JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Artigos Jurídicos
Autoria:

Adriano Martins Pinheiro
Advogado em São Paulo www.adrianopinheiroadvocacia.com.br

envie um e-mail para este autor

Outras monografias da mesma área

O CONTRADITÓRIO DIREITO AO INSTITUTO DO JUS POSTULANDI NA JUSTIÇA DO TRABALHO

A amizade nas redes sociais não é suficiente para desqualificar a testemunha na Justiça do Trabalho

A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA COMO FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO - CONSIDERAÇÕES SOBRE A NECESSIDADE DA RATIFICAÇÃO DA CONVENÇÃO 158 DA OIT

A nova modalidade de emprego: o trabalho intermitente

Embriaguez no Trabalho: dispensa motivada ou imotivada

LIMITE DO JUS VARIANDI - REVISTA INTIMA DO TRABALHADOR

Possíveis reflexos da terceirização na atividade fim

Atividade de Guia de Turismo - Portaria do Ministério de Estado do Turismo

FÉRIAS: O que muda com a Reforma Trabalhista?

As novas alterações às Súmulas e Orientações Jurisprudenciais do TST

Todas as monografias da área...

Monografias Direito do Trabalho

Os Direitos Trabalhistas Dos Jornalistas

Este artigo é oriundo de pesquisa relativa aos direitos dos jornalistas. Para tanto, pesquisamos direitos como jornada reduzida de 5 horas, pagamento de horas extras, reconhecimento de vínculo empregatício, reconhecimento da função de jornalista ...

Texto enviado ao JurisWay em 25/08/2009.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Breve comentário

Este artigo é oriundo de pesquisa relativa aos direitos dos jornalistas. Para tanto, pesquisamos direitos como jornada reduzida de 5 horas, pagamento de horas extras, reconhecimento de vínculo empregatício, reconhecimento da função de jornalista, equiparação salarial e dispensabilidade de diploma da categoria.

Buscamos seguir o entendimento da melhor doutrina a respeito e transcrevemos as decisões atuais dos Egrégios Tribunais Regionais do Trabalho, bem como do Colendo Tribunal Superior do Trabalho. Após as transcrições, fizemos comentários elucidativos, a fim de tornar o entendimento simples e acessível aos não habituados com a linguagem jurídica.

Introdução

A CLT regula a jornada de trabalho dos jornalistas profissionais, limitando-a a 5 horas diárias como se extrai do artigo 302:

"Os dispositivos da presente Seção se aplicam aos que nas empresas jornalísticas prestem serviços como jornalistas, revisores, fotógrafos, ou na ilustração, com as exceções nele previstas.

§ 1º Entende-se como jornalista o trabalhador intelectual cuja função se estende desde a busca de informações até a redação de notícias e artigos e a organização, orientação e direção desse trabalho.

§ 2º Consideram-se empresas jornalísticas, para os fins desta Seção, aquelas que têm a seu cargo a edição de jornais, revistas, boletins e periódicos, ou a distribuição de noticiário, e, ainda, a radiodifusão em suas seções destinadas à transmissão de notícias e comentários." (...)

Cumpre salientar que, a interpretação do artigo em comento gera divergências quanto a sua aplicação, principalmente no que diz respeito a quem deve ser considerado jornalista ou quais empresas deverão ser consideradas jornalísticas. Abordaremos a questão da forma mais detalhada e clara possível, tendo como norte a melhor doutrina e jurisprudência atualizada (2009).

Inicialmente, ressalte-se que o profissional, uma vez exercendo as tarefas típicas de jornalista, ainda que trabalhando em empresa não jornalística, o profissional poderá pleitear as horas extras decorrentes do excedente ao limite de 5 horas estipulado pelo artigo 303 da Consolidação das Leis do Trabalho.

Isso porque, o que norteia as obrigações é a atividade exercida pelo profissional, independentemente do ramo de atividade que o empregador desenvolve.

Nesse sentido, decidiu o Colendo Tribunal Superior do Trabalho:

12476731 - HORAS EXTRAS. JORNALISTA. TRABALHO PRESTADO À EMPRESA NÃO JORNALÍSTICA. Segundo a jurisprudência predominante nesta Corte, o jornalista que exerce funções típicas de sua profissão, ainda que trabalhando em empresa não jornalística, faz jus aos benefícios da jornada reduzida prevista no artigo 303 da CLT, pois, o que norteia as obrigações é a atividade desempenhada pelo profissional, independentemente do ramo de atividade desenvolvido pelo empregador. Precedentes desta Corte. Recurso de revista conhecido e não provido. (TST; RR 70.354/2002-900-02-00.4; Segunda Turma; Rel. Min. Vantuil Abdala; DJU 13/06/2008; Pág. 140).

JORNALISTA. EMPRESA NÃO JORNALÍSTICA. JORNADA REDUZIDA.1. Incontroverso nos autos que a reclamante desempenhava funções típicas de jornalista, porquanto expressamente consignado no acórdão prolatado pela corte de origem. 2. Reconhecida a condição de jornalista da reclamante, aplicam-se as regras relativas à jornada especial de cinco horas, sendo irrelevante o fato de a reclamada não se dedicar a atividade jornalística. 3. Recurso de revista conhecido e provido. (TST; RR 91694/2003-900-02-00.0; Segunda Subseção de Dissídios Individuais; Rel. Min. Lelio Bentes Corrêa; DEJT 30/04/2009; Pág. 501)

Também nesse sentido o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região:

JORNALISTA. EMPRESA NÃO JORNALÍSTICA. JORNADA ESPECIAL. Independentemente do enquadramento do empregador como empresa jornalística, o simples fato de a obreira jornalista desempenhar as atividades típicas da categoria profissional é suficiente para se lhe aplicar a jornada especial. Recurso ordinário não provido, por unanimidade. (TRT 24ª R.; RO 645/2008-7-24-0-1; Segunda Turma; Rel. Des. Nicanor de Araújo Lima; Julg. 02/07/2009; DOEMS 14/07/2009)

Por consentâneo, consoante prescreve o artigo já transcrito, "entende-se como jornalista o trabalhador intelectual cuja função se estende desde a busca de informações até a redação de notícias e artigos e a organização, orientação e direção desse trabalho". Como se vê, para a Justiça do Trabalho o reconhecimento da função de jornalista depende da realidade da função exercida e não da nomenclatura adotada pelo empregador.

De semelhante importância, é o vínculo de emprego entre o profissional e a empresa jornalística. Embora alguns profissionais possuam contratos de autônomos, cumprindo-se os requisitos dos artigos 2º e 3º da CLT:

"Art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.

Art. 3º - Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário."

A exegese dos artigos supra mencionados também dão margem a muitas discussões doutrinárias e jurisprudenciais e não raro, trabalhadores movem Reclamação Trabalhista galgando o reconhecimento de vínculo empregatício. Assim julgou a 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região afastando a condição de autônomo e reconhecendo o vínculo:

JORNALISTA. VÍNCULO DE EMPREGO. A presença dos requisitos previstos nos artigos 2º e 3º da CLT autoriza o reconhecimento de vínculo de emprego, em detrimento de retratação formal diversa. O reclamante. Seja sob o ponto de vista do regime de titularidade dos resultados do trabalho, seja sob a ótica do modo de organização e execução da sua atividade produtiva. Não compunha empreendimento verdadeiramente autônomo, mas desenvolvia função ligada diretamente à atividade-fim da empresa jornalística. (TRT 4ª R.; AP 00369-2005-404-04-00-1; Quarta Turma; Rel. Des. Ricardo Luiz Tavares Gehling; Julg. 11/12/2008; DJERS 20/04/2009; Pág. 87)

O mesmo Tribunal, em decisão ainda mais abrangente, desconsiderou o contrato formal de prestação de serviços e reconheceu a relação de emprego, configurando a hipótese dos artigos 2º e 3º, retro transcritos. Vejamos:

RECURSO DA RECLAMADA. VÍNCULO DE EMPREGO. JORNALISTA.Prova dos autos que demonstra a presença dos elementos caracterizadores da relação de emprego, ainda que presente a contratação formal através de firma individual constituída pela reclamante para a prestação de serviços de jornalismo. Provimento negado. (TRT 4ª R.; RO 00319-2005-017-04-00-8; Primeira Turma; Relª Desª Ione Salin Gonçalves; Julg. 29/01/2009; DJERS 30/03/2009; Pág. 5)

Para exemplificar, analisemos a decisão da 63ª Vara do Trabalho de São Paulo quanto a horas extras, mantida pelo TRT 2ª Região:

(...) "Restou incontroverso nos autos que a reclamante foi contratada para exercer suas funções na área de comunicação da reclamada, sendo certo que, por todo o contrato de trabalho, inclusive no período sem registro, a autora sempre laborou como jornalista, nos termos do art. 302, § 1º da CLT.

Por seu turno, ainda que a reclamada não se classifique a priori como rede de televisão, o fato é que o § 2º do art. 302 da CLT a equipara como empresa jornalística, por ficção, eis que tinha a seu cargo a transmissão de notícias através de televisão.

Destarte, tem-se que a jornada de trabalho da obreira encontrava-se adstrita à norma inserta no art. 303 da CLT, impondo-se a condenação da reclamada no pagamento de horas extras, observado o período imprescrito até 02/04/2000 (fls. 05 – item IV), assim consideradas as excedentes da 5ª diária, em jornada de trabalho das 09:00 às 18:00 horas, de segunda a sexta-feira, com uma hora de intervalo". (...)

Atentemos ao fato que a Reclamante teve o cargo com nomenclatura diversa da realidade e que a empresa não se classifica como empresa jornalística, mas por ficção, assim foi equiparada. Desse modo, a empresa reclamada foi condenada ao pagamento das horas extras excedentes da 5ª hora - limite fixado pela CLT - com o adicional de 50% e reflexos em férias acrescidas de 1/3, 13º salários, FGTS com multa de 40% e DSR’s. (TRT/SP Nº 01115200400302001)

Saliente-se ainda, a existência de profissionais com salários discrepantes sem justo motivo. A Constituição Federal, seguida pela CLT veda a discriminação salarial. Esse é o instituto da "equiparação salarial" previsto no artigo 461 da CLT.

Com esse fundamento o reclamante beneficiado pela decisão infra transcrita teve o direito a receber as diferenças salariais decorrentes de salário pago a menor em comparação com outro profissional que exercia as mesmas funções, cumprindo os requisitos do 461 da CLT. Vejamos:

Jornalista. Equiparação salarial. Empregado não jornalista. Procedência do pedido. CLT, art. 5º, e OJ 125 da SDI-1 do TST. Princípio da isonomia. A regra a ser aplicada é a do art. 5º da CLT: para trabalho de igual valor, mesmo salário, independentemente do empregado ser ou não detentor do título a que se refere a profissão. Não tem interesse saber se o reclamante era jornalista. Desde que suas tarefas estejam previstas em lei como típicas de jornalista, tem direito de receber o mesmo salário de outro empregado, ainda que este seja efetivamente jornalista profissional, bastando que estejam presentes os requisitos do art. 461 da CLT.

Por fim, a discussão quanto a exigência do diploma de curso superior para o enquadramento de jornalista foi superada pelo Supremo Tribunal Federal e é fundamento para a mesma dispensabilidade na Justiça do Trabalho:

ENQUADRAMENTO PROFISSIONAL. REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO. JORNALISTA. DIPLOMA. Diante da recente decisão do STF no RE 511961, entendo ser dispensável o curso superior em jornalismo para o exercício dessa profissão. Assim, exercendo o reclamante a função de repórter cinematográfico, deve ser enquadrado na categoria profissional de jornalista, ainda que não detenha o diploma universitário. (TRT 12ª R.; RO 05138-2008-026-12-00-8; Terceira Turma; Rel. Juiz Roberto Basilone Leite; Julg. 27/07/2009; DOESC 17/08/2009)

Muitos direitos foram conquistados pelas intervenções do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, da Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas e Apijor – Associação Brasileira de Propriedade Intelectual dos Jornalistas Profissionais.

Por fim, transcreveremos a íntegra da lei que rege o Exercício da Profissão de Jornalista:

Decreto nº 83.284, de 13 de março de 1979 - Regulamenta o DL-000.972-1969

Dá nova regulamentação ao Decreto-Lei nº 972, de 17 de outubro de 1969, que dispõe sobre o Exercício da Profissão de Jornalista, em decorrência das alterações introduzidas pela Lei nº 6.612, de 7 de dezembro de 1978.

Art 2º A profissão de Jornalista compreende, privativamente, o exercício habitual e remunerado de qualquer das seguintes atividades:

I - redação, condensação, titulação, interpretação, correção ou coordenação de matéria a ser divulgada, contenha ou não comentário;

II - comentário ou crônica, por meio de quaisquer veículos de comunicação;

III - entrevista, inquérito ou reportagem, escrita ou falada;

IV - planejamento, organização, direção e eventual execução de serviços técnicos de Jornalismo, como os de arquivo, ilustração ou distribuição gráfica de matéria a ser divulgada;

V - planejamento, organização e administração técnica dos serviços de que trata o item I;

VI - ensino de técnicas de Jornalismo;

VII - coleta de notícias ou informações e seu preparo para divulgação;

VIII - revisão de originais de matéria jornalística, com vistas à correção redacional e à adequação da linguagem;

IX - organização e conservação de arquivo jornalístico e pesquisa dos respectivos dados para elaboração de notícias;

X - execução da distribuição gráfica de texto, fotografia ou ilustração de caráter jornalístico, para fins de divulgação;

XI - execução de desenhos artísticos ou técnicos de caráter jornalístico, para fins de divulgação.

 

Adriano Pinheiro
São Paulo – Capital

adrianopinheiro.direito@gmail.com

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Adriano Martins Pinheiro).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados