Outros artigos do mesmo autor
O adicional de Penosidade Direito do Trabalho
Orientações Jurisprudenciais da Seção de Dissídios Individuais II do TSTDireito do Trabalho
Orientações Jurisprudenciais da Seção Especializada em Dissídios Coletivos do TSTDireito do Trabalho
Dano moral - Valor indenizatórioDireito Civil
Basta! Eu acredito na verdade.... Basta! Eu acredito que possamos mudar...Desenvolvimento Pessoal
Outros artigos da mesma área
Direito ao adicional de insalubridade do policial civil ou militar desde o ingresso no cargo
Processo Administrativo Disciplinar Militar
O PESO DAS MULTAS APLICADAS PELO INMETRO
ÉTICA E PROFISSIONALISMO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Aspectos legais e administrativos dos serviços públicos e operações especiais de polícia
É permitido o fornecedor de energia cortar a luz por falta de pagamento?
A QUESTÃO DO PARENTESCO NAS LICITAÇÕES
DA ISONÔMICA VALORIZAÇÃO DAS PROVAS NO PROCESSO ADMINISTRATIVO BRASILEIRO
Texto enviado ao JurisWay em 19/09/2012.
Indique este texto a seus amigos
Nesse sentido, a doutrina do ilustre Professor Hely Lopes Meirelles:
"Direito líquido e certo é o que se apresenta manifesto na sua existência, delimitado na sua extensão e apto a ser exercitado no momento da impetração. Por outras palavras, o direito invocado, para ser amparável por mandado de segurança há de vir expresso em norma legal e trazer em si todos os requisitos e condições de sua aplicação ao impetrante: se sua existência for duvidosa; se sua extensão ainda não tiver delimitada; se seu exercício depender de situações e fatos ainda indeterminados, não rende ensejo à segurança, embora possa ser defendido por outros meios judiciais.
Quando a lei alude a direito líquido e certo, está exigindo que esse direito se apresente com todos os requisitos para seu reconhecimento e exercício no momento da impetração. Em última análise, direito líquido e certo é direito comprovado de plano. Se depender de comprovação posterior, não é líquido nem certo, para fins de segurança" (in Mandado de Segurança, Ação Popular, Ação Civil Pública, Mandado de Injunção, Habeas Data, 20ª Edição, Ed. Malheiros, São Paulo, págs. 34/35).
Comentários e Opiniões
1) Francisco (12/02/2013 às 20:42:12) ![]() PARABENS ESTE SITE É MARAVILHOSO | |
2) Ana (19/05/2014 às 13:23:08) ![]() Realmente, este site, ajuda demais com o Super Minis Cursos. PERFEITOS. ANA FRANCISCA | |
![]() | Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay. |