JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Opinião
Autoria:

Ben-eli Dias De Melo
Advogado, Administrador, Mediador Judicial, com MBA em Controladoria Empresarial, experiência como Advogado nas áreas de Metrologia Legal, e defesa de multas administrativas (INMETRO/IBAMETRO; PROCON) e agências reguladoras (ANATEL, ANP, ANVISA, ANEEL, ANAC, ANTAQ, ANA, ANM, ANCINE) (71) 98130-4917/(71) 3341-0791

Endereço: Salvador Shopping Business, Torre América, 1057 - Conjunto 302/303
Bairro: Caminho das Árvores

Salvador - BA
41820-020

Telefone: 71 33410791


envie um e-mail para este autor
Monografias Direito Administrativo

Qual a real natureza das multas administrativas aplicadas pelo INMETRO/IBAMETRO?

Metrologia Legal - Multas Administrativas

Texto enviado ao JurisWay em 23/07/2018.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

Quem nunca buscou identificar o Selo do INMETRO na hora de comprar um brinquedo para seu filho, ou na compra de um aparelho eletrônico para sua nova casa? São inúmeros os produtos e instrumentos que passam pelo crivo de certificação e verificação do INMETRO.

O Selo do INMETRO está na maioria dos produtos, quem busca comercializar seu produto no mercado nacional, ou internacional e quer associá-lo a qualidade, credibilidade e confiança deve buscar a certificação como forma de agregar valor. No Brasil, o INMETRO é o órgão responsável por sistematizar e conduzir o processo de certificação de produtos, na Bahia - o IBAMETRO é o órgão delegado responsável em exercer essa atividade.

De acordo com a Lei 9.933/99, um dos papeis do órgão é avaliar o atendimento do produto às normas nacionais e internacionais e aos padrões de qualidade, entre outros - até aí, tudo dentro da conformidade, ocorre que o INMETRO tem maximizado seu papel arrecadador, em detrimento de um papel pedagógico, de orientação e instrução da empresa, comércio, indústria e/ou qualquer cidadão que tenha interesse em produzir e comercializar novos e específicos produtos.

Além da certificação, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (IBAMETRO), tem atuado fiscalizando e multando empresas e cidadãos, nos mais diversos produtos e instrumentos, interditando, e/ou apreendendo como: Balança; Bombas de Gasolina; Taxímetro; Brinquedos; Produtos Têxteis; Produtos Eletroeletrônicos; Alimentos; Esfignomanômetro; Colchões, Pneus; Botijões de Gás; Extintores de Incêndio, Cronotacógrafos; Produtos Pré-medidos, e/ou qualquer outro produto/instrumento que esteja em desacordo com as normas técnicas previstas em lei, em especial a Norma Metrológica.

A fiscalização é diversificada e abrangente, de forma que tanto o pequeno comerciante pode ser notificado por sua balança não estar auferida, ou com o selo do INMETRO (ex.: a marca de verificação, indicando o seu prazo de validade), como a grande rede varejista, pode ter seus produtos apreendidos, e após perícia serem reprovados no critério individual, ou da média em suas quantidades. Até o profissional liberal, como o médico, pode ter o seu aparelho de pressão arterial - Esfigmomanômetro digital, ou mecânico reprovado após verificação.

Balanças com problemas poderão acarretar uma multa de três mil reais, ou mais.  Mercadinhos de bairro e Padarias que vendem pães por unidade ao invés de pesarem, podem ser autuadas e multadas entre oitocentos a mil reais. As pequenas empresas na sua maioria pagam as multas sem apresentar defesa, sendo essas as principais vítimas dos fiscais, que sabem dessa complacência.

O autuado pode apresentar defesa do auto de infração, e caso seja aplicada a penalidade, (geralmente é aplicado multa), ele pode recorrer ao CONMETRO, mantida a decisão, se não pagar será negativado nos órgãos de proteção ao crédito, com extração de Certidão de Dívida Ativa - CDA e protestada em cartório. No caso de ser protestado será ajuizada execução fiscal com penhora de valor em conta bancária ou bens na ausência de dinheiro.

O INMETRO/IBAMETRO tem oferecido 30% de desconto nas multas que forem pagas dentro do prazo, como não há critério de valoração, essa nova determinação aumentou e muito a arrecadação, pois o autuado entende que está obtendo um benefício.

Nesta dinâmica, onde procedimentos/ensaios de fiscalização são específicos para cada tipo de produto e instrumento, o caráter preventivo para adequação a legislação metrológica deve prevalecer. Um exemplo de prática preventiva que pode ser introduzida pelo pequeno comerciante em sua rotina, é a simples verificação se a balança de seu estabelecimento esta desnivelada, evitando assim erros na pesagem. No caso das Grandes Redes Atacadistas e Varejistas, um check-list de verificação de produtos na abertura de loja, com verificação das condições do produto, como prazo de validade e peso pode minimizar problemas em relação à verificação de produtos pré-medidos - in natura, ou minimamente processados, que sofrem alteração por secagem natural, condições climáticas e de acondicionamento.

Diante do caráter técnico da norma metrológica, e de sua natureza majoritariamente arrecadatória do órgão, como discorremos, é fundamental que a empresa, comerciante, ou cidadão busque um profissional da área de direito, com expertise na área de METROLOGIA LEGAL, que atue tanto na esfera administrativa, como judicial (inclusive um dos caminhos seria o ajuizamento de AÇÃO ANULATÓRIA DE MULTA OU TAXA), atuando também como consultor, atento as mudanças decorrentes da norma extravagante metrológica, dos aspectos técnicos exigidos, orientando e sugerindo mudanças e soluções de acordo com a realidade de cada empresa/cidadão – papel esse que não tem sido cumprido pelo INMETRO/IBAMETRO.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Ben-eli Dias De Melo).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados