JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 


Certificado

Os minicursos gratuitos não oferecem certificado.
Para obter um certificado, é preciso se inscrever em um dos Estudos Temáticos.
Os Estudos Temáticos não são gratuitos (saiba mais).
Veja a lista completa dos Estudos Temáticos JurisWay que oferecem Certificado




Dicas JurisWay:


Use o teclado
- Você também pode navegar pelas páginas do curso usando as setas de seu teclado.

- Quando chegar na última página, avance mais uma vez para concluir o curso.



Ajude o JurisWay


Dê uma nota
- Ao final, dê uma nota de 1 a 10 ao curso.
Comente:
- Deixe também um pequeno comentário sobre o conteúdo, dizendo o que mais gostou ou o que não achou legal.
Inclua sugestões
- Aproveite para dar suas sugestões sobre como poderíamos melhorar o conteúdo.

Bons estudos!

JurisWay > Cursos Gratuitos Online > Língua Portuguesa > Tatiane Santana

Literatura 1 - Conceito e gêneros literários

<< Página
 de
 >>
Tamanho da letra: a a a a a


Tatiane Santana
Literatura 1 - Conceito e gêneros literários
Língua Portuguesa


Como todo aluno se pergunta o porquê de se estudar literatura, o objetivo deste curso é exatamente responder essa pergunta e conceituar todos os gêneros literários.


Palavras-chave: literatura literário lírico ode elegia idílio sátira soneto canção acalanto acróstico dramático tragédia comédia farsa auto épico narrativa romance novela conto
Iniciar Curso
1 - Literatura
        1.1 - Por que estudar literatura?
Todo aluno se pergunta o porquê de se estudar literatura e todo professor responde que literatura é uma arte que apresenta material para estudo de diversas ciências. Por meio de um texto literário, é que se consegue perceber as ânsias de um povo em determinada época, muitas de suas características e o modo de enxergar a vida.

São aspectos sociais e históricos que compõem um mundo mágico e encantado recriado pelo autor, sem comprometimento com a realidade.
Diferente de outras ciências, a literatura não possui uma utilidade prática e direta, ao contrário disso, é a marca cultural da sociedade.

Num mundo caótico e violento, em que as pessoas vivem para o trabalho, ter contato com a literatura é encontrar o belo, enxergar na vida um sentido que vai além do funcional, é ver o mundo a partir de uma nova perspectiva.

Quando você lê um conto, uma poesia ou um livro de aventuras, está lendo literatura. Literatura é a arte de escrever e é a ela que nos referimos quando falamos de autores de livros de todos os tempos, de poetas e de aventureiros que um dia escreveram seus relatos.
1.2 - Introdução:
Conceitos de literatura

Dar um conceito exato do que venha a ser literatura ainda é um desafia para os estudiosos do assunto. Vários pensadores, através dos séculos, tentaram dar um significado definitivo para a arte literária. Vejamos:
Literatura é a criação de uma supra-realidade; é a arte que se imita pela palavra.

(Aristóteles, Grécia antiga)
Literatura é a arte e só pode ser encarada como arte, É a arte pela arte.

(Leconte de Lisle, final do século XIX)
A literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade, recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros, e com os quais ela toma o corpo e nova realidade.

(Afrânio Coutinho, 1978)
Depois de incansáveis estudos e árduos debates, alguns pontos são relevantes e até conclusivos a respeito da literatura:
  • A literatura é uma forma artística de representação da realidade;
  • A linguagem escrita é o seu meio de expressão artística;
  • É um tipo de linguagem bastante valorizado pelos círculos intelectualizados, escolas e academias;
  • Os valores que creditamos à literatura são transitivos, ou seja, mudam a cada momento histórico. Se atentarmos bem a este último item, é natural que a expressão literária se dê de acordo com o momento histórico em que está sendo criada.
  • Literatura é a forma de arte que usa a palavra para produzir trabalhos em prosa ou verso. É a forma de expressar por escrito todo o processo histórico-social do momento, com vários efeitos especiais.

    Escritores buscam transmitir no texto sua visão da realidade com muita emoção.

    Uma coisa é escrever como poeta, outra como historiador: o poeta pode contar ou cantar as coisas, não como foram mas como deveriam ter sido, enquanto o historiador deve relatá-las não como deveriam ter sido, mas como foram, sem acrescentar ou subtrair da verdade o que quer que seja.


    (Miguel de Cervantes - Dom Quixote de La Mancha)

    A forma de escrever um texto não possui muitas regras fixas, o autor manipula as palavras para atingir determinado efeito, passar uma idéia, sensação ou sentimento e assim explorar a intelectualidade dos leitores, que podem dar interpretações diferentes, de acordo com sua formação cultural e vivência.
    O escritor, quanto ao conteúdo e estrutura, pode variar o gênero. A maioria dos estudiosos classifica a literatura em três gêneros literários (lírico, épico e dramático), que por sua vez subdividem-se conforme o teor.

    1.3 - Lírico
    Lírico: essa palavra vem do grego "lira", que era um instrumento musical de cordas muito usado durante a Idade Média, quando o poeta-escritor contava ou cantava suas obras ao som desse instrumento.

    Nesse tipo de gênero vigora a exaltação do "eu", na qual o autor fala do amor, da saudade, da morte, da solidão, despertando o lado emocional do leitor.

    Esse gênero manifesta-se por meio da poesia (ou poema) e da prosa.
    Os poemas dividem-se quanto ao teor e estrutura em:

    Ode: poesia de exaltação;
    Elegia: poesia que fala de fatos tristes;
    Idílio: poema sobre temas pastoris;
    Sátira: poesia que ridiculariza características do comportamento humano;
    Soneto: Composição de 14 versos distribuídos em 2 quartetos e 2 tercetos, rica em métrica;
    Canção: pequeno poema, popular e simples, de teor variado;
    Acalanto: canto destinado a embalar o sono;
    Acróstico: suas letras iniciais formam o nome de um lugar ou pessoa.
    1.4 - Dramático
    O gênero dramático consiste na encenação de um texto, escrito em prosa ou verso, em que acontecimentos, comportamentos e/ou conflitos são expostos pelas personagens (atores) ao público, para que se reflita. Os atores representam pessoas comuns ou heróis e seus feitos.
    Nesse gênero encontramos a tragédia, a comédia, a farsa e o auto.

    Tragédia: descreve ações humanas que geram terror, medo ou piedade, levando o espectador a refletir sobre seus próprios atos;

    Comédia: é a criação de um texto crítico que leva o espectador a rir pelo ridículo das ações cometidas pelo homem na sociedade.

    Farsa: é um texto menor do que a comédia, mas muito parecido no seu teor. Um número menor de atores encenam ou caricaturam costumes da sociedade.

    Auto: texto também pequeno, mas de cunho religioso, em que os atores representam entidades simbólicas (a hipocrisia, a virtude, a avareza, etc.) e exaltam os valores religiosos.
    1.5 - Épico
    O gênero épico é constituído por obras em prosa ou verso (a imensa maioria, em prosa), em que o autor narra fatos heróicos, históricos ou os fatos da vida de uma ou mais personagem(s). O núcleo do gênero épico, portanto, é o acontecimento. Neste gênero as personagens estão em local e tempo determinados.
    1.6 - Narrativa
    Na narrativa, o autor pode ser um simples narrador da história, ou um narrador-personagem. Nesse gênero o escritor conta uma história de ficção em que há personagens que atuam em local e tempo determinados.
    As formas de narrativa são romance, novela e conto.

    Romance: texto dotado de complexidade e trama com conflito central, mas que pode ter foco em outros; sua trama desenvolve-se segundo a ênfase dada pelo autor: policial, aventura, de comportamento psicológico ou social etc.

    Novela: narrativa mais curta, centrada ou seriada em um foco apenas.

    Conto: narrativa ainda mais breve que a novela, porém, não seriada e também com apenas um foco.
    Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados

    Tempo gasto : 140,625 milésimos de segundosVeja a lista completa dos Estudos Temáticos JurisWay que oferecem Certificado