sido o primeiro a reclamar a extinção da pena de morte. Em sua época não se discutia em hipótese alguma a legitimidade da pena máxima no direito penal, para indivíduos que cometessem um crime hediondo.

No período que antecedeu ao Iluminismo, a repressão era arbitraria e feroz, através de penas cruéis, que visava tão somente a intimidação e eliminação do criminoso para mostrar a sociedade que assistia ao espetáculo de uma pena de morte ser executada m praça pública, com isso intimidar os que pretendiam a estarem cometendo quaisquer atos ilícitos que a pena era cruel e sem piedade.

A missão do Direito Penal é de proteger os valores fundamentais ara a subsistência do corpo social, tais como a vida, a saúde, a liberdade, a propriedade etc., denominados bens jurídicos. Essa proteção não é exercida não somente pela intimidação coletiva mais conhecida como prevenção geral e sanção penal, mais sobre tudo pela celebração de compromissos éticos entre o Estado e o individuo, pelos quais se consiga o respeito às normas, menos por receio de punição e mais pela convicção da sua necessidade e justiça”. (FERNANDO CAPEZ, 12ª Ed. 2008).


 

 

____________________

Jorge Luis Andrade dos Santos é acadêmico do III período de Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - AGES.

  1. EVOLUÇÃO DO DIREITO PENAL

 

Tendo em vista que, a finalidade do direito penal é de proteger os bens mais importantes e necessários para a própria sobrevivência da sociedade, bem como a vida, a honra, moral e os costumes do individuo.

Ressalte-se, no entanto, que por mais que o direito penal procure no exercício de sua profissão a ética profissional, muitas vezes é submetido à humilhação, e até mesmo ignorado por uma parcela de magistrados e operadores da lei.

Dessa forma, não existe justiça sem defensor para impedir atos cruéis na sociedade, bem como não há garantia sem lei que a preserve a vida que a defenda. Partindo desse pressuposto, é de grande importância a figura do Estado Democrático de Direito para a garantia dos direitos fundamentais do cidadão dentro do Poder Judiciário. Posto que seja através deste, que os cidadãos terão um verdadeiro julgamento e com aplicabilidade de penas justas proporcional ao delito praticado pelo agente.

Assim, pressupõe que o devido processo legal sem contraditório (paridade de armas, a defesa se pronunciar sempre depois da acusação), sem a garantia da ampla defesa, o duplo grau de jurisdição e a proibição da pena de morte, não tem a menor relevância para o direito penal  por sua vez que acompanha os avanços da sociedade e com aplicação de penas gradativa ao delito praticado.

Ainda levando em consideração os procedimentos jurídicos, não podemos esquecer que o Direito e uma ciência humana, que não pode ser entendida como se fosse somente uma técnica, um conhecimento exato. O Direito deve ir além para promover justiça.

 

“Depois da proclamação da Independência de 1922, e depois de ter-se submetido às Ordenações Afonsinas, Manoelitas e Filipinas, o Brasil editou, durante sua historia a evolução na relação do direito penal brasileiro. Para a perfeita compreensão do processo de codificação do Direito, é preciso conhecer a sua própria história, ou seja, o período anterior a sua codificação. Antes da declaração da Independência, todo o sistema normativo adotado em Portugal era aplicado no Brasil”. (ROGÉRIO GRECO 2008).

____________________

Jorge Luis Andrade dos Santos é acadêmico do III período de Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - AGES.

 

  1. CONCLUSÃO

 

A função do direito penal no horizonte jurídico, como pondera o art. 5º, e seus parágrafos e incisos é de garantir os direitos fundamentais da pessoa humana "é defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas". Diante disso, deve o Estado preservar os direitos fundamentais do cidadão garantindo o direito ao bem maior a vida.

Dessa forma, conclui-se que apesar das dificuldades e das principais avanços graças a Beccaria o direito penal com sua aplicabilidade das leis de acordo com cada ato praticado elo individuo.

Por conseguinte, o cidadão precisa ter total isenção e proteção para fazer justiça, prerrogativa para bem exercer o direito de defesa. Só assim vislumbraremos verdadeiramente o principio do devido processo legal, consagrado nos pilares do nosso ordenamento jurídico e junto a ele o respeito à pessoa humana.

 

    

__________________________

Jorge Luis Andrade dos Santos é acadêmico do III período de Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - AGES.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:

 

BECCARIA, Cesare. Dos Delitos e das Penas: São Paulo: Martin Claret, 2001.

GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal Parte Geral. Editora Impetus, 10ª Ed. Rio de Janeiro. 2008.

CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, Volume 1: Parte Geral ( art 1º a 120) / Fernando Capez. – 12. ed. de acordo com a Lei n. 11.466/2007. – ed. São Paulo: Saraiva. 2008.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

____________________

Jorge Luis Andrade dos Santos é acadêmico do III período de Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - AGES.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Jorge Luis Andrade Dos Santos).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Comentários e Opiniões

1) Jorge (17/06/2010 às 10:30:44) IP: 189.127.183.9
Muito bom agradeço a Deus...


Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados