JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Sala dos Doutrinadores - Dicas Jurídicas
Monografias Direito Penal

A expressão "achado não é roubado; quem perdeu, foi relaxado" é juridicamente correta?

Texto enviado ao JurisWay em 25/10/2017.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Costumeiramente, e até mesmo tradicionalmente, a expressão “achado não é roubado; quem perdeu, foi relaxado” é reproduzida pelas pessoas ao acharem determinado objeto, como forma de justificar a aquisição do bem achado, passando a agir como se donas dele fossem.

Questiona-se, pois, se a expressão em perspectiva é juridicamente correta.

Efetivamente, achar determinado bem na rua, por exemplo, não constitui a conduta criminosa de furtar ou roubar, estas presentes, respectivamente, nos artigos 155 e 157 do Código Penal Brasileiro, as quais pressupõem a ação voluntária de subtrair coisa alheia móvel, adicionando-se a ameaça, violência ou redução da capacidade de resistência do possuidor/proprietário do bem na hipótese de roubo.

Entretanto, a conduta revelada pelo dito popular em estudo se amolda perfeitamente a outro tipo penal, previsto no art. 169, parágrafo único, inciso II, do Código Penal, senão vejamos:

Art. 169: Apropriar-se alguém de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força maior.

Pena – detenção, de um mês a um ano, ou multa.

Parágrafo único - Na mesma pena incorre:

[...]

II – quem acha coisa alheia perdida e dela se apropria, total ou parcialmente, deixando de restituí-la ao dono ou legítimo possuidor ou de entregá-la à autoridade competente, dentro do prazo de quinze dias.

Trata-se do crime denominado de "apropriação de coisa achada", incidindo nele quem achar qualquer objeto perdido e não o restituir para o dono, o legitimo possuidor ou a autoridade competente, no prazo de 15 dias, não devendo o bem achado ser confundido com objeto abandonado ou sem dono, sendo a apropriação destes circunstância penalmente atípica.

Portanto, em que pese achar coisa perdida e não devolvê-la não configurar roubo ou furto, fato é que a situação também é ilegal, porquanto configura outro tipo penal.

Além disso, corroborando os preceitos do Código Penal, o Código Civil Brasileiro, entre seus artigos 1.233 e 1.237, prevê um verdadeiro sequenciamento de tratativas para aquele que ache determinada coisa perdida.

Com efeito, o caput do art. 1.233, estabelece que “quem quer que ache coisa alheia perdida há de restituí-la ao dono ou ao legítimo possuidor”. Por seu turno, o parágrafo único do mesmo artigo dispõe que “não conhecendo (o dono ou o possuidor), o descobridor (quem acha a coisa) fará por encontrá-lo, e, se não o encontrar, entregará a coisa achada à autoridade competente”.

A partir da leitura integrada de ambos os dispositivos, entende-se que aquele que ache determinado bem deve procurar restituí-lo ao dono ou possuidor. Na impossibilidade de fazê-lo, deve entregar a coisa achada à autoridade competente.

Convém destacar que o efeito legal que incide sobre descobridor não é tão somente o ônus da entrega da coisa, pois o art. 1.234 da Legislação Substantiva Civil prevê o instituto da recompensa equivalente a, no mínimo, 5% (cinco por cento) do valor do objeto achado e entregue, a ser paga ao descobridor, assim como a indenização pelas despesas que eventualmente este tiver feito para a conservação e o transporte da coisa.

Na determinação do montante recompensatório, dever-se sopesar o esforço que o descobridor empreendeu para devolver o bem, como também a possibilidade que o dono ou o possuidor teriam para encontrá-lo, além da situação econômica das partes envolvidas.

A recompensa e a possível indenização serão pagas pelo proprietário ou pelo possuidor. No entanto, nas situações em que eles não sejam encontrados, a autoridade competente a quem o bem foi entregue dará conhecimento da descoberta na imprensa e outros meios de informação. Decorridos 60 (sessenta) dias da publicação do informe, não aparecendo qualquer daqueles, a coisa será vendida em hasta pública.

Do valor obtido com a alienação em hasta pública, serão deduzidas a recompensa e a eventual indenização a que tem direito o descobridor, revertendo o saldo remanescente para o Município em cuja circunscrição o objeto foi perdido. Além disso, sendo baixo o valor da coisa, a municipalidade pode abandonar a coisa em favor de quem a achou.

Face ao exposto, deve-se entender por equivocada a costumeira expressão “achado não é roubado; quem perdeu, foi relaxado”, uma vez que, caso alguém ache algum bem e decida tomar para si a sua propriedade, estará cometendo tanto um ilícito penal, consistente no crime de apropriação de coisa alheia, quanto um ilícito civil, notadamente em razão da vedação ao enriquecimento sem causa, devendo o descobridor restituir a coisa a quem perdeu ou à autoridade competente, pleiteando a sua recompensa e eventual indenização por conservação e transporte da coisa achada.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Márcio Diassis Farias Gomes Melo).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 

Institucional

O que é JurisWay
Por que JurisWay?
Nossos Colaboradores
Profissionais Classificados
Responsabilidade Social no Brasil



Publicidade

Anuncie Conosco



Entre em Contato

Dúvidas, Críticas e Sugestões



Seções

Cursos Online Gratuitos
Vídeos Selecionados
Provas da OAB
Provas de Concursos
Provas do ENEM
Dicas para Provas e Concursos
Modelos de Documentos
Modelos Comentados
Perguntas e Respostas
Sala dos Doutrinadores
Artigos de Motivação
Notícias dos Tribunais
Notícias de Concursos
JurisClipping
Eu Legislador
Eu Juiz
É Bom Saber
Vocabulário Jurídico
Sala de Imprensa
Defesa do Consumidor
Reflexos Jurídicos
Tribunais
Legislação
Jurisprudência
Sentenças
Súmulas
Direito em Quadrinhos
Indicação de Filmes
Curiosidades da Internet
Documentos Históricos
Fórum
English JurisWay



Áreas Jurídicas

Introdução ao Estudo do Direito
Direito Civil
Direito Penal
Direito Empresarial
Direito de Família
Direito Individual do Trabalho
Direito Coletivo do Trabalho
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Condomínio
Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito do Consumidor
Direito Imobiliário
Direito Previdenciário
Direito Tributário
Locação
Propriedade Intelectual
Responsabilidade Civil
Direito de Trânsito
Direito das Sucessões
Direito Eleitoral
Licitações e Contratos Administrativos
Direito Constitucional
Direito Contratual
Direito Internacional Público
Teoria Econômica do Litígio
Outros



Áreas de Apoio

Desenvolvimento Pessoal
Desenvolvimento Profissional
Língua Portuguesa
Inglês Básico
Inglês Instrumental
Filosofia
Relações com a Imprensa
Técnicas de Estudo


Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados