JurisWay - Sistema Educacional Online
 
Kit com 30 mil modelos de petições
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Eventos
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 

DELAÇÃO PREMIADA


Autoria:

Anderson Jacome Dos Santos


Oficial de Justiça, graduado em Direito, Especialista em Direito Civil pelo Unesc Colatina-ES e em Direito Tributário pela Universidade Anhanguera

envie um e-mail para este autor

Outros artigos da mesma área

DECLARAÇÃO DO IRPF DE 2013 SERÁ A ÚLTIMA A SER APRESENTADA PELOS CONTRIBUINTES COM APENAS UMA FONTE PAGADORA

REFIS DA CRISE PODERÁ TER NOVO PRAZO PARA ADESÃO

Direito à restituição de valor de ICMS pago a maior em contas de luz/energia

CJF ATUALIZA VALORES DOS PRECATÓRIOS E AS INCONSTITUCIONALIDADES DECLARADAS VIA PLENÁRIO DO STF FARÃO UM REBULIÇO NOS PRECATÓRIOS E RPV'S JÁ QUITADOS.

Fisco estadual: Inscrição ou alteração cadastral de empresas devedoras não podem ser negadas

COMO CONTRIBUIR PARA ENTIDADES BENEFIENTES COM DESTINAÇÃO DE PARTE DO IMPOSTO DE RENDA

DA DEDUTIBILIDADE DOS JUROS PAGOS À EMPRESA SITUADA NO EXTERIOR

É juridicamente possível o ITCMD ser progressivo?

A ATUAÇÃO MUNICIPAL NA REPARTIÇÃO DA RECEITA DE ARRECADAÇÃO DO ICMS ENTRE O ESTADO E OS MUNICÍPIOS

A UNIFICAÇÃO E A INTENSIFICAÇÃO DA FISCALIZAÇÃO FEDERAL

Mais artigos da área...

Resumo:

A Delação Premiada é um instituto ligado ao Direito Penal Tributário, nos crimes de lesa pátria, quando há concurso de pessoas. Ao menos em regra, mas outros diplomas o utilizam (Art. 8º, parágrafo único, Lei 8.072/90). Eu defendo uma extensão maior.

Texto enviado ao JurisWay em 17/06/2012.



Indique este texto a seus amigos indique esta página a um amigo



Quer disponibilizar seu artigo no JurisWay?

 

1.       INTRODUÇÃO

 

Trata o presente de um breve estudo acerca da delação premiada, com o intuito final de juntar elementos que sustentam uma opinião: se é possível estender o benefício para todos os tipos penais.

 

2.       breve estudo do tema delação premiada

 

2.1 Evolução no direito pátrio

 

Segundo a doutrina, o tema remonta às Ordenações Filipinas (1603), e que vigorou até a entrada do Código Criminal de 1830, quando se concluíra que o incentivo à traição colocava em dúvida os conceitos sobre ética (JESUS, 2005); para alguns, incompatível até mesmo com a moralidade pública (FILHO e RASSI, 2007, p. 144), daí a sua exclusão no antigo sistema.

 

Não obstante, com a complexidade da sociedade, as experiências ítala e norte-americana na guerra contra as máfias, ressurgiu a delação premiada como instrumento eficaz de combate às organizações criminosas.

 

Daí que, hoje, cronologicamente são os seguintes diplomas que tratam da delação: 1) a Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/90, art. 8º, parágrafo único) – reintrodução do tema; 2) Lei do Crime Organizado (Lei 9.034/95, art. 6º); 3) Crimes contra o Sistema Financeiro (Lei 7.492/86, art. 25, § 2º – acrescentado pela Lei 9.080/95); 4) a Lei de Crimes Tributários (Lei 8.137/90, art. 16, parágrafo único – acrescentado pela Lei 9.080/95); 5) o Crime de Extorsão mediante Sequestro qualificado pelo concurso de agentes (CP, art. 159, § 4º  com a redação determinada pela Lei 9.269/96); 6) Crime de Lavagem de Capitais (Lei 9.613/98, art. 1º, § 5º) em que se “premia” com o regime inicial aberto; 7) Lei de Proteção a Vítimas e Testemunhas (Lei 9.807/99, arts. 13 e ss.) considerada norma geral; 8) Lei Antitóxicos (Lei 11.343/2006, art. 41) e seu diploma anterior revogado já tratava do tema (Lei 10.409/2002, art. 32, §§ 2º e 3º).

 

2.2 Conceito e principais distinções

 

Por conceito, guiamo-nos pelo ensinamento do Prof. Damásio de Jesus (op. cit.):

 

Delação é a incriminação de terceiro, realizada por um suspeito, investigado, indiciado ou réu, no bojo de seu interrogatório (ou em outro ato). “Delação premiada” configura aquela incentivada pelo legislador, que premia o delator, concedendo-lhe benefícios (redução de pena, perdão judicial, aplicação de regime penitenciário brando etc.)

 

Saliente-se, porém, que há casos em que não se delata terceiros precipuamente, mas se localizam bens, direitos ou valores auferidos pelo crime (Lei 9.613/98 – Lei de Lavagem de Capitais), o que dependerá da análise dos requisitos no caso concreto para sua concessão.

 

Basicamente, segundo a doutrina e a jurisprudência, para o reconhecimento da delação, são necessários dois requisitos principais (sine qua non): 1) participação do agente na trama criminosa; b) revolvimento das provas, tornando efetiva e eficaz a colaboração do agente no deslinde da persecução criminal. Sem isso, o máximo que se chega é na atenuante genérica dos arts. 65, III, “d” e 66, CP (HC 92.922-SP. Rel. Min. Jane Silva. Julgamento: 25/02/2008. DJ: 10/03/2008). Assim, não se adéqua ao criminoso com interesse em delatar seus inimigos, ou mesmo o agente que reconhece o seu crime, pois não há que confundir o instituto em tela, respectivamente, nem com o famigerado plea bargaining do direito norte-americano ou com a confissão espontânea. Nesse último, porém, abrirei parênteses na conclusão.

 

Obviamente, quando houver vítima ou recuperação de ativos, conforme a norma geral da Lei 9.807/99, o julgador irá considerar na análise dos requisitos. Aliás, o juiz deverá, pois a jurisprudência determina que o juiz motive a concessão ou não do benefício, e, concedendo, a dosimetria – 1/3 a 2/3 de redução, perdão, regime mais brando etc. – deverá seguir as regras dos arts. 5º, XLVI e 93, IX, CF, e art. 59, CP.

 

Esse sistema, embora exista para o enfrentamento dos ilícitos de maior lesividade social e de repercussão geral, a doutrina não o aceita com “bons olhos”. Entre as várias críticas que a doutrina faz, destaca-se: 1) a contradição do art. 61, II, “c”, 1ª figura, CP; e 2) a proporção da pena usada para punir o agente em relação a seu crime. No primeiro caso, a palavra traição é usada para agravar a pena, enquanto que a delação é uma traição premiada. No segundo caso, embora no mesmo crime, é desproporcional a pena do agente traidor (se apenado) e do agente traído.

 

Todavia, é importante lembrar que a “traição” do Código Penal está num contexto que evidencia uma ação criminosa punida com maior gravidade, enquanto a traição da delação se baseia na ideia do arrependimento, portanto com atos volitivos distintos. E a regra referente à proporção da pena deve ser vista tanto em relação ao crime quanto em relação ao agente, pois o juiz individualizará a pena segundo os ditames dos arts. 5º, XLVI e 93, IX, CF, e art. 59, CP entre outros, o que torna perfeitamente aplicável o instituto da delação premiada.

 

3.       CONCLUSÃO

 

É por tais razões que opino favoravelmente à possibilidade de utilização do instituto da delação premiada para outros crimes, desde que observado a Lei 9.807/99.

 

Assim, desde que o agente delator seja co-participante do crime e haja o revolvimento da sua atuação à obtenção das provas e à elucidação do iter criminis, é possível estender aos tipos penais que guardam tais características (concurso de agentes, vale dizer).

 

Não obstante, quando houver vítimas em perigo de vida, não sendo caso de concurso, e o agente detém sozinho a trama criminosa, vejo necessário considerar também a delação para o caso de descoberta do cativeiro, uma vez que o bem vida se justifica. Porém, uma vez dada a delação, essa deverá ser mantida, sob pena de deslealdade do Estado-Juiz (HC 99.736, Rel. Min. Ayres Brito. Julgamento: 27/04/2010. STF 1ª Turma. DJe: 21/05/2010).

 

Tal possibilidade vejo importante destacar porque senão seríamos um país mesquinho, já que há a possibilidade de não delatar terceiros, mas recuperar ativos, para receber a benesse da delação (Lei de Lavagem de Capitais). Preferir-se-ia o dinheiro à vida? Claro que não. Mas é óbvio que a delação exigirá do julgador uma sensibilidade para analisar todo o contexto do crime, dos agentes e dos bens jurídicos atingidos, além de toda a técnica.

 

Saliente-se, porém, que a minha posição favorável não se situa tão somente ao princípio da verdade processual ou auxílio às investigações contra a sofisticação da criminalidade, mas que o instituto seja utilizado para defender, nesta ordem, a vida, a liberdade, o patrimônio e, claro, o erário (Art. 5º, caput, CF).

 

4.       REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

FILHO, Vicente Greco. RASSI, João Daniel. Lei de Drogas anotada. Lei 11.343/2006. 1 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2007.

 

JESUS, Damásio de. Estágio atual da “delação premiada” no Direito Penal brasileiro. Boletim Jurídico, Uberaba/MG, a. 4, no 152. Disponível em: http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=908 Acesso em: 23 fev. 2012.

 

MIRABETE, Julio Fabbrini. FABBRINI, Renato N. Código Penal Interpretado. 7 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2011.

 

Importante:
1 - Conforme lei 9.610/98, que dispõe sobre direitos autorais, a reprodução parcial ou integral desta obra sem autorização prévia e expressa do autor constitui ofensa aos seus direitos autorais (art. 29). Em caso de interesse, use o link localizado na parte superior direita da página para entrar em contato com o autor do texto.
2 - Entretanto, de acordo com a lei 9.610/98, art. 46, não constitui ofensa aos direitos autorais a citação de passagens da obra para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor (Anderson Jacome Dos Santos) e a fonte www.jurisway.org.br.
3 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, ideias e conceitos de seus autores.

Nenhum comentário cadastrado.



Somente usuários cadastrados podem avaliar o conteúdo do JurisWay.

Para comentar este artigo, entre com seu e-mail e senha abaixo ou faço o cadastro no site.

Já sou cadastrado no JurisWay





Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Não sou cadastrado no JurisWay




 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados